.

.

13/11/13

Alphataurus - Alphataurus (1973) Japan SHM-CD 2010



La mente vola

Um dos mais incríveis tesouros de muitos lançados na Itália durante os anos 70. Alphataurus oriunda de Milão, foi uma banda muito talentosa e obscura. Trata-se de um grande trabalho, tão bem construído que parece improvável que tenha sido realizado por músicos desconhecidos.

A musicalidade varia entre um potente heavy prog e passagens melódicas muito cativantes. Eles combinam arranjos variados desde os mais complexos aos mais clássicos do gênero sinfônico italiano. A singularidade da banda é demonstrada também pela caprichosa arte da capa. Foi desenhada por Adriano Marangoni. Um pombo com um ramo de oliveira em seu bico (tradicionalmente um símbolo da paz), jogando bombas sobre um mundo fantástico. Talvez um planeta extraterrestre... No horizonte, uma explosão nuclear impressiona. O lado interno contém uma grande foto dos membros da banda, que parecem assistir com curiosidade o que está acontecendo com esse mundo paralelo.


"Peccato D'Orgoglio" (pecado da arrogância) é um excelente épico de 12,25 minutos de duração. A introdução é mais escura. Uma espécie de presságio ou profecia sobre o que está para acontecer... Menção especial para os vocais de Michele Bavaro, dentre os melhores da escola italiana. Há também grande participação da guitarra. Os teclados, apesar de ter importância proeminente como sempre acontece no cenário prog italiano, não são tão "ditatoriais", como costumam ser.

Essas peculiaridades são evidentes na segunda faixa "Dopo L'Uragano" (Após o furacão). Outra obra de qualidade, triste e escura (afinal retrata a guerra), o que parece ser a marca registrada do Alphataurus: "À luz do sol, as sombras, o furacão é apenas passado. Volto para minha cidade, sozinho e com dor. Eu não vejo o meu povo, as estradas estão desertas, eu olho ao meu redor e vejo que a vida se esvai ..."

A instrumental "Croma" é, sem dúvida, o trabalho mais original e progressivo no álbum. Muitas mudanças de humor e de tempos, teclados fortes e poderosos.

"La Mente Vola" (vôo da mente) é outro épico, sendo inevitável, ela vai atrair sua atenção. Sua introdução é uma das mais belas e impressionantes do prog italiano, eu creio que se possa afirmar do prog em geral. A seção e a estrutura rítmica da canção, não passará desapercebido de nenhum fã do gênero, com certeza. Um arranjo muito moderno e bem executado. Os vocais são maravilhosos e poéticos - sobre o homem que compreende a importância de orar à Deus: "... lá em cima existe alguém ...", Carisma impressionante. O maior destaque do álbum.

"Ombra Muta" (Sombra Mutante): Estrutura fina e melódica, guitarra e teclados cativantes. Com o tempero escuro habitual.

No todo, Alphataurus, sem dúvida, é uma verdadeira obra-prima italiana. Em minha opinião, sem exagero, um álbum top ten dentre os melhores de toda a safra italiana do cenário progressivo na década de 70.

Infelizmente o grupo se dissolve durante as gravações do segundo disco devido a "uma série de eventos pessoais" em 1973, ainda assim o material (todo instrumental), foi lançado em 1992 intitulado "Dietro l'uragano", pela Mellow Records.

No ano de 2009, Guido Wassermann e Pietro Pellegrini, decidiram que era o momento de voltar à cena. O baterista Giorgio Santandrea também voltou à banda, e em novembro de 2010 eles anunciaram oficialmente a reunião, após mais de 30 anos de ausência, se apresentando no Progvention 2010, em Milan. A formação, que inclui o cantor Claudio Falcone, o tecladista Andrea Guizzetti e o baixista Fabio Rigamonti, permaneceu também para alguns concertos em 2011. Um álbum ao vivo "Live In Bloom" foi lançado em março de 2012, mas antes do final de 2011 Giorgio Santandrea deixou a banda, sendo substituído na bateria por Alessandro "Pacho" Rossi. Seu segundo álbum de estúdio "AttosecondO" foi lançado em setembro de 2012, incluindo temas revistos a partir do segundo álbum incompleto, bem como novas músicas. 

Com o retorno as atividades houve maior evidência para este álbum de 1973, que mais uma vez recebeu ótimas críticas, consequentemente novas edições, e com vendagem muito superior à época de seu lançamento original. Boa audição!


Peccato d´orgoglio



Alphataurus
Alphataurus (1973)
Japan LTD Mini LP SHM-CD 
BELLE-101744 (2010)







Tracks:
1. Le chamadere(Peccato d´orgoglio) (12:18)
2. Dopo L´uragano (4:48)
3. Croma (3:14)
4. La mente vola (9:21)
5. Ombra Muta (9:48)


Ombra Muta

Line-up:

Michele Bavaro (vocals)
Pietro Pellegrini (keyboards, vibes)
Guido Wassermann (guitar)
Alfonso Oliva (bass)
Giorgio Santandrea (drums)



Croma

Mp3 - 320 Kbps - 48 kHz
mediafire - (96,87 MB)
FLAC
mediafire.pt1 - (183,34 MB)
mediafire.pt2 - (70,51 MB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *