.

.

24/03/16

Inspirado em Pink Floyd e Mágico de OZ, grupo Sonhus Teatro Ritual celebra 20 anos (vídeo)


O Grupo goiano Sonhus Teatro Ritual completa duas décadas de existência em 2016. A celebração vai ser no Teatro Goiânia nos dias 25, 26 e 27 de março apresentando ao público da capital seu espetáculo “Q.Q.ISS?! As Aventuras de Pendú e Camí – Do Outro Lado da Lua e do Arco Íris” — o nome vem do modo goiano de perguntar o que significam as coisas.

O grupo encara os 20 anos que completam como um “ato de resistência” no cenário cultural goiano. “Acreditamos no poder transformador da arte. Temos compromisso com as escolhas que fizemos para nossas vidas e como isso reverbera para as outras pessoas tocadas e sensibilizadas pela arte”, afirma Nando Rocha, um dos membros do grupo.

Inspirado nas obras de Pink Floyd e no filme O Mágico de OZ, de L.Frank Baum, o espetáculo é uma aventura cômico-visual com bases na linguagem das artes do palhaço e da mímica, misturando diversos estilos de mímica, como a pantomima e a mímica corporal dramática associada a outras técnicas que contribuem para a narrativa com o teatro de bonecos, de animação e de máscaras.

Na busca da relação entre o palhaço e o espantalho, os atores descobriram um fértil terreno a partir da observação de toda uma coleção de espantalhos pintada por Cândido Portinari, poemas de Mário Quintana e textos de alguns estudiosos sobre o tema.

Do Lyceu para o mundo

Foi no Colégio Lyceu onde tudo começou. Desde 1996 o grupo Sonhus Teatro Ritual compõe a cena artística de Goiânia, criando espetáculos, promovendo intercâmbios, realizando trabalhos sociais de formação e eventos de aperfeiçoamento.

Ao longo destes 20 anos foram 25 espetáculos criados, 12 cenas curtas e 3 shows musicais. Promoveram 9 edições do festival e projeto de intercâmbio artístico Encontro de Atores Criadores e tem 3 livros no forno prontos para serem publicados ainda esse ano. Percorreram mais de 30 cidades brasileiras, além de países como Argentina, Colômbia, Alemanha, Espanha, EUA, Itália, Japão e Portugal.

Atualmente o grupo é formado pelos atores-pesquisadores Nando Rocha, Pablo Angelino, Jô de Oliveira e Lorrana Flores.

Sobre o espetáculo

Os espantalhos vivem suas aventuras e descobertas embalados pela trilha do álbum The Dark Side of The Moon, obra prima do grupo britânico Pink Floyd, que fala sobre as pressões da vida, como tempo, dinheiro, loucura e morte.

O espetáculo faz referência ao fenômeno conhecido por The Dark Side of The Rainbow, efeito de origem misteriosa, com forte presença na cultura popular mundial desde 1994, que consiste na reprodução simultânea do álbum do Pink Floyd com o filme O Mágico de Oz de 1939, revelando diversos momentos em que uma obra corresponde a outra, seja por parte das letras das músicas ou pela sincronia audiovisual.

Na história, os espantalhos, Pendú e Camí enfrentam situações inusitadas para abordar a curiosidade que move a humanidade e que leva o homem a se deslocar no universo em busca de aventuras.

Sinopse

Pendú é um espantalho que está preso em sua rotina de trabalho: cuidar da plantação. Dias, anos, talvez séculos podem ter se passado sem que ele se movesse. Num inusitado dia, ele conhece Camí, um espantalho andarilho que fugiu de sua roça para percorrer o mundo.

Curiosos com as possibilidades de mover as pernas Pendu e Camí partem juntos se aventurando em uma incrível jornada em busca do desconhecido.

Amor, solidão, amizade, trabalho, sonhos e sobrevivência são sentimentos que aos poucos se revelam para os personagens nas trilhas que seguem por escolha própria, ou nos caminhos em que são colocados pela força da natureza.

Q.Q.ISs!?

Participou da Mostra Internacional de Mímica em São Paulo em 2012; Festival Goiânia em Cena 2012 (no qual foi vencedor do Prêmio de Melhor espetáculo daquele ano). Festival Internacional de Mímica de Brasília em 2013; Mostra Nacional de Teatro de Porangatu (Tenpo) em 2012; Festival Internacional Mimame em Medellín, Colômbia em 2012.

Foi convidado para o projeto de ocupação Grandes Minorias no Teatro Glauce Rocha no Rio de Janeiro em 2015, além de temporadas em Goiânia no Teatro Goiânia, Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, Espaço Sonhus e Teatro SESI.
  • Confira na íntegra espetáculo apresentado em 2014

Q.Q.ISS!? AS AVENTURAS DE PENDÚ E CAMÍ - DO OUTRO LADO DA LUA E DO ARCO-ÍRIS 


Serviço
Apresentação do espetáculo Q.Q.ISS?! As Aventuras de Pendú e Camí – Do Outro Lado da Lua e do Arco Íris – Sonhus Teatro Ritual
Datas: 25, 26 e 27 de março
Horário: 20 horas
Local: Teatro Goiânia
Ingressos: R$20 inteira e R$10 meia

(As informações são da assessoria de imprensa do Sonhus Teatro Ritual)

Por Alexandre Parrode, Jornal Opção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *