Memória Campeã: Há quase 40 anos Pink Floyd virou um time de futebol
Um dos grupos de rock mais famosos do mundo demonstrou sua paixão pelo esporte em capa de álbum, em 1974
A escalação da equipe conta com os integrantes da banda – Roger Waters como goleiro, David Gilmour, agachado à esquerda, Nick Mason, agachado à direita, e Rick Wright, no centro, que segura a bola na foto –, além de outros jogadores que completam o 11 inicial da equipe do Pink Floyd FC. (Blog da redação - FoxSports)
O Pink Floyd é uma das bandas de rock mais famosas e influentes do mundo, tendo relevância em diversos trabalhos de outros artistas do ramo. Surgido na Inglaterra em 1965, o grupo atingiu seu maior sucesso com as obras “The Dark Side of the Moon”, de 1973, e “The Wall”, de 1979. Em janeiro de 1974, porém, a banda lançou a coletânea “A Nice Pair”, que resgata os dois primeiros trabalhos do Pink Floyd: “The Piper at the Gates of Dawn” e “A Saucerful of Secrets”.
Em sua capa, o álbum traz diversas imagens com diferentes conceitos – entre elas, a de um time de futebol composto pelos integrantes do grupo: trata-se do Pink Floyd Football Club.
A banda Pink Floyd se tornou um time de futebol, há 40 anos atrás
A escalação da equipe conta com os integrantes da banda – Roger Waters como goleiro, David Gilmour, agachado à esquerda, Nick Mason, agachado à direita, e Rick Wright, no centro, que segura a bola na foto –, além de outros jogadores que completam o 11 inicial da equipe do Pink Floyd FC. (Blog da redação - FoxSports)
Ainda sobre o tema:
A equipe de futebol do Pink Floyd
Em dezembro de 1973, A EMI reeditou os dois primeiros álbuns do grupo, "The Piper at the Gates of Dawn" e "A Saucerful of Secrets", sob a denominação "A Nice Pair". Com várias fotos na capa, uma delas era para ser do pugilista Floyd Patterson, mas o atleta exigiu 5.000 dólares.
Da esquerda para a direita, de pé: Em terceiro, Roger Waters, no extremo da fila, Steve O’Rourke. Em baixo: Nick Mason, em primeiro, o terceiro é Richard Wright, seguindo-se Storm Thorgerson e David Gilmour.
Assim, a foto foi substituída por outra, mostrando a Equipe de Futebol Pink Floyd, onde jogavam os quatro (Richard Wright, Roger Waters, David Gilmour e Nick Mason), bem como Storm Thorgerson do duo Hipgnosis (que criava as capas do grupo), o responsável pela iluminação Arthur Max, e o roadie dos Floyd, Steve O’Rourke.
Nesta foto em particular, a equipe contempla a sua recente derrota por 4-0 contra os North London Marxists… "David Gilmour" recordar-se-ia de uma derrota particularmente terrível frente à mesma equipe, onde o guitarrista quase mordeu parte da língua.
"Gilmour", "Mason", "Waters" e "Wright" planejando a tática
Todos olhando para "Richard" na esperança do 'craque' resolver...
Todos olhando para "Richard" na esperança do 'craque' resolver...
Não há muitas informações sobre o exito da equipe. Dai a opção pelos palcos ao invés de campos de futebol…
De pé, esquerda para a direita: "Nick Mason" e "Roger Waters", o sexto é "David Gilmour"
e, no extremo, "Richard Wright". Em baixo, as fanáticas torcedoras com o
uniforme do P.F.F.C. (Pink Floyd Football Club). (Na quarta da fila, Ginger Gilmour.)
Aliás, o itinerário da digressão de "Wish You Were Here", no mesmo ano, foi planejado de acordo com o calendário futebolístico, pelo que o grupo assistia a jogos do campeonato inglês durante a tarde e, à noite, tocava.
Algumas fotos de um jogo, em destaque, "Richard Wright",
que segundo opiniões da época, o "craque" do time...
"Rogers Waters" e "David Gilmour" tiveram muitos 'desentendimentos', mas, a nível futebolístico, entendiam-se muito bem. "David" sempre foi um “Gooner”, (Gooner é o apelido derivado de "Gunners", torcedores do Arsenal, que coincide com a paixão de "Waters" pelo mesmo clube desde a infância.
Waters relata que, entre 1968 e 1975, ia a todos os jogos que o Arsenal realizava em casa. Isso chegou a interferir na gravação do álbum “The Dark Side Of The Moon”, a grande obra-prima do Pink Floyd. “Eu literalmente sonhava em jogar no Arsenal naqueles dias”, afirma o músico. A paixão de Waters pelo futebol pode ser percebida em uma passagem da música “Money”: “Think I'll buy me a football team” (Acho que comprarei um time de futebol para mim). Na mesma época o Pink Floyd tinha seu próprio time.
Vestiário improvisado: Waters e Gilmour de pé,
à esquerda, e Wright sentado, fumando.
Em Meddle (1971), a canção "Fearless" termina com 30 segundos de uma multidão de fãs do Liverpool cantando "You’ll Never Walk Alone", tema de Rodgers & Hammerstein gravado no Kop do Estádio Anfield – os adeptos do clube fizeram do tema o seu hino durante muitos anos.
Uma equipe que não fez história nos campos,
mas que ficou para a História nos palcos.
A canção tornou-se popular entre os adeptos depois dos Gerry & the Pacemakers alcançarem o número um do top com a sua versão. Alguns fãs não perceberam a opção, até por se conhecer o fervoroso apoio de "Roger Waters" ao Arsenal. O título «Fearless» provém do futebol; em termo popular, significa “extraordinário”, e era um termo normalmente usado pela equipe do "Pink Floyd" em digressão.
Animação usando elementos da capa
"A Nice Pair" é uma compilação de "Pink Floyd". O álbum consiste em "The piper at the gates of dawn" e "A saucerful of secrets" juntos num só álbum. Na versão americana, a música original "A saucerful of secrets" foi substituída pela versão ao vivo de "Ummagumma". "A nice pair" atingiu o a posição 36 de álbuns mais vendidos nos Estados Unidos, sendo galardoado com disco de ouro pela RIAA em Março de 1994.
A arte, feita pela Hipgnosis é uma coletânea de outros trabalhos de criação que não tinham sido aproveitados. A capa é dividida em nove quadrados, cada qual com uma menção a uma frase ou dito popular. Boa audição!
Disco 1 - The piper at the gates of dawn
- Astronomy Domine
- Lucifer Sam
- Matilda Mother
- Flaming
- Pow R. Toc H.
- Take Up Thy Stethoscope and Walk
- Interstellar Overdrive
- The Gnome
- Chapter 24
- Scarecrow
- Bike
Disco 2 - A saucerful of secrets
- Let There Be More Light
- Remember A Day
- Set The Controls For The Heart Of The Sun
- Corporal Clegg
- A Saucerful of Secrets (Ummagumma version - live)
- See-Saw
- Jugband Blues
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!