.

.

18/01/2013

Fox Sports - Há quase 40 anos Pink Floyd virou um time de futebol & A Nice Pair


PINK FLOYD F.C
Memória Campeã: Há quase 40 anos Pink Floyd virou um time de futebol

Um dos grupos de rock mais famosos do mundo demonstrou sua paixão pelo esporte em capa de álbum, em 1974

O Pink Floyd é uma das bandas de rock mais famosas e influentes do mundo, tendo relevância em diversos trabalhos de outros artistas do ramo. Surgido na Inglaterra em 1965, o grupo atingiu seu maior sucesso com as obras “The Dark Side of the Moon”, de 1973, e “The Wall”, de 1979. Em janeiro de 1974, porém, a banda lançou a coletânea “A Nice Pair”, que resgata os dois primeiros trabalhos do Pink Floyd: “The Piper at the Gates of Dawn” e “A Saucerful of Secrets”.

Em sua capa, o álbum traz diversas imagens com diferentes conceitos – entre elas, a de um time de futebol composto pelos integrantes do grupo: trata-se do Pink Floyd Football Club.

A banda Pink Floyd se tornou um time de futebol, há 40 anos atrás 

A escalação da equipe conta com os integrantes da banda – Roger Waters como goleiro, David Gilmour, agachado à esquerda, Nick Mason, agachado à direita, e Rick Wright, no centro, que segura a bola na foto –, além de outros jogadores que completam o 11 inicial da equipe do Pink Floyd FC. (Blog da redação - FoxSports)

Ainda sobre o tema:

A equipe de futebol do Pink Floyd

Em dezembro de 1973, A EMI reeditou os dois primeiros álbuns do grupo, "The Piper at the Gates of Dawn" e "A Saucerful of Secrets", sob a denominação "A Nice Pair". Com várias fotos na capa,  uma delas era para ser do pugilista Floyd Patterson, mas o atleta exigiu 5.000 dólares.

Pink Floyd - A Nice Pair

Da esquerda para a direita, de pé: Em terceiro, Roger Waters, no extremo da fila, Steve O’Rourke. Em baixo: Nick Mason, em primeiro, o terceiro é Richard Wright, seguindo-se Storm Thorgerson e David Gilmour.

Assim, a foto foi substituída por outra, mostrando a Equipe de Futebol Pink Floyd, onde jogavam os quatro (Richard Wright, Roger Waters, David Gilmour e Nick Mason), bem como Storm Thorgerson do duo Hipgnosis (que criava as capas do grupo), o responsável pela iluminação Arthur Max, e o roadie dos Floyd, Steve O’Rourke.

Nesta foto em particular, a equipe contempla a sua recente derrota por 4-0 contra os North London Marxists… "David Gilmour" recordar-se-ia de uma derrota particularmente terrível frente à mesma equipe, onde o guitarrista quase mordeu parte da língua.

"Gilmour", "Mason", "Waters" e "Wright" planejando a tática
Todos olhando para "Richard" na esperança do 'craque' resolver...

Não há muitas informações sobre o exito da equipe. Dai a opção pelos palcos ao invés de campos de futebol…

Com as esposas e namoradas participando ativamente como "cheerleaders", a equipe do Pink Floyd também jogou na França, durante a sua turnê pelo país, em 1974, inclusive um confronto com uma equipe composta por funcionários franceses da Harvest Records.

 De pé, esquerda para a direita: "Nick Mason" e "Roger Waters", o sexto é "David Gilmour"
e, no extremo, "Richard Wright". Em baixo, as fanáticas torcedoras com o
uniforme do P.F.F.C. (Pink Floyd Football Club). (Na quarta da fila, Ginger Gilmour.)

Aliás, o itinerário da digressão de "Wish You Were Here", no mesmo ano, foi planejado de acordo com o calendário futebolístico, pelo que o grupo assistia a jogos do campeonato inglês durante a tarde e, à noite, tocava.


Algumas fotos de um jogo, em destaque, "Richard Wright", 
que segundo opiniões da época, o "craque" do time...

"Rogers Waters" e "David Gilmour" tiveram muitos 'desentendimentos', mas, a nível futebolístico, entendiam-se muito bem. "David" sempre foi um “Gooner”, (Gooner é o apelido derivado de "Gunners", torcedores do Arsenal, que coincide com a paixão de "Waters" pelo mesmo clube desde a infância.

Waters relata que, entre 1968 e 1975, ia a todos os jogos que o Arsenal realizava em casa. Isso chegou a interferir na gravação do álbum “The Dark Side Of The Moon”, a grande obra-prima do Pink Floyd. “Eu literalmente sonhava em jogar no Arsenal naqueles dias”, afirma o músico. A paixão de Waters pelo futebol pode ser percebida em uma passagem da música “Money”: “Think I'll buy me a football team” (Acho que comprarei um time de futebol para mim). Na mesma época o Pink Floyd tinha seu próprio time.


Vestiário improvisado: Waters e Gilmour de pé, 
à esquerda, e Wright sentado, fumando.

Em Meddle (1971), a canção "Fearless" termina com 30 segundos de uma multidão de fãs do Liverpool cantando "You’ll Never Walk Alone", tema de Rodgers & Hammerstein gravado no Kop do Estádio Anfield – os adeptos do clube fizeram do tema o seu hino durante muitos anos.


Uma equipe que não fez história nos campos, 
mas que ficou para a História nos palcos.

A canção tornou-se popular entre os adeptos depois dos Gerry & the Pacemakers alcançarem o número um do top com a sua versão. Alguns fãs não perceberam a opção, até por se conhecer o fervoroso apoio de "Roger Waters" ao Arsenal. O título «Fearless» provém do futebol; em termo popular, significa “extraordinário”, e era um termo normalmente usado pela equipe do "Pink Floyd" em digressão.


Pink Floyd
 A Nice Pair



Animação usando elementos da capa


"A Nice Pair" é uma compilação de "Pink Floyd". O álbum consiste em "The piper at the gates of dawn" e "A saucerful of secrets" juntos num só álbum. Na versão americana, a música original "A saucerful of secrets" foi substituída pela versão ao vivo de "Ummagumma". "A nice pair" atingiu o a posição 36 de álbuns mais vendidos nos Estados Unidos, sendo galardoado com disco de ouro pela RIAA em Março de 1994.

A arte, feita pela Hipgnosis é uma coletânea de outros trabalhos de criação que não tinham sido aproveitados. A capa é dividida em nove quadrados, cada qual com uma menção a uma frase ou dito popular. Boa audição!


Disco 1 - The piper at the gates of dawn
  1. Astronomy Domine
  2. Lucifer Sam
  3. Matilda Mother
  4. Flaming
  5. Pow R. Toc H.
  6. Take Up Thy Stethoscope and Walk
  7. Interstellar Overdrive
  8. The Gnome
  9. Chapter 24
  10. Scarecrow
  11. Bike
Disco 2 - A saucerful of secrets
  1. Let There Be More Light
  2. Remember A Day
  3. Set The Controls For The Heart Of The Sun
  4. Corporal Clegg
  5. A Saucerful of Secrets (Ummagumma version - live)
  6. See-Saw
  7. Jugband Blues


uploading (153,30 MB / 320 Kbps)
multiupload (153,30 MB / 320 Kbps)
uloz.to (153,30 MB / 320 Kbps)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *