Um pouco de história: o festival foi organizado pela Actuel. publicação de mesmo nome (que, sob editoria diferente, tornou-se um dos principais motores da contracultura francesa no início e meados da década de 70), em colaboração com o rótulo BYG no princípio. Inicialmente ele estava previsto acontecer nos arredores de Paris, mas as autoridades francesas proibiram. A estrutura foi finalmente concebida a poucos quilômetros da fronteira francesa, em solo belga. Aconteceu em 5 noites, entretendo uma platéia de 15-20.000 pessoas em uma mistura única de pop progressivo, free jazz e música contemporânea.Frank Zappa esteve presente durante o festival (Os primeiros quatro dias, ao que parece). Em primeiro lugar, como "road manager" de Captain Beefheart, em segundo, como M.C., auxiliando Pierre Lattes, famoso apresentador rádio/TV da época (E editor de música pop para a revista Actuel). Nesta última tarefa teve dificuldades devido ao conhecimento muito limitado de Zappa no francês, idioma predominante entre o público, que em si não pareciam compreender muito Inglês. Em vista disso, Zappa abandonou seu posto como M.C. trabalho de guitarristas convidados ocasionais..Foi comentado na época, que além de seu desempenho com Captain Beefheart,Zappa, teve participações com todas as bandas presentes. Filmes, dirigidos por Jerome Laperrousaz Roy e Jean-Noel, sairam em 1970, mas foram imediatamente banidos por causa de acusações de diversas bandas (principalmente Pink Floyd), cuja permissão não tinha sido tratada corretamente. A performance de Zappa com Captain Beefheart é incluída em um deles, e desde então o áudio do filme (ao contrário do filme em si) está em circulação, possivelmente em melhor qualidade de som do que se poderia prever.O paradeiro das fitas master sobre o festival, se existir alguma, são desconhecidos. O que estão circulando são gravações, ou a trilha sonora do filme, ou provenientes de transmissões de rádio (na RTL Luxemburgo e RTBF da Bélgica). A fonte utilizada aqui é uma gravação feita pelo público jovem francês utilizando um gravador antiquado e amador. As fitas originais foram recentemente disponibilizadas, mas, mesmo assim, a qualidade do som é bastante pobre. Ainda assim, parece ser a única fonte disponível neste momento, de modo que terá que atender por hora, imagine-se ouvindo um show histórico, imperdível num radinho a pilha.O grande destaque, fica por conta de Frank Zappa com Pink Floyd, numa longa Jam session de "Interstellar Overdrive". Este é um registro sem precedentes de uma histórica apresentação.
Side 1
01. Astronomy Domine02. Green Is The Colour
03. Careful With That Axe, Eugene
Side 2
04. Tuning Up With Frank Zappa
05. Interstellar Overdrive
David Gilmour - guitar & vocals
Richard Wright - organ
Roger Waters - bass & vocals
Nick Mason - drums
Frank Zappa - guitar (4 & 5)
(Note: I understand FZ jammed with some of the free jazz players. Sadly the taper was into rock, not jazz, and didn't bother recording any of the jazz acts.)
LP rip
SQ: VERY GOOD
COMMENTS: NEW GERMAN BOOTLEG WITH DELUXE COLOUR COVER. PRESSED ON BLACK AND COLOUR VINYL. FRANK ZAPPA PLAYS ON INTERSTELLAR OVERDRIVE.
RARITY RATING: *
SOURCE: MONT DE L'ENCLUS, AMOUGIES, BELGIUM (AMOUGIES POP & JAZZ FESTIVAL) 25.10.69 .
Good Discussion about this concert @ http://www.zappateers.com/
Frank Zappa Meets the floyds – Amougies Actuel Festival Belgium 1969
Pink_Floyd_-_Pink_Floyd_Meets_Frank_Zappa
68 min MP3 @ 192kbps
68 min MP3 @ 192kbps
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!