.

.

25/10/2014

Pink Floyd: Electric Factory - Philadelphia, 1970 (Siréne-241)




Set The Controls For The Heart Of The Sun

Um excelente concerto realizado na Filadélfia dia 26 de setembro de 1970, no estado da Pensilvânia (não na Califórnia, como consta na arte), foi o primeiro show do Pink Floyd em sua quarta turnê nos EUA, e a segunda apresentação naquele ano. O desempenho é fenomenal, talvez a melhor performance vocal de Gilmour. Alguns dizem que a esta altura sua fase ainda psicodélica era mais espacial, indo além dos arranjos de "Ummagumma", devido à proeminência da guitarra de Gilmour, resultando em um som mais muscular. Há também uma boa dose de experimentalismo nas canções.

O set list é mais curto do que o normal para esta época, já que "Atom Heart Mother" e "Embryo", duas inclusões regulares, não aparecem, (embora o mais provável seja falha de gravação). Um dos destaques, "Cymbaline" soa muito mais pesada do que o seu homólogo em estúdio. Outra que chama a atenção, "A Saucerful Of Secrets" com vinte minutos de duração, é seguramente uma das melhores versões ao vivo disponíveis de que se têm registro, e sua gravação captura com detalhes as sutilezas dinâmicas da peça. Aqui temos uma versão perfeita de "Interstellar Overdrive", seguido por uma gloriosa interpretação da canção "Fat Old Sun" com quinze minutos de puro deleite. De fato, este espetáculo merece ser reconhecido como um grande marco da banda, e vale ressaltar o desempenho do sempre genial Richard Wright, de importância singular para o feito.

Este registro surgiu pela primeira vez em 2000, e tornou-se rapidamente uma das fitas mais populares liberadas em bootleg no período, (para quem desconhece bootleg, é a gravação em áudio ou vídeo de uma performance não foi oficialmente lançada pelo artista, diferente de pirataria, onde uma obra oficial é clonada e vendida no mercado alternativo). Esta fita é oriunda de um gravador de rolo (reel-to-reel), também conhecido como gravador de bobina, ou Open reel (carretel aberto), o qual produziu talvez a melhor fita do Pink Floyd no período. Quem como eu, conheceu este período de fitas cassete, sabe que para a época um gravador de rolo era a melhor ferramenta para alta definição que pessoas normalmente poderiam dispor. Como por exemplo o vinil, que mesmo hoje em dia é a melhor alternativa para dispor de uma gravação de alta fidelidade. 

"Set The Controls For The Heart Of The Sun" é a última música, e termina com Waters agradecendo a platéia antes do término da fita. No geral Electric Factory é uma grande gravação, Sirene que mais tarde tornou-se Sigma, conseguiu contribuir para melhorar ainda mais a gravação, sendo vista como definitiva por enquanto. Boa audição!



Fat Old Sun


Pink Floyd
Electric Factory (Siréne-241)
The Electric Factory, Philadelphia, PA
September 26th, 1970


Disc 1:  

1. Astronomy Domine
2. Cymbaline
3. Saucerful Of Secrets

Disc 2:

1. Interstellar Overdrive
2. Fat Old Sun
3. Green Is The Colour
4. Careful With That Axe Eugene
5. Set The Controls For The Heart Of The Sun





Mp3 - 320 Kbps - 48 kHz
mediafire.CD1 - (78,21 MB)
mediafire.CD2 - (116,52 MB)
FLAC
mega.co.nz.CD1 - (181,10 MB)
mega.co.nz.CD2 - (262,20 MB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *