David Gilmour e Polly Samson - 2015 Borris House Festival of Writing and Ideas
O próximo álbum de David Gilmour será chamado "Rattle That Lock".
Girl with a Yellow Dress (excerpt)
Boots on the Ground (excerpt)
O festival literário 'Borris House Festival of Writing and Ideas' é evento de três dias, que acontece em junho na Irlanda .
Fontes: Brain Damage, Irish Post, Classic Rock Magazine
Neste sábado, dia 6 de junho, David Gilmour e Polly Sampson participaram do festival literário 'Borris House Festival of Writing and Ideas 2015', em County Carlow, Irlanda, e além de divulgar o título do futuro LP, Gilmour e sua esposa trouxeram ainda algumas informações interessantes sobre o conteúdo do novo trabalho, o destaque ficou é claro por conta da música, dois trechos inéditos do recém desvendado "Rattle That Lock", e algumas velhas conhecidas como 'High Hopes, Smile, bem com a recente 'Louder Than Words', dentre outras revisitadas ao longo de uma hora ao vivo, divertindo e encantando a platéia. (acima o áudio do evento na íntegra)
Polly, que trouxe ao evento seu novo livro 'A Kindness', disse ao Irish Times: "Um amigo nosso, curador do festival, perguntou se eu poderia convencer David à vir... E quando eu perguntei, ele prontamente concordou . "
Polly, que trouxe ao evento seu novo livro 'A Kindness', disse ao Irish Times: "Um amigo nosso, curador do festival, perguntou se eu poderia convencer David à vir... E quando eu perguntei, ele prontamente concordou . "
O novo álbum é um segmento de "On an island", o terceiro de Gilmour, lançado em 2006. Detalhes do desenvolvimento, curiosidades, momentos emocionantes, uma platéia privilegiada pode degustar a intimidade e as primeiras notas do novo trabalho, Gilmour se apresentou com as músicas "Girl with a Yellow Dress" e "Boots on the Ground", sendo que está última, digo o trecho que podemos ouvir, nos passa uma ótima impressão, ao menos pra mim, que já perdi a conta das vezes que ouvi, achei muito promissor...
Girl with a Yellow Dress (excerpt)
O Brain Damage (site de fãs) se fez presente através de um correspondente na Irlanda, e observou que Gilmour não estava disposto a revelar o título, mas por fim acabou cedendo.
O álbum deve ser lançado em setembro, e além de Polly Sampson, conta com colaborações de Phil Manzanera, da banda Roxy Music, do pianista Jools Holland. Polly descreveu o tema do disco como sendo o de "aproveitar cada momento, olhar para o futuro... e não ter medo ou se conter."
Até o presente momento o destaque é 'Boots on the Ground', com Gilmour dizendo que o riff da faixa foi criado a partir de quatro ou cinco notas do sino que o sistema ferroviário nacional francês utiliza para anunciar os trens que chegam. O trecho que Gilmour tocou foi descrito por Brain Damage como "Na melodia da guitarra, um solo, muito, muito promissor, uma reminiscência de 'The Nile Song,".
Boots on the Ground (excerpt)
Ambos David e Polly foram muito abertos com as suas perguntas e respostas compartilhando um pouco sobre o processo de criação das letras de 'On an Island' e 'Division Bell.'. Polly relata como ela acha penoso instigar David para escrever, comparando-o à uma criança que precisa fazer sua lição de casa na marra.
Contudo para ela foi mais do que um orgulho escrever para David e para o Pink Floyd. Quando perguntas da platéia vieram à tona, ela foi questionada sobre se houve no passado alguma canção para o Pink Floyd que ela gostaria de ter escrito; ela em tom de gozação, disse "Sim - Eu queria ter escrito 'Nós precisamos de educação, e ela deve ser gratuita' !!"
Polly disse que inicialmente ela não queria ter crédito algum na obra The Division Bell, mas David disse que sim , que ela realmente deveria ter, ou iria se arrepender no futuro. Agora ela diz que ele estava certo. Ao ser perguntado sobre escrever as letras, David respondeu "Não é algo com que eu me sinta confortável. Gostaria muito de encontrar a chave que abre a porta para a escrita".
Foi muito bom ouvir Polly dizer como a "sinergia" entre David e Rick era algo único, raro, impossível ser reeditada neste tempo. Polly mencionou também (mas não entrou em detalhes) problemas recentes com Charlie (filho) - respeitosamente o público não pressionou sobre isso.
Os sinos na introdução de High Hopes foram definitivamente os sinos de Cambridge, e as palavras (de acordo com Polly) foram em parte sobre David tomar a decisão de sair.
Falando sobre a parceria musical do casal, Gilmour diz que recrutou sua esposa, escritora e jornalista, para escrever as letras dos álbuns do Pink Floyd, ou seja, 'The Division Bell' e do último álbum 'The Endless River' ano passado. Agora ela escreve para o seu quarto álbum solo, que esta semana foi previsto ser lançamento em setembro. A dupla falou sobre seu relacionamento criativo e do processo de composição, no festival literário em Carlow, realizado entre os dias 05 e 07 de junho.
Polly já havia se esquivado de sua associação com o marido, um músico veterano, que se juntou a um grupo de rock prog ainda em 1967 e lançou um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, 'The Dark Side of the Moon'... Polly explicou: "Eu sempre fui relutante em me abrir sobre isso, porque parecia um domínio dos homens com guitarras. Mas David e eu conversamos muito sobre isso nas entrevistas que ele fez para The Endless River, e foi quase como sendo uma descoberta... Em seguida, de repente houveram alguns artigos sobre escritores que atuavam como letristas, especialmente depois que Mark Ronson (DJ, guitarrista) se reuniu com o escritor Michael Chabon, (que ganhou o Prêmio Pulitzer de ficção em 'The Amazing Adventures of Kavalier & Clay'), para escrever as letras do seu último álbum. Então eu estava incluída também, e me se senti bem para falar sobre isso - e lá foram outros escritores também letristas, parece que estamos autorizados a realizar mais do que um tipo de escrita". Também apareceram no festival, agora em seu quarto ano, Ian McEwan, Ann Enright, Kevin Barry, Lisa Hannigan, Joanne O'Riordan e Anthony Beevor. Polly Samson, cujo novo livro 'A Kindness' ela lançou recentemente, também é abordado.
Na sequência do bate-papo, David e Polly concordaram em uma sessão de autógrafos do lado de fora,como você pode ver na imagem abaixo, Martin (extrema direita) sentou-se com seu amigo Conor (extrema esquerda), e .o casal no meio
Após o auto-intitulado 'David Gilmour' (1978), 'About Face' (1984) e 'On an Island' (2006), "Rattle That Lock", é o primeiro em quase 10 anos de sua carreira solo, Em setembro terá início sua turnê pela Europa e Reino Unido, começando na Croácia, no dia 12. Na Inglaterra ele se apresenta por três noites consecutivas (de 23 a 25 de setembro) no Royal Albert Hall de Londres.
Fontes: Brain Damage, Irish Post, Classic Rock Magazine
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!