.

.

08/06/2015

David Gilmour revela título do seu novo álbum


David Gilmour e Polly Samson - 2015 Borris House Festival of Writing and Ideas

O próximo álbum de David Gilmour será chamado "Rattle That Lock". 


Neste sábado, dia 6 de junho, David Gilmour e Polly Sampson participaram do festival literário 'Borris House Festival of Writing and Ideas 2015', em County Carlow, Irlanda, e além de divulgar o título do futuro LP, Gilmour e sua esposa trouxeram ainda algumas informações interessantes sobre o conteúdo do novo trabalho, o destaque ficou é claro por conta da música, dois trechos inéditos do recém desvendado "Rattle That Lock", e algumas velhas conhecidas como 'High Hopes, Smile, bem com a recente 'Louder Than Words', dentre outras revisitadas ao longo de uma hora ao vivo, divertindo e encantando a platéia. (acima o áudio do evento na íntegra)

Polly, que trouxe ao evento seu novo livro 'A Kindness', disse ao Irish Times: "Um amigo nosso, curador do festival, perguntou se eu poderia convencer David à vir... E quando eu perguntei, ele prontamente concordou . " 

O novo álbum é um segmento de "On an island", o terceiro de Gilmour, lançado em 2006. Detalhes do desenvolvimento, curiosidades, momentos emocionantes, uma platéia privilegiada pode degustar a intimidade e as primeiras notas do novo trabalho,  Gilmour se apresentou com as músicas "Girl with a Yellow Dress" e "Boots on the Ground", sendo que está última, digo o trecho que podemos ouvir, nos passa uma ótima impressão, ao menos pra mim, que já perdi a conta das vezes que ouvi, achei muito promissor...


O Brain Damage (site de fãs) se fez presente através de um correspondente na Irlanda, e observou que Gilmour não estava disposto a revelar o título, mas por fim acabou cedendo. 

O álbum deve ser lançado em setembro, e além de Polly Sampson, conta com colaborações de Phil Manzanera, da banda Roxy Music, do pianista Jools Holland. Polly descreveu o tema do disco como sendo o de "aproveitar cada momento, olhar para o futuro... e não ter medo ou se conter."

Até o presente momento o destaque é 'Boots on the Ground', com Gilmour dizendo que o riff da faixa foi criado a partir de quatro ou cinco notas do sino que o sistema ferroviário nacional francês utiliza para anunciar os trens que chegam. O trecho que Gilmour tocou foi descrito por Brain Damage como "Na melodia da guitarra, um solo, muito, muito promissor, uma reminiscência de 'The Nile Song,".



O festival literário 'Borris House Festival of Writing and Ideas' é evento de três dias, que acontece em junho na Irlanda .


Ambos David e Polly foram muito abertos com as suas perguntas e respostas compartilhando um pouco sobre o processo de criação das letras de 'On an Island' e 'Division Bell.'. Polly relata como ela acha penoso instigar David para escrever, comparando-o à uma criança que precisa fazer sua lição de casa na marra. 

Contudo para ela foi mais do que um orgulho escrever para David e para o Pink Floyd. Quando perguntas da platéia vieram à tona, ela foi questionada sobre se houve no passado alguma canção para o Pink Floyd que ela gostaria de ter escrito; ela em tom de gozação, disse "Sim - Eu queria ter escrito 'Nós precisamos de educação, e ela deve ser gratuita' !!"

Polly disse que inicialmente ela não queria ter crédito algum na obra The Division Bell, mas David disse que sim , que ela realmente deveria ter, ou iria se arrepender no futuro. Agora ela diz que ele estava certo. Ao ser perguntado sobre escrever as letras, David respondeu "Não é algo com que eu me sinta confortável. Gostaria muito de encontrar a chave que abre a porta para a escrita". 

Foi muito bom ouvir Polly dizer como a "sinergia" entre David e Rick era algo único, raro, impossível ser reeditada neste tempo. Polly mencionou também (mas não entrou em detalhes) problemas recentes com Charlie (filho) - respeitosamente o público não pressionou sobre isso. 

Os sinos na introdução de High Hopes foram definitivamente os sinos de Cambridge, e as palavras (de acordo com Polly) foram em parte sobre David tomar a decisão de sair.


Falando sobre a parceria musical do casal, Gilmour diz que recrutou sua esposa, escritora e jornalista, para escrever as letras dos álbuns do Pink Floyd, ou seja, 'The Division Bell' e do último álbum 'The Endless River' ano passado. Agora ela escreve para o seu quarto álbum solo, que esta semana foi previsto ser lançamento em setembro. A dupla falou sobre seu relacionamento criativo e do processo de composição, no festival literário em Carlow, realizado entre os dias 05 e 07 de junho. 

Polly já havia se esquivado de sua associação com o marido, um músico veterano, que se juntou a um grupo de rock prog ainda em 1967 e lançou um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, 'The Dark Side of the Moon'... Polly explicou: "Eu sempre fui relutante em me abrir sobre isso, porque parecia um domínio dos homens com guitarras. Mas David e eu conversamos muito sobre isso nas entrevistas que ele fez para The Endless River, e foi quase como sendo uma descoberta... Em seguida, de repente houveram alguns artigos sobre escritores que atuavam como letristas, especialmente depois que Mark Ronson (DJ, guitarrista) se reuniu com o escritor Michael Chabon, (que ganhou o Prêmio Pulitzer de ficção em 'The Amazing Adventures of Kavalier & Clay'), para escrever as letras do seu último álbum. Então eu estava incluída também, e me se senti bem para falar sobre isso - e lá foram outros escritores também letristas, parece que estamos autorizados a realizar mais do que um tipo de escrita". Também apareceram no festival, agora em seu quarto ano, Ian McEwan, Ann Enright, Kevin Barry, Lisa Hannigan, Joanne O'Riordan e Anthony Beevor. Polly Samson, cujo novo livro 'A Kindness' ela lançou recentemente, também é abordado.

Na sequência do bate-papo, David e Polly concordaram em uma sessão de autógrafos do lado de fora,como você pode ver na imagem abaixo, Martin (extrema direita) sentou-se com seu amigo Conor (extrema esquerda), e .o casal no meio



Após o auto-intitulado 'David Gilmour' (1978), 'About Face' (1984) e 'On an Island' (2006), "Rattle That Lock", é o primeiro em quase 10 anos de sua carreira solo, Em setembro terá início sua turnê pela Europa e Reino Unido, começando na Croácia, no dia 12. Na Inglaterra ele se apresenta por três noites consecutivas (de 23 a 25 de setembro) no Royal Albert Hall de Londres.



Fontes: Brain Damage, Irish Post, Classic Rock Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *