.

.

04/07/2015

Pink Floyd ‎- Animals - 1977 (EMI ‎- TOCP-65741 - Japan Edition)







Eleito pela Rolling Stone entre os 50 melhores álbuns (13º) de rock progressivo de todos os tempos, (50 Greatest Prog Rock Albums of All Time), "Animals" é o terceiro álbum conceitual consecutivo do Pink Floyd, Roger Waters substituí a crítica de Orwell ao stalinismo, por uma acusação contundente contra a opressão capitalista durante o mandato de Margaret Thatcher como primeira-ministra da Inglaterra. 

Talvez para muitos fãs, uma resposta da banda aos punks que a exemplo do Sex Pistols tentavam através da mídia ou shows na época ridicularizá-los publicamente, chamando-os de "dinossauros" do rock... A resposta veio com alguns dos solos mais geniais de David Gilmour, brincando em meio a panoramas sombrios num contexto visceral de valores morais corrompidos.

Gravado no estúdio da banda, Britannia Row, em Londres, foi o décimo álbum do Pink Floyd, lançado em janeiro de 1977.

Confira parte de uma matéria da BLITZ (Portugal), que aborda este álbum: 

"Na ressaca do sucesso à escala universal, Pink Floyd já não era aquela banda experimental à procura de uma identidade, fugindo da sombra de Barrett. Agora eram colossos desconfortáveis na sua nova pele de rock stars e editavam um disco seco e cru chamado "Animals". 

É tido como o primeiro sinal evidente da plena ditadura 'Wateriana' e assenta numa novela 'Orwelliana' da pena do Roger Waters, na qual a Sociedade é dividida em Porcos, Cães e Ovelhas. É uma obra conceitual, mas muito diferente daquelas que fizeram a era de ouro do Prog Rock. Esta é direta ao assunto, sem floreados. Densa, lúcida e visceral, ao ponto de eu estar quase certo de que os Punks que cuspiam palavras de ordem na altura viram-se na obrigação de gostar desse disco de temas longos e "fora de moda", em segredo.

O que ouvimos em 'Animals' já andava a ser experimentado em palco muito antes. Na verdade, avaliando pelos Bootlegs da era 'Wish You...' é curioso como duas das três peças do disco, inéditas, foram adquirindo forma em palco, perante uma audiência que as desconhecia, à boa maneira bizarra do funcionamento da máquina Pink Floyd. Numa fase inicial, chamaram-se 'You Gotta Be Crazy' e 'Raving And Drooling'. Mais tarde, 'Dogs" e "Sheep'. 

Contrariando a 'luminosidade' e o simbolismo nostálgico da brilhante sequência dos discos anteriores (e ainda hoje os mais reverenciados), 'Animals' contrastou pela sua frieza. A crítica especializada que, tal como acontece hoje, voltara as costas à banda quando esta começou a ter sucesso, ficou boquiaberta e desfez-se em vênias. 

O disco era composto por três peças, intercaladas por dois pequenos e suaves interlúdios, chamados 'Pigs on the Wing'. Os Porcos, dominadores e corruptos ('Pigs (Three different ones)') foram musicados por uma melodia Rock ilusoriamente fácil, as Ovelhas, cegas e obedientes ("Sheep"), servidas com um dinâmico exercício a recordar um certo Space Rock e os Cães, aprendendo a sobreviver entre opressores e seguidores ("Dogs") a merecerem uma das mais magistrais e dinâmicas peças dos Floyd, dominando toda a face A do LP. Gilmour brilha especialmente ao longo dos cerca de dezoito minutos de duração. Este tema pode considerar-se a trave mestra da obra.

Waters domina como compositor, mas a marca de Gilmour é de excelência, pela sua voz característica e pela sua guitarra, enveredando por dinâmicas que não lhe eram habituais, abandonando por vezes o solar melódico (próprio de um cantor que por acaso é guitarrista, segundo o próprio) e optando por passagens bem mais ousadas. De resto, a performance do conjunto é excelsa e mais focada, distante dos experimentos dos tempos de 'Ummagumma'".

Boa audição!





Pink Floyd  
Animals  1977
(EMI ‎- TOCP-65741 - Japan Edition)
Toshiba EMI Ltd
Recorded At – Britannia Row Studios




Tracklist

1 Pigs On The Wing 1 1:25
2 Dogs 17:08
3 Pigs (Three Different Ones) 11:28
4 Sheep 10:20
5 Pigs On The Wing 2 1:24




FLAC
ulozto - (349 MB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *