.

.

08/10/2021

Animals Reimagined – A Tribute To Pink Floyd


Animals Re-imagined: Tribute Cleopatra Records

Dogs (Graham Bonnet; Vinnie Moore; Kasim Sulton; Jordan Rudess; Pat Mastelotto)


Seguindo o projeto de grande sucesso Still Wish You Were Here (confira abaixo) lançado em maio deste ano, outro encontro de estrelas do rock clássico progressivo se reúne para interpretar o ambicioso álbum conceitual "Animals" do Pink Floyd de 1977.

Combinando o magnífico trabalho de guitarra de David Gilmour com o humor ácido e cínico das letras do gênio Roger Waters, Animals é amplamente saudado pelos fãs do Pink Floyd como um dos álbuns mais conceituais e intransigentes do grupo em sua carreira, sendo aclamado por grande parte como senão o melhor, ao vivo certamente o é, mas o mais impactante, chocante metaforicamente, "Todos os bichos são iguais, mas alguns são mais iguais do que os outros"

Inspirado reconhecido pelo próprio Waters, na obra literária A Revolução dos Bichos (Animal Farm, 1946), de George Orwell, o álbum Animals rendeu inclusive um livro intitulado "A distopia animalesca de George Orwell no rock progressivo", de *Lucas Moreira, UFBA, acessível em PDF aqui.

Quem é porco? Quem é cachorro? Quem é ovelha? Quem é humano? Quais as diferenças entre eles? Quais as semelhanças? De acordo com suas atitudes, um ser humano pode se assemelhar a um porco, a um cachorro ou a uma ovelha, se, para efeitos de comparação fabulosa e metafórica, forem levadas em conta algumas características atribuídas a esses animais. O porco é o ser que atropela tudo movido pelo incontrolável desejo de saciar seus interesses imediatos, resumidos a uma fome voraz (que, transposta para o universo humano, pode ser entendida como fome de poder, de riquezas, de fama etc.). O cachorro é o bajulador inconsequente desprovido da proatividade do porco, mas que se alia a ele para também atender a seus interesses próprios e de ascensão. A ovelha é a grande população submissa, vampirizada pelos porcos e pelos cachorros, sem iniciativa de reação; os inocentes úteis; a massa ignara. (Marcos Kirst, GZH- RBS)

Animals Reimagined - A Tribute To Pink Floyd está programado para lançamento em 19 de novembro de 2021 em CD, versão digital e também em vinil, chegando em 2022. A versão em CD vem editado em um Digipak Deluxe com arte criada em 6 painéis pelo artista digital de maior sucesso atualmente, Mike “Beeple” Winkelmann, e com capa desenhada por James McCarthy.


O projeto reúne alguns dos músicos e cantores mais consagrados do planeta, incluindo a lenda da guitarra do jazz-rock Al Di Meola, o mago dos teclados Rick Wakeman, o padrinho do rock psicológico Arthur Brown, o mestre da bateria Billy Cobham, o eclético e exímio guitarrista Jan Akkerman do Focus, Vinnie Moore do UFO, David J do Bauhaus, e James LaBrie e Jordan Rudess do Dream Theater.

Cada faixa deste trabalho inovador foi completamente reinventada com elegância e recursos de produção modernos, adições musicais de bom gosto, contudo, mantendo-se fiel às composições inebriantes e sutilmente complexas do álbum original.

Basta ouvir a nova versão de “Dogs”, vídeo acima, uma soberba suíte de 17 minutos cantada por Graham Bonnet do Rainbow com Vinnie Moore na guitarra, Kasim Sulton do Utopia no baixo, Jordan Rudess do Dream Theater nos teclados e o baterista do King Crimson Pat Mastelotto.


Track Listing and Artisis

1. Pigs On A Wing 1 – Nick van Eede (Cutting Crew) & Martin Barre (Jethro Tull)

2. Dogs – Graham Bonnet (Rainbow), Vinnie Moore (UFO), Kasim Sulton (Utopia), Jordan Rudess (Dream Theater) & Pat Mastelotto (King Crimson)

3. Pigs (Three Different Ones) – James LaBrie (Dream Theater), Al Di Meola, Joe Bouchard (Blue Öyster Cult), Patrick Moraz (The Moody Blues) & Billy Cobham (Mahavishnu Orchestra)

4. Sheep – Arthur Brown, Rick Wakeman (Yes), Jan Akkerman (Focus), David J. (Bauhaus) & Carmine Appice (Cactus/Vanilla Fudge)

5. Pigs On A Wing 2 – Jon Davison (lead vocalist for Yes), Albert Lee & Billy Sherwood (Yes).


A Tribute to Pink Floyd 2021 - Still Wish You Were Here
Confira abaixo a íntegra do projeto anterior:



"Still Wish You Were Here - A Tribute To Pink Floyd", foi lançado 28 de maio e igualmente conta com a participação de músicos consagrados, como o fantástico guitarrista Steve Hackett, o também o virtuoso Joe Satriani, o genial saxofonista Mel Collins, os vocalistas James Labrie (Dream Theater) e Geoff Tate (Queensryche), o baixista David Ellefson (ex-Megadeth), o baterista, mestre Ian Paice (Deep Purple) além do extraordinário Rick Wakeman.

Track Listing and Artisis

"Shine On You Crazy Diamond" (parte1-parte5)
Geoff Tate, Steve Hackett , Billy Sheehan, Mel Collins, Geoff Downes, e Ian Paice

"Welcome To The Machine"
Todd Rundgren, Rick Wakeman e Tony Levin

"Have A Cigar"
James LaBrie, Steve Stevens, Patrick Moraz, Rat Scabies e Jah Wobble

"Wish You Were Here"
Rik Emmett, Joe Satriani, Edgar Froese, David Ellefson e Carmine Appice

"Shine On You Crazy Diamond" (parte 6-parte9)
Rod Argent, Steve Hillage, Ian Paice e Bootsy Collins




"A distopia animalesca de George Orwell no rock progressivo"
*Estudo linguístico e literário de Lucas Moreira, Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (laboratório urbano)

Resumo:
À luz das traduções intersemióticas, reaproximamos a obra literária A Revolução dos Bichos (Animal Farm, 1946), de George Orwell, e o álbum Animals (1977), da banda de rock progressivo Pink Floyd, de modo a realizarmos análises comparativas sobre as transmutações que os signos de linguagens verbais sofreram ao migrarem para um código de linguagem musical. Com o foco nos aspectos da animalidade, veremos como tal instinto, compartilhado entre humanos e alegorias animalescas para representar formas de poder na arte, foi tratado nas duas distopias de linguagens diferentes, sendo que a obra pinkfloydiana é declarada e explicitamente decalque da literatura orwellinana.




“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”

Bezerra de Menezes


6 comentários:

  1. Sensacional! Há 40anos degustando essas pérolas...

    ResponderExcluir
  2. Steve hackett sempre genial.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, que coisa lindaaaaa

    ResponderExcluir
  4. A primeira vez que ouvi Pink Floyd, foi dentro de um Fuscao envenenado de um colega da faculdade, em 1972 e tinha 18 anos. A experiência foi com ONE OF THESE DAYS. 50 ANOS

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *