Com imagens dos ensaios de “Pulse”, o álbum ao vivo gravado no Earl’s Court em Londres durante o ano de 1994, “A Great Day For Freedom” recebe nova versão e vídeo. Inspirada pela queda do Muro de Berlim, a canção recebeu um tratamento sonoro atualizado e servirá como o lado-B para a cópia física de seu mais recente single Hey Hey Rise Up, que saiu no início de abril e ganhará lançamento em vinil em 21 de outubro.
Em comunicado, a banda refere que David Gilmour já tinha manifestado a sua intenção, há algum tempo, em gravar uma versão mais simples e direta da música.
Gilmour regravou a faixa em cima dos takes originais de Nick Mason na bateria e Richard Wright nos teclados, sendo que os “novos” backing vocals ficaram a cargo de Sam Brown, Claudia Fontaine e Durga McBroom.
O conflito na Ucrânia desencadeou o lançamento do primeiro single em formato físico em 25 anos (“Hey Hey Rise Up”), agora, com a escolha de “A Great Day For Freedom” para o acompanhar vemos, mais uma vez, o Pink Floyd usar a sua música para abordar o conflito.
David em entrevista ao Guitar World em 1994 sobre a inspiração da canção comentou: “Havia um sentimento magnífico de otimismo quando o muro de Berlim caiu – a libertação da Europa de Leste do lado não democrático do sistema socialista. Mas o que têm agora não parece ser muito melhor. Sou algo pessimista sobre tudo isto. Meio desejo e vivo em esperança, mas acabo por pensar que a história se move bem mais lentamente do que achamos que move. Sinto que mudanças reais demoram muito, muito tempo.” Comentários estes que, dada a situação atual, ganham renovada relevância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!