It comes directly from the vinyl LP
“Alien”
Patrocinado pelo milionário holandês Stanley August Miesegaes, o vocalista, pianista e ex-baterista Rick Davies pôs um anúncio no jornal Melody Maker em busca de integrantes para a formação do grupo, em agosto de 1969. Rick Davies então juntou-se aos músicos Roger Hodgson (vocal, guitarra e teclados), Richard Palmer (guitarra, balalaika e vocais) e Robert Millar (percussão e harmônica).
A banda inicialmente chamava-se Daddy, tendo o nome posteriormente alterado para Supertramp, que ao pé da letra quer dizer “super andarilho”, inspirado num livro de W.H. Davies, “The Autobiography of a Super-Tramp”. O recém-batizado Supertramp foi um dos primeiros grupos de rock a assinar com A&M Records inglesa, e o primeiro álbum foi lançado em julho de 1970.
Apesar das boas críticas, foi um fracasso comercial – tanto que só saiu oficialmente nos Estados Unidos em 1977. Richard Palmer, desgostoso, resolveu sair seis meses depois do lançamento do primeiro LP, e Robert Millar teve uma crise nervosa logo em seguida. Foram substituídos por Frank Farrell (baixo), Kevin Currie (bateria) e Dave Winthrop (flauta e saxofone). O álbum com esta formação, Indelibly Stamped, enfim trazia as marcas registradas da banda: as harmonias vocais entre Davies e Hodgson, e solos de saxofone. Mas também foi um fracasso de vendas, o que fez com que Miesegaes retirasse o patrocínio. Novamente o grupo debandou, restando apenas Hodgson e Davies.
No final de 1972, convocaram o baixista Dougie Thomson, o baterista Bob Siebenberg (que era um americano vivendo ilegalmente na Inglaterra, daí seu pseudônimo “Bob C. Benberg”) e o homem que deu o toque final ao som do grupo, John Helliwell (saxofone e sopros em geral, vocais).
Essa formação lançou Crime of The Century em 1974 e finalmente fez sucesso com “Dreamer”, “School”, “Bloody Well Right”, entre outros hits. O disco seguinte, Crisis? What Crisis?, de 1975, não foi tão bem nas vendas, mas Even in the Quietest Moments, de 1977, recolocou o Supertramp no topo das paradas musicais com “Give a Little Bit” e “Fool’s Overture”. Breakfast in America, de 1979, trouxe mais sucessos (“The Logical Song”, “Take the Long Way Home”, “Goodbye Stranger”, “Breakfast in America”) e vendeu 18 milhões de cópias.
O ano de 1982 não foi bom para o grupo. Após tantos anos de sucesso, Roger Hodgson resolveu abandonar a banda depois da turnê de "Famous Last Words". Existem várias especulações sobre sua saída, e nenhuma delas convenceu na época. Alguns diziam que Hodgson se sentia musicalmente limitado (o que não se sustenta, já que seus discos solo são bem parecidos com o material habitual do Supertramp); até que, em uma entrevista, Hodgson revelou que deixou a banda porque sua esposa na época não se dava bem com a esposa de Rick Davies resolveu manter o Supertramp na ativa com o álbum Brother Where You Bound, iniciado pelo single “Cannonball”.
A faixa título do álbum, de 16 minutos de duração, conta com a participação especial de "David Gilmour". Em 1997, Davies reformou o Supertramp com Helliwell, Siebenberg e Hart, mais alguns músicos de estúdio.
Essa formação seguiu gravando até 2002, com o álbum Slow Motion. Desde então o grupo está inativo, a despeito de uma nova e igualmente fracassada tentativa de voltar à ativa com Hodgson em 2005. O último lançamento oficial do Supertramp foi a coletânea dupla Retrospectable – The Supertramp Anthology, com 32 faixas remasterizadas e dispostas em ordem cronológica de 1970 a 2002.
Supertramp
Alien - 20.03.1976
Santa Monica Civic Center,
Santa Monica, CA
(vinyl rip - true lossless)
Liberated bootleg “Alien”,
Saturated Recordworks
Tracks:
01-School
02-Bloody Well Right
03-Sister Moonshine
04-Ain't Nobody But Me
05-Dreamer
06-Rudy
07-A Soap Box Opera
08-Lady
Mesmo Vídeo
FLAC (16bits - 48kHz)
mediafire.part1 - (194,70 MB)
mediafire.part2 - (76,45 MB)
Mp3 - 320 Kbps - 48 kHz
mediafire - (93,60 MB)
Notes:
VG+/EX sound on this. Sounds like soundboard to me. Nothing was done to edit, equalize, or else tamper with this sound. It comes directly from the vinyl LP “Alien”. Some clicks and surface vinyl noise remain. The cover says “recorded on the 1976 tour of the United States”, but I did some searching and found the above date listed for this bootleg and I assume it’s correct.
Regarding the date, March 20 ’76 is usually quoted, even on the breakfastinspain Supertramp aficionados website, however, I believe that this date is wrong and I present exhibit A:
Either March 31 or April 1 1976 seems to be the correct date. This is not from a KBFH broadcast.
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