.

.

13/03/2013

Le Orme - Collage (1971) Japan Edition, 2004



Sguardo verso il cielo

A produção que antecedeu este álbum teve o sabor dos anos 60, na Itália. Idéias musicais oriundas da Inglaterra, misturadas com sabedoria. Psicodélica sabedoria. Veio a década de 70, e a tendência em se trabalhar a parte instrumental com harmonia e melodias complexas, aproximando-se muito da música erudita.

Evoluindo neste universo, acontecia o "Collage". E para o "Le Orme isso muda tudo". A voz inconfundível de Tagliapietra têm um talento moldado como se houvera amadurecido tempos atrás para assumir uma identidade progressiva num estado perfeito. Promovem-se ambiências experimentais e árias barrocas. Em profusa alquimia, o clássico e o progressivo se fundem habilmente criando harmonias que só os italianos conseguem idealizar com tamanha felicidade, neste contexto. E é neste estado de humor, que o estilo caminha a passos largos por lá. Este álbum é o mais experimental da banda, para mim o melhor. É convencionalmente considerado o primeiro disco de rock progressivo, e serviu de precursor para esse novo gênero musical que em pouco tempo estaria impregnado em todo o país.  Um modelo revolucionário. Melódico e sentimental.

O órgão Hammond de Pagliuca, se torna fundamental em toda a extensão da obra assim como a guitarra de Tagliapietra, edificando texturas sonoras bastante criativas. Reputo esta banda com um dos grupos mais inteligentes que já tive oportunidade de conhecer. Seus dois álbuns posteriores cuja a sonoridade seria mais acessível, tornariam-se seus maiores sucessos de crítica e público. Este trabalho além de absoluto alto nível, é denso, cru, essencialmente experimental, desenvolvendo novas linguagens musicais, e por isso genial.

Seu caráter perturbador, pode ser contatado também no que se propõem através das letras, "Era inverno" e "Morte di un fiore" falam respectivamente de prostituição e de morte violenta relacionada a drogas e overdose. Nos moldes do "Pink Floyd" e do próprio "Roger Waters", o grupo têm como característica  querer afrontar com as próprias canções, temáticas polêmicas ou, consideradas tabus, entendendo através da música contribuir para talvez formar melhores opiniões no sentido de ser fraterno, de haver igualdade. Boa audição!

 Collage




Le Orme 
Collage (1971)
Philips ‎– Japan
Remastered, 16 Sep 2004
Limited Edition, Papersleeve




CD
1. Collage (4:42)
2. Era inverno (5:00)
3. Cemento armato (8:08)
4. Sguardo verso il cielo (4:12)
5. Evasione totale (6:56)
6. Immagini (2:58)
7. Morte di un fiore (3:00)


Total Time: 34:56


Aldo Tagliapietra - vocals, bass, guitar
Toni Pagliuca - keyboards
Michi Dei Rossi - drums


Immagini


Mp3 - 320 Kbps - 48 kHz
mediafire (73,84 MB) 

FLAC
4shared (238,76 MB)
ou
uploading (232,20 MB)


Cemento armato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *