.

.

11/04/13

Pink Floyd - The Unprocessed Chicago (1972) Sigma 85 - 2012



Time

Pink Floyd, 28 de abril de 1972. Esse show tem sido amplamente distribuído e comercializado em vários níveis de qualidade. Já em 2001, um novo arquivo foi encontrado e a gravação foi digitalizada pela primeira vez na forma de CD. Entretanto, somente a partir de 2004 com o lançamento nº 32 da Sirene, "Chicago 1972", o registro foi evidenciado. Para quem já tem esse show, deve ser um upgrade. Não há equalização ou remasterização. A qualidade é tão impressionante que a coisa mais sábia a fazer, foi mantê-lo como ele havia sido gravado naquela noite em 1972. E por isso o registro é chamado "The Unprocessed Chicago".

Em 1972, "Pink Floyd" estreou não apenas uma música (como em turnês anteriores), mas um álbum inteiro antes do seu lançamento. O título original era "Eclipse", para então "Dark Side of the Moon - (A Piece for Assorted Lunatics)", quando em fevereiro de 1972 fez sua estréia à imprensa no Rainbow Theatre de Londres. O título tornou a mudar para "Eclipse (A Piece for Assorted Lunatics)" entre os meses de abril e maio, durante a primeira etapa da turnê pelos EUA, depois reverteu-se em "Dark Side of the Moon - (A Piece for Assorted Lunatics) em setembro, cumprindo a segunda etapa da turnê nos EUA, e finalmente lançado em 1973 sob o título de "The Dark Side of the Moon". 

O álbum começa com os batimentos cardíacos e os aplausos do público, juntamente com os efeitos de sintetizador, um prenúncio à "Breathe" soando muito próximo da versão final. "Travel Sequence" ("On The Run") vêm em seguida, a seção é a excelente jam que "Wright" e "Gilmour" iriam apresentar ao longo do ano. Alguns fãs e colecionadores mais assíduos argumentam que esta variante se encaixa à atmosfera da suite muito melhor do a versão oficial de  "On The Run". Em "Time" ainda está faltando o efeito dos relógios como frenesi de um despertar alucinante, que se tornaria sua principal referência.

Algumas canções ainda são bastante distintas. Em "The Mortality Sequence",  Wright executa progressões de acordes similares ao tema de "Celestial Voices" do álbum "A Saucerful of Secrets". Mesmo as moedas têm anida sons diferentes no início de "Money". É perceptível também a busca do sincronismo adequado. 

"Us & Them" é particularmente lenta e majestosa nesta gravação. Também uma ótima oportunidade em poder curtir "Mr. Wright" em seu solo nos teclados durante toda a extensão da canção ao invés do sax. "Dick Parry", é excelente, mas o Hammond do mestre dá uma dimensão mais psicodélica à música e uma beleza lírica ímpar. Penso que "Brain Damage" neste show, têm sua melhor interpretação da turnê dentre os shows que ouvi, e é perceptível a reação do público de maneira positiva.  

"Any Colour You Like" era na época mais conhecida como "Dave's Scat Section", porque nas versões ao vivo você pode ouvir "David" cantarolando junto aos acordes de sua guitarra, uma improvisação vocal que em inglês é denominada "scat singing", (sílabas sem significado, pronunciadas no ritmo da melodia, ex: la la la...). A canção é na verdade uma jam espetacular, aqui com 6:20 minutos, onde bateria, guitarra, e sintetizador, fluem num clima espacial promovendo um verdadeiro deleite aos nossos ouvidos. Esta é a única música lançada em um álbum de estúdio durante a época com "Roger Waters" na banda, que é creditada a todos os membros da banda, exceto ao próprio "Waters". Aqui podemos perceber como seria "Pink Floyd"  mais focado no instrumental, que era o desejo principalmente de "Mason", e também a essência da banda até então; interpretações longas e um repertório fantástico de improvisações. Embora sendo curta, esta jam ainda resgata momentos preciosos daquele período.

Com as velhas canções já há muito conhecidas, a segunda parte do show incendiou o público, e a eterna predileta "Echoes" foi mais uma vez a estrela da noite. A primeira música desta etapa é uma das versões mais pesadas de "One Of These Days" já realizadas. Esta quase derruba o telhado. Boa audição!



Brain Damage






Pink Floyd 

The Unprocessed Chicago
April 28, 1972. 
The Auditorium Theater, 
Chicago, Illinois
Sigma 85 - 2012



Disc 1

1. Speak To Me 
2. Breathe (In The Air)
3. On The Run
4. Time
5. Breathe (Reprise)
6. The Mortality Sequence
7. Money
8. Us And Them
9. Any Colour You Like
10. Brain Damage
11. Eclipse 


1. One Of These Days
2. Careful With The Axe, Eugene
3. Echoes
4. Set The Controls For The Heart Of The Sun



Breathe (reprise)


Mp3 - 320 Kbps - 48 kHz
mediafire.CD1 - (99,14 MB)
mediafire.CD2 - (118,67 MB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *