.

.

26/03/2014

Have a Cigar, um pouco de sua história



Have a Cigar - The Extraction Tapes

A música e a letra da canção foram criadas por "Roger Waters", a inspiração de "Have a Cigar", é proveniente de sua aversão à indústria fonográfica, e bem como "Welcome to the Machine" (esta mais abrangente), uma crítica contundente expondo a frieza, a hipocrisia, e o uso desmedido do poder. Influenciando nas decisões do artista, visando apenas lucratividade em detrimento a criatividade, por vezes decretando a morte prematura de muita coisa boa que sequer pode ser gravada, uma época em que dadas as oportunidades, o músico era totalmente refém. 

Assim com seu antecessor, o álbum "Wish You Were Here", (na opinião de "David Gilmour" e "Richard Wright" em entrevistas, a melhor obra da banda), também é conceitual, explorando temas como a ausência em toda a sua compreensão, principalmente a deterioração mental de "Syd Barrett", incluindo os aspectos negativos da indústria musical, onde se enquadra a canção deste post. 

"Have a Cigar" repugna os "poderosos" da indústria musical. Sua letra contém clichês comummente utilizados, como "mal posso contar", "eles chamam isso de andar no trem da alegria", e "a propósito, quem é o Pink?", (pergunta que, na realidade, foi feita diversas vezes à própria banda). 

Na gravação original da canção, os vocais não são executados pelos membros da banda, mas por um conhecido, e amigo particular de "Gilmour", o cantor e compositor britânico Roy Harper. Por coincidência ou destino, ele estava gravando seu álbum HQ no Studio 2 da Abbey Road na mesma ocasião em que o "Pink Floyd" gravava seu álbum no Studio 3, quando então foi convidado a cantar. 

Argumenta-se que na época "Roger Waters" pretendia interpretá-la, mas não achava que sua voz conseguiria implementar a dramaticidade necessária e ou atingir as notas musicais em que foi escrita, também que a gravação de "Shine On" havia lhe exigido muito das cordas vocais, enquanto que "David Gilmour", havia se recusado a cantar. De fato, ambos, "Waters" e "Gilmour" cantaram a música em tomadas separadas, bem como uma versão em dueto, mas ficaram descontentes com os resultados. O lançamento de "Wish You Were Here" (Immersion) trás uma faixa no disco bônus que ratifica esta tentativa. Uma versão da música com "Waters" e "Gilmour" assumindo os vocais.

Harper também cantou a música com a banda quando "Pink Floyd" estreou a turnê em um show realizado no Festival de Knebworth, em julho de 1975. Na mesma ocasião ele e sua banda Trigger que contava com a ilustre participação de "Bill Bruford", também participavam do festival.

Festival de Knebworth - 1975 (Roy Harper)

A canção foi tocada ao longo das turnês de 1975 e 77 da banda. Nas performances ao vivo, foi "Roger Waters" quem cantou a música, com "David Gilmour" fazendo os vocais de base. Atualmente "Waters", admite que não gostou do modo que Harper cantou, não tem nada contra ele, mas afirma que se tivesse insistido mais em sua voz, teria saído do jeito que ele queria.

Em entrevista à Rolling Stone de dezembro de 2011, "Roger Waters" diz que a única coisa que realmente se arrepende dos tempos áureos do "Pink Floyd", foi de deixar Roy Harper cantar "Have a Cigar". “Eu tinha bastante capacidade para cantá-la e me deixei convencer do contrário... Não estava preparado para assumir o risco e dizer: Vocês podem se danar, eu não estou nem ai se vocês acham que posso cantar ou não”.

O que se sabe é que pelo menos na época do lançamento de "Wish You Were Here", ele realmente não se sentia a vontade para assumir os vocais de "Have A Cigar". Este sentimento aparece claramente em entrevista à Nick Sedgewick em 1975, contrariando sua mais recente abordagem durante a entrevista à Rolling Stone. Waters dizia: “Muita gente pensa que eu não posso cantar, incluindo eu "um pouco". Não é claro pra mim o que é cantar,'(a habitual ironia)'. Eu sei que o som da minha voz não é muito bom em termos puramente estéticos. Roy Harper estava gravando seu álbum em outro estúdio da EMI, e ele é nosso amigo. Pensamos que ele podia trabalhar nela (Have a Cigar)” 

O disco "Wish You Were Here" foi lançado em setembro de 1975, e Roy Harper figurou como vocalista de "Have a Cigar", muito embora "Waters" tenha tentado de fato cantá-la. E ele continuou a interpretar a música em suas turnês solo.

A propósito, se me perguntarem o que gosto mais; o arranjo e desempenho de "Richard Wright" nos teclados, sem sombra de dúvida.


Versão Original, com Roy Harper

Versão Immersion com Waters e Gilmour

Have A Cigar (US 7" Promo Edit)

Roger Waters - Have a Cigar 1985

Um comentário:

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *