Diário de Notícias (Portugal)
Por Miguel Marujo 03 Junho 2019
Quando o Pink Floyd chegou ao lado oculto da Lua, esse Dark Side of the Moon lançado em março de 1973, já traziam na bagagem uma outra viagem lunar.
Quase quatro anos antes, a 20 de julho de 1969, nos estúdios de televisão da BBC, os produtores do programa colocaram de um lado do estúdio um painel de cientistas e do outro quatro rapazes prontos a improvisar em conjunto ao vivo música para aquela emissão, em direto, da chegada à Lua da Apollo 11.
Moonhead é porventura dos temas menos conhecidos de Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright, os quatro Pink Floyd que naquela noite aceitaram o desafio da televisão britânica para esta sessão. "Era uma programação mais solta por aqueles dias e, se um produtor de um programa fosse mais ousado, eles eram capazes de fazer algo assim, mais fora da caixa", contou há dez anos Gilmour.
Esta banda sonora especial para a emissão espacial quase se perdeu no tempo, uns seis, sete minutos, nunca tendo sido editada em disco pela banda. Alguém a resgatou em dois bootlegs, With/Without e Wavelenghts, e mais ainda alguém a publicou no YouTube, sobrevivendo a memória. Conta-se que a peça instrumental é conhecida também como Trip on Mars, mas nunca viajou para Marte. (Recentemente, conforme vídeo/áudio acima, o tema foi lançado na coleção The Early Years 1965-1972, Continu/ation - Moonhead - BBC broadcast 1969), versão remasterizada.
Gilmour explicou que a BBC tinha pensado em meter pelo meio alguns intervalos na transmissão em direto da alunagem com a banda a tocar. Em estúdio estavam ainda atores que liam frases e poemas alusivos à Lua. Na descrição do Floyd, Moonhead "é um blues agradável, atmosférico e espacial de 12 compassos". Confere: é uma trippsicadélica, onde nos sentimos com a cabeça na Lua, como pensaram os quatro no momento em que tocaram.
Por causa disto, a banda usou uma frase numa digressão digna do seu feito: "Pink Floyd - still first in space." Também o programa de televisão tinha um nome muito adequado às muitas histórias que se contavam naquele tempo, com a devida dieta de humor britânico. "Mas e se for feita de queijo verde?!"
A Lua, claro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!