.

.

23/06/2011

GENESIS - "Six Of the Best" - 1982

Peter Gabriel & Genesis, somente uma vez.


Turn It On Again
Como é sabido, o vocalista Peter Gabriel deixou Genesis após The Lamb Lies Down On Broadway Tour em 1975, a banda posteriormente tornanou-se um quarteto com o baterista Phil Collins assumindo os vocais. O guitarrista Steve Hackett também saiu por volta de 1977, deixando o trio remanescente para transformar-se de uma banda de rock progressivo em um grupo pop mainstream. Estes desenvolvimentos exigiram o recrutamento de membros adicionais à turnê, Bruford Bill, Chester Thompson na bateria e Daryl Stuermer na guitarra e baixo. 
Enquanto isso, Gabriel não  apenas lançou material solo, mas se tornou uma figura importante na música do mundo como o co-fundador, com Thomas Brooman Hooton e Bob, da World of Music, Arts and Dance (WOMAD). WOMAD foi criada no pressuposto de que muitas pessoas viriam a apreciar a música de outras culturas se que a música seria mais acessível, assim o 1º festival WOMAD foi realizado em Shepton Mallett, Inglaterra em 1982.

 Infelizmente para Gabriel, seu investimento substancial na organização teve pouco retorno e ele se viu em dificuldades financeiras. (Como disse o próprio Gabriel, ele "perdeu um monte de dinheiro.") O gerente do Genesis, Tony Smith foi, portanto, fundamental para reuni-lo com seus antigos colegas de banda Gabriel e realizar um concerto único concebido visando facilitar difícil situação econômica de Gabriel. Este concerto, recebeu o nome de "Six Of The Best", realizado no The National Bowl, Milton Keynes, Inglaterra, em 02 outubro de 1982.

A simples presença de Peter Gabriel gera a autenticidade quase esquecida, alguns anos após a sua prematura saída da banda, ouvi-lo, trás a sensação de que o formato original da banda é algo imutável, e que de outra forma a banda outrora uma das principais expressões de todos os tempos no rock progressivo finda com as ausências dele e de Steve Hackett. Pois é o que está registrado no bootleg, "Six Of the Best", que foi gravado em 1982, no Milton Keynes Concert Bowl, Milton Keynes, Reino Unido.
Deve ter sido uma emoção muito grande ver a banda, mesmo que somente por uma vez, reunida com todo o seu elenco, remetendo a todos que lá estiveram, de volta aos loucos anos setenta, com toda a magia que representa ter de volta ao palco Peter Gabriel.

O show teve uma ênfase maior em cima do álbum, "The Lamb Lies Down On Broadway" com cinco músicas,  o que em minha opinião se faz justiça, trata-se de uma referência histórica do gênero, uma obra genial, que na voz de Peter Gabriel reflete sua excelência de maneira impar, impossível ser diferente, assim como vejo a guitarra de Gilmour em Comfortably Numb.
E a bem da verdade, sempre será um prazer ver o Genesis reunido tocando sua músicas, que incansavelmente escutamos há anos e sempre encontramos um motivo, um novo estímulo que nos leva a escutá-las novamente.  
É opinião unanime que o Genesis faz parte de um rol seleto das bandas de rock progressivo que conseguem produzir uma música atemporal, que nunca envelhece, sua sonoridade está positivamente sempre em sintonia com o presente,  modelo e inspiração para as bandas das novas gerações do rock progressivo. 
Vale lembrar que Steve Hackett também havia deixado a banda, no ano de 1978, e fez apenas uma participação especial, mas com toda a sua sobriedade que é sua marca registrada, abrilhantando mais ainda este tão esperado reencontro do Genesis em toda a sua plenitude com uma gigantesca platéia ávida por este momento histórico.


MUSICIANS:

Tony Banks 
Peter gabriel 
Phil Collins 
Mike Rutheforth 
Chester Tompson 
Daryl Stuemer 
Special Guest: Steve Hackett
TRACKS:
01 - Introduction
02 - Back In NYC
03 - Selling England Intro
04 - The Carpet Crawlers
05 - Greetings
06 - Firth Of Fifth
07 - The Musical Box
08 - Solsbury Hill
09 - Turn It On Again
10 - The Lamb Lies Down On Broadway
11 - Fly On A Windshield
12 - Broadway Melody Of 1974
13 - In The Cage
14 - Supper's Ready
15 - I Know What I Like
16 - The Knife

Genesis com Peter Gabriel, 1982 Rehearsal


FAde 003: www.sendspace.

Genesis, 1982-9-29, Reunion Rehearsal (w/Gabriel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *