.

.

27/09/2011

Gnidrolog - Lady Lake (1972)



Ship


I could never be a soldier

Gnidrolog foi uma ótima banda britânica de rock progressivo com um estilo original. À sua semelhança, em determinados aspectos, fruto de sua versatilidade, cabe citar Jethro Tull, principalmente a sonoridade da flauta e devido ao clima acústico de algumas músicas presentes em seus álbuns, com doses de folk; os vocais "eventualmente" lembram Styx; e apresenta certa similaridade em seus riffs,  à influência jazzística do King Crimson e do Gentle Giant, entretanto Gnidrolog pratica incursões mais suaves no gênero, um fato puramente opcional, pois possuem habilidade suficiente, com grandes variações de riff, em momentos mais agressivos e pesados, e consequentemente um destaque maior as guitarras de Stewart. Os riffs de saxofones, flautas, violoncelos tornam este álbum bastante incomum e original.. De fato como mencionado, são criativos e naturalmente geram seus próprios frutos. Lady Lake, a referência nominal deste álbum expressa em sua sonoridade, muito mais do que tento consiguir em palavras, ouça:

 
 Lady Lake

A banda foi fundada em 1969 pelos irmãos gêmeos Colin e Stewart Goldring, tendo se juntado a eles posteriormente o baterista Nigel Pegrum que veio do Spice (futuro Uriah Heep), o baixista Peter "Mars" Cowling, o vocalista John Earle e a pianista Charlotte Fendrich. O nome da banda é oriundo do sobrenome dos gêmeos, principais responsáveis pelas criações do grupo. 

Weeley Festival, 1972    Gnidrolog

Em 1972 eles lançaram seus dois primeiros álbuns, "In Spite of Harry's Toe-Nail" e "Lady Lake", antes de encerrar a banda devido a falta de sucesso comercial. Apesar de terem realizado turnês com bandas conhecidas como King Crimson, Gentle Giant, Wishbone Ash, Soft Machine, Colosseum e Magma em sua breve carreira, eles permaneceriam relativamente obscuros. Infelizmente, o grupo não atingiu a popularidade merecida, embora produzindo rock progressivo de alto nível.justamente no auge da década de 70.

Em parte o Gnidrolog  por fazer um som diferente dos padrões do rock progressivo, acabou por sofrer o preconceito da crítica sendo pouco divulgado, e a falta de estrutura em defesa de sua arte, onde um aporte capital em seu início seria necessário, o que implica no marketing mesmo, no sentido característico de divulgação, principalmente àqueles tempos onde se entedia fazer da música algo relativo a própria identidade e sentimento. Várias bandas deste período findaram-se após um ou dois álbuns, sendo a maioria muito competentes e tendo produzido excelentes obras;  mesmo o próprio Genesis, em seu principio foi desprezado na Inglaterra, e graças ao público italiano, teve forças para a superação e em parte aos empresários da Charisma Records que acreditaram na banda antes do sucesso. É lamentável pelas circunstâncias, perceber que muita coisa deixou de ser produzida numa época tão criativa.

Após o final da banda, Nigel Pegrum juntou-se ao Steeleye Span, enquanto que os irmãos Goldring formaram a banda de punk rock Pork Dukes em 1976 e mais tarde tornaram-se músicos de estúdio, assim como fizeram os outros integrantes. Após 27 anos, eles reuniram-se em 1999 e lançaram o seu terceiro álbum de estúdio intitulado Gnosis em 2000. Peter "Mars" Cowling começou a trabalhar com Pat Travers em 1975, e conseguiu obter uma dose considerável de sucesso durante sua longa relação com Travers. Boa audiência!

Gnidrolog
A banda:

  •  Stewart Goldring – guitarra solo
  •  Colin Goldring – vocal principal, guitarra base, flauta doce, sax tenor, trompa, harmônica
  •  Nigel Pegrum - percussão, flauta, oboé, piano
  •  John Earle – sax soprano, tenor e barítono, flauta, vocais
  •  Peter "Mars" Cowling - baixo, violoncelo
  •  Charlotte Fendrich - piano



01. I could never be a soldier (11:36)
02. Ship (6:44)
03. A dog with no collar (2:09)
04. Lady Lake (8:53)
05. Same dreams (2:49)
06. Social embarrassment (6:30)


Artwork Incluída
Japan 24-Bit Remaster



Social embarrassment

4shared (73.21MB)
ou
JP.4shared (76 MB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *