Ship
I could never be a soldier
Gnidrolog foi uma ótima banda britânica de rock progressivo com um estilo original. À sua semelhança, em determinados aspectos, fruto de sua versatilidade, cabe citar Jethro Tull, principalmente a sonoridade da flauta e devido ao clima acústico de algumas músicas presentes em seus álbuns, com doses de folk; os vocais "eventualmente" lembram Styx; e apresenta certa similaridade em seus riffs, à influência jazzística do King Crimson e do Gentle Giant, entretanto Gnidrolog pratica incursões mais suaves no gênero, um fato puramente opcional, pois possuem habilidade suficiente, com grandes variações de riff, em momentos mais agressivos e pesados, e consequentemente um destaque maior as guitarras de Stewart. Os riffs de saxofones, flautas, violoncelos tornam este álbum bastante incomum e original.. De fato como mencionado, são criativos e naturalmente geram seus próprios frutos. Lady Lake, a referência nominal deste álbum expressa em sua sonoridade, muito mais do que tento consiguir em palavras, ouça:
Lady Lake
A banda foi fundada em 1969 pelos irmãos gêmeos Colin e Stewart Goldring, tendo se juntado a eles posteriormente o baterista Nigel Pegrum que veio do Spice (futuro Uriah Heep), o baixista Peter "Mars" Cowling, o vocalista John Earle e a pianista Charlotte Fendrich. O nome da banda é oriundo do sobrenome dos gêmeos, principais responsáveis pelas criações do grupo.
Em parte o Gnidrolog por fazer um som diferente dos padrões do rock progressivo, acabou por sofrer o preconceito da crítica sendo pouco divulgado, e a falta de estrutura em defesa de sua arte, onde um aporte capital em seu início seria necessário, o que implica no marketing mesmo, no sentido característico de divulgação, principalmente àqueles tempos onde se entedia fazer da música algo relativo a própria identidade e sentimento. Várias bandas deste período findaram-se após um ou dois álbuns, sendo a maioria muito competentes e tendo produzido excelentes obras; mesmo o próprio Genesis, em seu principio foi desprezado na Inglaterra, e graças ao público italiano, teve forças para a superação e em parte aos empresários da Charisma Records que acreditaram na banda antes do sucesso. É lamentável pelas circunstâncias, perceber que muita coisa deixou de ser produzida numa época tão criativa.
Após o final da banda, Nigel Pegrum juntou-se ao Steeleye Span, enquanto que os irmãos Goldring formaram a banda de punk rock Pork Dukes em 1976 e mais tarde tornaram-se músicos de estúdio, assim como fizeram os outros integrantes. Após 27 anos, eles reuniram-se em 1999 e lançaram o seu terceiro álbum de estúdio intitulado Gnosis em 2000. Peter "Mars" Cowling começou a trabalhar com Pat Travers em 1975, e conseguiu obter uma dose considerável de sucesso durante sua longa relação com Travers. Boa audiência!
- Stewart Goldring – guitarra solo
- Colin Goldring – vocal principal, guitarra base, flauta doce, sax tenor, trompa, harmônica
- Nigel Pegrum - percussão, flauta, oboé, piano
- John Earle – sax soprano, tenor e barítono, flauta, vocais
- Peter "Mars" Cowling - baixo, violoncelo
- Charlotte Fendrich - piano
01. I could never be a soldier (11:36)
02. Ship (6:44)
03. A dog with no collar (2:09)
04. Lady Lake (8:53)
05. Same dreams (2:49)
06. Social embarrassment (6:30)
Artwork Incluída
Japan 24-Bit Remaster
Social embarrassment
4shared (73.21MB)
ou
JP.4shared (76 MB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!