.

.

04/09/11

King Crimson - Lizard (1970)



Lizard (Prince Rupert Awakes)

"Lizard" é um dos albums mais enigmáticos e misteriosos do King Crimson,  a influência de Miles Davis (particularmente Sketches of Spain ), o faz especialmente importante - e muito progressivo, mesmo em comparação com os dois álbuns anteriores. As peças são mais longas e têm extensas seções de desenvolvimento, que lembram música clássica, e as letras são mais ornamentadas, enquanto o assunto é mais exótico e refinado.

Épico, Ragnarok -  a batalha entre o bem e o mal, executado ciclicamente soa obscuro. O humor negro dos dois primeiros álbuns é igualmente manifesto, e de seu segundo álbum, "In The Wake Of Poseidon" apenas o letrista, poeta e técnico de iluminação Peter Sinfield continuou com Fripp, que chama para compor o novo Crimson, o vocalista Gordon Haskell (que também tocou baixo em "Lizard" e cantou em uma música em "In The Wake Of Poseidon"), o baterista Andy McCulloch, o flautista e saxofonista Mel Collins (outro que também havia tocado em "In The Wake Of Poseidon") e como convidados especiais o pianista de jazz Keith Tippet e sua banda, composta por Robin Miller (oboe), Mark Charig (corneta) e Nick Evans (trombone), e Jon Anderson, vocalista do Yes, que cantou na faixa-título.


"Lizard" prima pela qualidade sonora e musical, e também pela ousadia. Fripp elaborou uma extraordinária combinação de instrumentos de sopro com dois sintetizadores VCS3 e o Mellotron, presentes em toda a gravação e dando um ar de modernidade e experimentalismo ao som do grupo, o minimalismo característico do grupo agora acentuado pela presença de dois sintetizadores, o piano criativo de Keith Tippet e os arpegios de Fripp apontam para uma nova proposta musical e dão a dimensão exata de que o King Crimson estava mesmo à frente de sua época e completamente centrado em sua música, apesar das incontáveis mudanças de formação, que nunca tiraram o grupo de seu eixo. Não há destaques para "Lizard", ele é perfeito em sua totalidade

Lady of the Dancing Water

1. Cirkus (6:28)
2. Indoor Games (5:41)
3. Happy Family (4:16)
4. Lady of the Dancing Water (2:44)
5. Lizard (23:13)

megaupload (85.63 MB)
depositfiles (85.63 MB)
megaupload (95.03 MB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *