.

.

11/02/2012

Syrius - Devil's Masquerade (1971)


Devil's Masquerade (1971)


Crooked Man

O primeiro álbum do lendário grupo de  jazz-rock progressivo húngaro "Syrius". Jackie Orszaczky, (1948-2008), foi o cantor, um dos compositores, e baixista.

Syrius foi formada por Baronits Zsolt em 1962, este álbum é uma pérola realmente preciosa da Hungria. O álbum foi gravado na Austrália, quando o grupo foi convidado para excursionar por todo o país. Eles começaram a tocar rock progressivo de alta qualidade, quando Miklos "Jackie" Orszaczky, Laszlo Pataki, Mihaly Raduly e Andras Veszelinov se juntaram à banda.

Sua música é excelente, este álbum é classificado entre os melhores álbuns progressivos da Europa dos anos 70. Ráduly Mihály, sax e flauta, foi vencedor do cobiçado prêmio de "Melhor Solista no Montreux Jazz Festival 1970". Simplesmente a "nata" dos monstros sagrados da improvisação.

Tornaram-se populares na cena húngara rapidamente. Em 1970, eles reuniram-se com o produtor Charlie Fisher, atuante na Austrália, onde eles gravaram este álbum lendário, chamado'' Diabo Masquerade ". O álbum é curto, 36 minutos,  entretanto suficientemente complexo. Mihaly Raduly,  influenciado por Roland Kirk e Eric Dolphy, toca os solos de sax e flauta principalmente. A 1º faixa, intitulada, "Concerto For A Three-Strigned Violon And Five Mugs Of Beer", solos agressivos de violino dialogando com incrível "scat singing" (Recurso de voz, principalmente no jazz vocal, scat singing é a improvisação de vocábulos com palavras ou sílabas sem sentido, dá ao cantor a habilidade de soar melodias e ritmos improvisados equivalentes a um solo instrumental), é um prólogo do instigante conteúdo desta obra prima no gênero.   

"Observations Of An Honest Man " é uma balada triste com a flauta e piano, talvez um breve momento para seu folego. O álbum é uma viagem de improvisações criativas. Solos de sax ao melhor estilo "Coltrane". O órgão e piano proporcionam ritmos desenfreados. LaszloPataky é um tecladista fabuloso, uma mescla de Larry Young e Keith Emerson. 

Este álbum tornou-se uma referência de suma importância na trajetória húngara do rock progressivo em sua essência experimental e criativa. O som de Syrius foi muito original com as tradições "Night Music", principalmente ao estilo musical do compositor húngaro Béla Bartók, (Caracterizado por "dissonâncias exóticas proporcionando um cenário de sons da natureza e melodias solitárias"). O próprio jazz e derivados, em sua origem, é o resultado do encontro de tradições, desde muito cedo houve uma influência mútua entre a música clássica e o jazz. Podem ser percebidos traços característicos dessa fusão na obra de artistas de referência mundial no jazz e diversas vertentes.

Syrius voltou para a Hungria em 1972, após várias apresentações na Austrália, onde tocavam em clubes noturnos, entretanto, ao contrário da Austrália, eles tocaram em grandes festivais. Em 1973 eles conseguiram um convite à abertura da "Ópera Melbourne", mas a eles não puderam ir. As razões foram políticas e burocráticas. Desiludido, Orszaczky deixou o grupo em 1973 e emigrou para a Austrália. Tornou-se músico de estúdio muito requisitado e também produtor. Boa audição!


Observations Of An Honest Man

Syrius
Devil's Masquerade
(Az Ördög Álarcosbálja) 1971.


Tracklist:

  1. Concerto For A Three-Strigned Violon And Five Mugs Of Beer 2:38
  2. Crooked Man 6:55
  3. I've Been This Down Before 4:27
  4. Devil's Masquerade 5:34
  5. Psychomania 5:44
  6. Observations Of An Honest Man 1:46
  7. In The Bosom Of A Shout 8:53

orszaczky_miklos
Artists:

  • Miklos Orszaczky - Vocals, Bass, Guitar, Violin
  • Zsolt Baronits - Sax, Vocals
  • Mihaly Raduly - Sax, Flutes
  • Laszlo Pataki - Piano, Organ
  • Andras Veszelinov - Drums, Percussion, Vocals
raduly_mihaly


In The Bosom Of A Shout

rapidshare  (69.93 MB)
data.hu/ge  (69,0 MB)
depositfile (49.22 MB)
rapidshare (87.13 MB / 320 Kbps)
A continent's best (july 10,1971)
  • Interview with Syrius and their manager Charles Fisher by Bernie Cannon, Ep 394. Broadcast 12th October 1971:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *