.

.

05/03/2012

Focus - Hamburger Concerto - (1974) Japan Edition 2001






"Hamburger Concerto", é o quarto álbum de estúdio da banda "Focus", eternamente, um dos maiores ícones do rock progressivo, referência e inspiração às gerações do estilo sinfônico. Grande parte da crítica, consideram-no a melhor obra já realizada do progressivo sinfônico, um álbum brilhante de rock neo-clássico, o melhor destes mestres holandeses a nível de sofisticação musical,  poucas bandas de rock progressivo o poderiam igualar.

Após extensas turnês por todo o Reino Unido e os EUA nos anos 1972 e 1973, a popularidade da banda havia crescido internacionalmente e quando lançado em abril de 1974, o álbum se cercava de grandes expectativas, e o resultado demonstra seu sucesso ímpar. Por cinco semanas este álbum altamente experimental do grupo de 1970, atingiu a 20º nas paradas britânicas, e durante o mesmo período por sete semanas foi 16º nas paradas norueguesas. Nos EUA o álbum alcançou o 66º.

Em se tratando de um álbum progressivo de puro experimentalismo e boa dose de influências clássicas, cabe entender seu prestígio de maneira seleta, ou seja, seria preciso que apreciadores do gênero em específico se manifestassem em sua grande maioria para a obtenção dos índices da ocasião. E numa época em que poucas bandas do estilo iriam sobreviver financeiramente...

A substituição de Pierre van der Linden na bateria por Colin Allen (Stone The Crows), certamente trouxe uma sensação nova para o grupo, com motivos clássicos e começa com um curto  renascentista que foi baseado em uma obra de um compositor belga desconhecido. Akkerman o havia descoberto em uma loja de música em Antuérpia, na Bélgica.

Após este prelúdio curto do tipo que prepara o terreno, encontramos os nossos mestres holandeses em um jazz-rock chamado "Harem Scarem", com Van Leer no piano e no Hammond, bem como trabalho acordeão. (Mais de 20 diferentes instrumentos musicais foram empregados nesta obra-prima). O álbum se desenvolve regado de belíssimos interlúdios que se revezam entre a flauta e o trabalho de Akkerman com sua singular guitarra emotiva. 

"Hamburger Concerto", o tema principal. foi extraído de uma peça de Brahms, intitulado "St. Anthoni Chorale: Variações sobre um tema de Joseph Haydn Opus 56", que foi composta em 1873. Uma qualidade na natureza do "Focus" foi sempre ater-se à referências clássicas que podem ser ouvidas durante toda a sua obra anterior. A introdução se desenvolve em um contexto mais moderno com texturas que caraterizam a banda. Além de "Van Leer" com suas peculiares e  inventivas habilidades vocais, é um dos melhores momentos de "Jan Akkerman", que mostra todo o seu virtuosismo em composição e técnica superior na guitarra elétrica, e numa feliz conclusão,  uma sequência de órgão, sintetizador e voice power chords, com o violão do mestre Akkerman. 

Uma obra-prima, em que os talentos de Akkerman e Van Leer estão em seu pico. Na verdade, "Hamburger Concerto" é o culminar da carreira de Focus. Neste álbum encontramos uma incrível mescla de estilos e uma grande quantidade de diferentes instrumentos que são executados de tal forma perfeita que é difícil de acreditar que eles eram apenas quatro músicos na banda. Com certeza... Boa audição! 


Birth


FOCUS
Studio Album, released in 1974
2001, Japan



Line-up / Musicians


  • Thijs van Leer: organ, piano, harpsichord, electric piano, flute, alto-flute, arp synthesiser, recorder mellotron, vibes, accordion, the organ of St. Mary the Virgin - Barnes, handclaps, all voices, whistling 
  • Bert Ruiter: bass guitar, auto harp, triangles, chinese finger cymbals, handclaps, swiss bells 
  • Colin Allen: drums, conga drum, tambourine, castanets, cabasa, woodblock, chinese gong, timpani, handclaps, flexatone, cuica 
  • Jan Akkerman: all guitars, lute, timpani, handclaps.


Track Listings:

1. Delitae Musicae (1:13)
2. Harem Scarem (5:52)
3. La Cathédral De Strasbourg (4:59)
4. Birth (7:46)
5. Hamburger Concerto (20:19)
i) Starter
ii) Rare
iii) Medium I
iv) Medium II
v) Well Done
vi) One For The Road
6. Early Birth (2:54)

Total Time: 43:03


  
Hamburger Concerto (Full Album)

Focus - Hamburger Concerto (1974)
FLAC - Japan
hotfile (310.5 MB)
pass: ZuFal
ou
edição original
(Mp3/320Kbps)
narod.ru (101.05 МB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *