.

.

02/03/2012

Steel Mill - Jewels Of The Forest / Green Eyed God Plus 1970 - 1971 (2010)



Steel Mill - Jewels Of The Forest / Green Eyed God Plus 1970 - 1971 (2010)


Zangwill


Fico feliz com este post, conheço alguns amigos que tenho certeza irão apreciar bastante, e creio que de maneira geral quem puder ouvir, se já conhecendo, curtirá tanto quanto quem tiver sua primeira experiência com o trabalho desta banda excepcional, pois além do que é inédito, esta remasterização foi realizada com afinco na busca do melhor resultado, feita com amor pela arte que mobiliza a alma destes personagens e muitas lendas, peculiar da paixão inerente ao progressivo, suas estruturas musicais complexas, instrumentação elaborada em seus mínimos detalhes, que têm na própria essência ser experimental e criar ritmos, tornando-se prazerosa e envolvente,  naturalmente gerando comprometimento.    

"Steel Mill", foi uma das bandas mais enigmáticas do rock progressivo britânico oriunda do final dos anos 70. Apesar de um sucesso continental, face ao alto nível do repertório de seu álbum lançado na Alemanha em 1972, passariam três anos antes de circular no Reino Unido, então editado na Inglaterra em 75. A esta altura, a banda já havia se dissolvido e desaparecido da cena musical deixando perplexos colecionadores e especialistas da época e ao longos dos anos, com a efetiva falta de conhecimento e informações em respeito a esta grande banda.  

Para a imensa alegria dos amantes da nobre arte, recentemente descobriu-se no sótão de "John Challenger", três acetatos que continham nada menos que cinco longas faixas da banda, registrando material de um ano ou mais antes da gravação do álbum, simplesmente esquecidas... Essas pistas foram cuidadosamente restauradas e mixadas com as fitas originais das mesmas sessões, para criar a melhor qualidade de som possível. 

Portanto este registro brilha também por sua abrangência, reunindo todo o repertório, inclusive não oficial, o belíssimo processo de remasterização baseado em fontes primárias, e o caprichoso  conteúdo histórico, folders e material de encarte, proporcionando uma interessante e elucidadora retrospectiva de um "clássico perdido". 

Uma coleção que inclui o álbum verde original "Green Eyed God", gravado em 1972, e uma seleção de "b-sides" e faixas até então inéditas. Além disso, uma nova canção escrita e gravada em "2010", para coincidir com esta versão detalhada. 

Em seu som psicodélico, "Steel Mill" possui uma estreita relação no trabalho com os metais, sax e flauta (adorável), às vezes trazendo à mente os primórdios de "Van Der Graaf Generator" e até a semelhança à temas indígenas de profunda espiritualidade e versatilidade criativa. Boas dinâmicas e refrões, riffs de guitarras selvagens que combinam harmoniosamente ao bom gosto dos temas dos metais, mesclando algo no estilo folk "Jethro Tull", deixando a sensação de nuances orientais. 

Em suma, este quinteto desenvolve um pesado progressivo, mas variado e extremamente melódico, rico em sutis e agradáveis interlúdios e uma boa dose de experimentalismo, típico do início dos anos 70', puro deleite para os "progheads" em busca de pedras preciosas. Todas as faixas são escritas por John Challenger e Dave Morris.

Desde o início o trabalho dedicado sobre esta reedição, foi algo além das expectativas, a banda realmente decidiu reformar e escrever um novo material. Os primeiros frutos desta reunião são apresentados neste material extraordinário. Uma pérola, outro formidável tesouro descoberto das profundezas do universo progressivo. Com certeza... Boa audição!


 Line-up:

Dave Morris - keyboards, vocals 

Terry Williams - guitar
John Challenger - woodwinds
Jeff Watts - bass
Chris Martin - drums


Track list:

  1. Blood Runs Deep 5:13
  2. Summer's Child 4:21
  3. Mijo and the Laying of the Witch 7:49
  4. Treadmill  3:56
  5. Green Eyed God 9:39
  6. Turn the Page Over 3:48
  7. Black Jewel of the Forest 6:00
  8. Har Fleur  0:44
  9. Get On The Line 4:12 
  10. Zangwill 3:42
  11. Green Eyed God 3:46 
  12. Confusion 3:55
  13. Monday Arrives 3:15 
  14. Super Clean Man 3:33
  15. Keep Working 3:56
  16. Growing Bald 3:52
  17. A Forgotten Future/A Future Past 5:00




(FLAC / 649 МB)



Black Jewel of the Forest

Summer's Child

Green Eyed God

Mp3 320 Kbps
mediafire1 (148.28 MB)
mediafire2 (85.06 MB)

Um comentário:

  1. Cara, essa banda é excepcional. Com um som diferenciado, inclusive nos dias de hoje, é muito relaxante ouvir essa banda. Sempre me vem a cabeça quando ouço esta maravilha de álbum a tranquilidade, árvores e floresta, toda um vegetação e pássaros a cantar.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *