.

.

09/03/2013

Gotic - Maqueta (1978)



Alba Cosmopolita

Gotic é uma banda catalã cuja sonoridade reflete o alto astral em que suas composições se desenvolvem.  Apesar de relativamente obscura, Gotic é vista como um grande expoente do progressivo espanhol sinfônico. A banda foi formada no final dos anos 70 pelo famoso baixista Rafael Escoté, que viria se tornar mundialmente conhecido quando integrou o grupo Pegasus, a partir de 1982, e com o qual lançou 09 álbuns, o mais recente em 2001. Junto com ele participam neste projeto, Jep Nuix ( flauta, flautim), Jordi Vilaprinyo nos teclados e Jordi Marti na bateria e percussão. 

Rafael EscotéSuas principais influências, segundo Rafael são Camel , PFM e Gentle Giant. O único álbum oficialmente lançado pelo grupo foi nominado "Escenes", em 1978, sendo um dos mais elogiados álbuns de prog sinfônico da Espanha. Rafael Escoté é um músico prolífico, em sua carreira além da banda prog Pegasus, ele também realizou diversos trabalhos solo, que você pode conferir aqui: rafaelescote

"Escenes" por cerca de 30 anos foi o único trabalho disponível da banda em escala comercial. Segundo algumas matérias buscando traçar a trajetória do grupo, sempre houveram rumores de que eles haviam gravado material para um segundo álbum, permanecendo um mistério, para muitos apenas um mito.

Não se sabe exatamente como, mas alguns anos atrás, O selo "japonês" Tachika Records (sempre eles...) teve acesso aos arquivos até então desconhecidos oficialmente, lançando o álbum "Maqueta", visto como um bootleg, (Maqueta em espanhol significa "gravação demo"). Um sonho havia se tornado realidade, o que todos os fãs já consideravam um tesouro perdido para sempre enterrado na história, finalmente se tornou disponível para o mundo.

E, felizmente, o material é muito mais do que apenas uma demo, na verdade o material para um  novo álbum estava praticamente pronto para ser lançado, a qualidade do som é muito melhor do que se poderia esperar, as faixas são completamente organizadas e todos elas têm o seus próprios nomes em língua catalã. Apenas a última faixa "bônus" é na verdade uma demo com qualidade de som claramente inferior.

Como "Escenes", "Maqueta" é totalmente instrumental, mas é mais enérgico e menos pastoral,  singrado na veia jazz-rock, mas sendo bastante sinfônico. O mais próximo a nível de referência ainda é "Camel", em grande parte devido à ênfase da flauta ao longo das composições. A gravação é creditada como sendo de 1978, e há mudanças importantes no line-up, o flautista Jep Nuix  foi para a banda Mirasol Colores, sendo substituído por Agusti Brugada, e eles ainda foram reforçados pelo excelente guitarrista Eugeni Gil, que sem dúvida contribui para implementar a intensidade rítmica deste trabalho.

Abaixo uma versão (infelizmente sem a flauta) da terceira faixa "Juventut Audac" apresentada ao vivo pela TV espanhola Musical Express "Gotic - live 1978 on spanish TV - 70s progressive fusion"



Juventut Audac

Regatar este material do que foi pensado ser um álbum perdido para sempre, é motivo de júbilo à todos os fãs do prog sinfônico, principalmente aos que apreciam a flauta. Para mim, a oportunidade de descobrir, conhecer um trabalho que reúne tantas qualidades, é muito prazeroso e divertido, e o que me deixa mais satisfeito aqui no blog é que tantos outros possam sentir o mesmo. Boa audição!



Bulerias


Gotic - Maqueta
Studio Album, released in 1978
Tachika Records (2009)



 Songs / Tracks Listing:

1. Alba Cosmopolita 8.38
2. Passejant per Zarantz 6:24
3. Juventut Audac 4:20
4. Amanda d'Estiu 7.16
5. Bulerias 2:12
6. Somiant 1:03
7. Pluja Sabatina 4:33

Bonus:
8. Jugant amb el gat (demo) 5.53

Total time: 40:23

Musicians:
Gotic picture
Rafael Escoté: bass, gong, claps
Jordi Martí: drums, percussion, claps
Agusti Brugada: flute
Jordi Vilaprinyó: keyboards, synthesizers
Eugeni Gil: guitars



Jugant amb el gat


Mp3 - 320 Kbps - 48 kHz
mediafire - 76,39 MB
ou
4shared - 76,40 MB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *