.

.

18/04/2013

Faleceu Storm Thorgerson, o designer gráfico mais cultuado no cenário musical.


Storm Thorgerson: Pink Floyd album cover designer dies

Storm Thorgerson, artista, designer gráfico britânico mais cultuado no cenário musical, morreu hoje em paz, depois de uma batalha contra o câncer.

Ao longo de 40 de uma ilustre carreira, foi responsável pela concepção da arte de álbuns, (muitas consideradas as melhores de todos os tempos, "Dark Side of the Moon", por exemplo), para diversas bandas e músicos, principalmente do "Pink Floyd", mas também do Led Zeppelin, Peter Gabriel e Muse, entre outros.

Apesar de ter no currículo colaborações com diversos artistas foi mesmo com o Pink Floyd que Thorgerson, que assinava suas obras com o nome do seu estúdio, Hipgnosis, teve sua relação mais próxima. Certamente foi por isso que a notícia da sua morte foi publicada no site da banda, pinkfloyd.com: “Nós estamos tristes com a notícia de que o gênio gráfico do "Pink Floyd", amigo e colaborador, Storm Thogerson, morreu. Nossos sentimentos para a família e os seus muitos amigos.”

Declaração de David Gilmour:

Em comunicado divulgado pela rede britânica BBC, Gilmour comentou: "Conhecemo-nos em nossa adolescência  Gostávamos de nos reunir em Sheep's Green, um lugar à beira do rio em Cambridge, e Storm estava sempre lá discursando, fazendo o maior barulho, cheio de ideias e entusiasmo.

Ele tem sido uma força constante na minha vida, tanto no trabalho como em privado, um ombro para chorar e um grande amigo. As obras de arte que ele criou para o Pink Floyd, de 1968 até os dias atuais, têm sido uma parte inseparàvel do nosso trabalho.

Sentirei sua falta."

Thorgerson, como acima mencionado, ao longo de 40 anos desenhou capas para Led Zeppelin, Black Sabbath, 10CC, Peter Gabriel ou Muse, ouvia e lia as letras com atenção e falava demoradamente com os músicos sobre as suas ideias, de forma a definir claramente a sua interpretação gráfica da música. E Thorgerson compreendia intimamente os Pink Floyd. Foi colega de escola de Syd Barrett e Roger Waters em Cambridge e manteve desde a adolescência uma forte amizade com David Gilmour.

Estudante de Inglês e Filosofia, foi atraído pelo cinema, o seu primeiro grande interesse, antes de se concentrar nas artes gráficas. Já estudante na Royal College of Art, em Londres, fundou a Hipgnosis, que teve como primeiro grande trabalho a capa de Saucerful of Secrets, o segundo álbum dos Pink Floyd. Indefinida entre a viagem cósmica e um bucolismo expressionista, a capa representava na perfeição a estética e o imaginário da era psicadélica e tornou a Hipgnosis e, por arrasto, Storm Thorgerson, muito procurada pelo meio musical.

Apontando como influências maiores Man Ray, Magritte, Kandinsky ou Ansel Adams, ou seja, fotógrafos de vanguarda e das grandes paisagens, pintores surrealistas e expressionistas, Thorgerson gostava de explorar “a ambiguidade e a contradição”, de ser “perturbador de uma forma gentil”. “Uso elementos reais de forma irreal”, cita o obituário do Guardian. Curiosamente, a sua capa mais célebre, o prisma de Dark Side of the Moon, é a mais simples e a mais distante daquela ideia. Nasceu, segundo Thorgerson, de uma provocação de "Richard Wright". Que teria lhe dito, referindo-se à Rolling Stone: “Não vamos usar uma das suas fotos? Já utilizamos fotos antes. E que tal uma mudança? Uma ideia gráfica que fizesse pensar – qualquer coisa vistosa, graciosa, elegante.”

Inspirado em parte pelos jogos de luz nos concertos dos Pink Floyd, nasceu a mais icônica capa da banda. “É uma boa ideia, mas simples. A luz refractada através de um prisma, como num arco-íris, é um acontecimento comum na natureza. Gostava de reclamar (a autoria da ideia), mas infelizmente não é minha”, afirmou à BBC em 2009.

Além do trabalho com "Pink Floyd", criou para Led Zeppelin a famosa capa de Houses of the Holy, a das crianças nuas numa paisagem surreal, alienígena, e deu a Peter Gabriel o retrato liquefeito que surge no seu terceiro álbum solo. A partir da década de 1980, assinou também vídeos musicais para nomes como "Pink Floyd" (obviamente), Yes, Rainbow ou Robert Plant. Mais recentemente, foi o autor de capas para álbuns do Muse e do Mars Volta. Teria assinado mais de 300 ao longo da carreira.

No comunicado emitido por David Gilmour, o guitarrista recorda as tardes da adolescência passadas nas margens do rio em Cambridge, com Thorgerson “explodindo em ideias e entusiasmo”. Homem fiel aos seus métodos tradicionais – “prefiro o computador na minha cabeça ao da minha secretária”, cita-o o Guardian – não se intimidava com a escala da sua ambição. Para "Animals", o álbum de 1977 do "Pink Floyd", fotografou um porco inflável flutuando sobre uma central eléctrica – o porco gigante soltou-se e foi uma ameaça para os aviões que chegavam e partiam de Heathrow. Dez anos depois, para Momentary Lapse of Reason reuniu várias centenas de camas numa praia, um trabalho que considerou mais tarde uma verdadeira “loucura” – a equipe que acompanhou todos os percalços da empreitada concordaria certamente.

Foi aquela vontade de não se conter perante o que a música suscitava, perante as soluções que a imaginação encontrava que o tornou um nome emblemático da música da década de 1970. Ainda que não fosse músico. 

Quantos como eu,  já não se viram fintando uma capa tantas vezes revista buscando nada em específico, apenas entendendo ser um elo entre o músico, a música e os nosso sentimentos, por vezes nostálgicos, ou simplesmente  uma janela atemporal, onde a mente vagueia ao som de sua faixa preferida. 


Abaixo a notícia em sua íntegra, pela BBC:


Mr Thorgerson famously designed the cover artwork of Pink Floyd's The Dark Side of the Moon
Continue reading the main story

Related Stories
The man behind Pink Floyd's artWatch

Storm Thorgerson, whose album cover artwork includes Pink Floyd's The Dark Side of the Moon, has died aged 69, the band's management has confirmed.

A childhood friend of the founding members of the band, he became their designer-in-chief, fashioning a string of eye-catching creations.

He designed the cover showing a prism spreading a spectrum of colour for The Dark Side Of The Moon.

His credits also include albums by Led Zeppelin, Peter Gabriel and Muse.

His family released a statement saying he died peacefully on Thursday surrounded by family and friends.

"He had been ill for some time with cancer though he had made a remarkable recovery from his stroke in 2003," it said.

"He is survived by his mother Vanji, his son Bill, his wife Barbie Antonis and her two children Adam and Georgia."

Pink Floyd guitarist and vocalist Dave Gilmour released a statement in which he said the artworks Thorgerson created for the band had been "an inseparable part of our work".

He said: "We first met in our early teens. We would gather at Sheep's Green, a spot by the river in Cambridge and Storm would always be there holding forth, making the most noise, bursting with ideas and enthusiasm. Nothing has ever really changed.

"He has been a constant force in my life, both at work and in private, a shoulder to cry on and a great friend. I will miss him."'Simple idea'

A statement on the Pink Floyd.com official site said: "We are saddened by the news that long-time Pink Floyd graphic genius, friend and collaborator, Storm Thorgerson, has died.

"Our thoughts are with his family and many friends."

Thorgerson began his career with UK design group Hipgnosis, founded in the late 1960s and his distinctive style made him one of the industry's most recognisable artists.

There was the mournful-looking cow on the front of Atom Heart Mother, the burning businessman on the sleeve of Wish You Were Here, the giant pig flying over Battersea Power Station and the prism spreading a spectrum of colour across The Dark Side Of The Moon.

He told the BBC in 2009: "It's a nice but simple idea. Refracting light through a prism is a common feature in nature, as in a rainbow. I would like to claim it, but unfortunately it's not mine!"

The idea was sparked by Pink Floyd's keyboard player, the late Richard Wright, he explained.

"He said, somewhat provocatively, 'Let's not have one of your photos, we've had your photos before. Can't we have a change? A cool graphic - something smart, tidy, elegant.'"

What is your reaction to the death of Storm Thorgerson
? Please send us your experiences using the form below


  • Noticiado na Globo: 

RIO - Morre Storm Thorgerson, responsável por capas de disco como a de "Dark side of the moon", do Pink Floyd. O designer tinha 69 anos e sofria de câncer. Em 2003, ele teve um acidente vascular cerebral. A notícia foi confirmada pela família: Thorgerson deixa mãe, mulher, filho e duas enteadas.

Amigo de infância dos fundadores da banda inglesa, Thorgerson marcou época pelos trabalhos que fez para seus discos. Vocalista do Pink Floyd, David Gilmour divulgou um comunicado em que afirma que as obras criadas por Thorgerson para a banda eram "parte inseparável do trabalho" do grupo. O ilustrador ainda trabalhou com o Led Zeppelin, Peter Gabriel e Muse.

Thorgerson começou a carreira no fim dos anos 1960, quando fazia parte do grupo de design inglês chamado Hipgnosis. Seu estilo fez dele um dos artistas mais reconhecidos da indústria. É dele a criação de ícones como a vaca na capa de "Atom heart mother", do executivo em chamas no encarte de "Wish you were here" e do porco gigante voando sobre a estação de energia de Battersea, na capa do álbum "Animals".

Sobre a capa de "Dark side of the moon", ele disse, em entrevista à "BBC", que foi uma "boa, mas simples ideia. A refração da luz através de um prisma é uma característica comum na natureza, como um arco-íris. Eu gostaria de reclamar a autoria disso, mas infelizmente isso não é meu!", brincou. As informações são da "BBC".






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *