BLITZ de junho, dia 31 de maio nas bancas
O clássico do "Pink Floyd" está de parabéns e a BLITZ dedica-lhe uma edição especialíssima.
Foi há quarenta anos que uma banda inglesa até aí associada ao psicadelismo, criou uma obra-prima (a maior?) do rock espacial e um dos pináculos da música popular dos anos 1970. Nesta edição da BLITZ, desvendamos-lhe os segredos de "Dark Side of the Moon", do "Pink Floyd", um dos LPs mais ouvidos - e mais comprados - de todos os tempos. E a capa não poderia ser outra...
Em dezembro de 1971, à entrada do estúdio, "Roger Waters", "David Gilmour", "Nick Mason" e "Richard Wright" estavam num impasse. Nas vendas há muito que não saíam do meio da tabela; em palco, mesmo com o calendário preenchido, não eram ainda uma banda de topo. Todos estavam de acordo: precisavam de músicas novas para dar concertos. Assim nascia "Dark Side of The Moon", o disco que - conta Filipe Garcia - trataria de levar o "Pink Floyd" para junto dos maiores da história da música, há quarenta anos. E que começou muitos meses antes de ser gravado.
Nasceu em 1944 e a sua infância nada teria de invulgar não fosse o fato de ter sido colega de escola, em Cambridge, de Roger Waters e Syd Barrett, futuros elementos dos Pink Floyd. Formado em cinema e televisão, escolheu o design: tem o seu dedo a maior parte das capas de discos dos Pink Floyd (e não só...), incluindo o icônico prisma de Dark Side of The Moon. Storm Thorgerson faleceu em abril último, aos 69 anos - a sua arte é explicada, detalhadamente, numa das suas entrevistas mais reveladoras, dada em 2009, e num portfólio das suas obras mais marcantes para os Pink Floyd e para bandas como Biffy Clyro, Mars Volta ou Led Zeppelin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!