.

.

30/09/2013

Roger Waters - Live In Zurich (1984)



If

"The Pros And Cons Of Hitch Hiking" foi a primeira turnê de solo de "Roger Waters". O álbum é uma narrativa dos fatos em tempo real, do sonho do protagonista. Em suas caminhadas ele vivencia o adultério, a solidão (os contras), a reflexão, e a ressocialização (os prós). Assim como em sua obra "The Wall", consiste na construção de imagens, e o personagem fica em “segundo plano”. Com peculiar genialidade, Waters foca a mente. Em todas as suas obras, ele é conceitual. Formador de opinião acerca de algo conflitante. O juízo que se faz de alguém ou de alguma coisa socialmente estabelecido, ele questiona. Nesta obra os tijolos são pesadelos, continuando a construir e desconstruir seu um muro imaginário. Aqui a ressocialização do personagem se dá no momento em que finda o sonho ruim. Em "The Wall" no momento em que o muro é derrubado. Em ambas as situações ocorre o despertar. Penso que as duas obras são na verdade uma única obra ou o mesmo ideal. A questão moral é similar, embora abordadas de modo diferente. Como se sabe as duas obras foram apresentadas ao Pink Floyd em 1977, e o grupo escolheu "The Wall". 


"Aqueles que desenvolvem a ideia conceitual ultrapassam a fronteira da imaginação, e transportam para o outro mundo, o mundo dos sonhos."

Com o início do processo judicial movido por "Waters", impedindo que os outros membros usassem o nome "Pink Floyd" na sua ausência, as atividades da banda ficaram suspensas e cada integrante investiu em sua carreira solo. Nesse momento, julgou oportuno desengavetar o projeto não escolhido pela banda em 77. E para esse álbum, contou com as ilustres presenças de "Eric Clapton" na guitarra e "Mel Collins" no sax, além de "Michael Kamen" nos teclados, que no mesmo ano participou também das gravações do álbum solo do "David Gilmour", Andy Newmark na bateria, (havia tocado em  "Two Suns In The Sunset" no álbum "The Final Cut"), Tim Renwick (baixo), Chris Stainton (teclados), Doreen Chanter e Katie Kissoon (backing vocals), formando então sua banda de apoio a qual denominou "The Bleeding Heart Band". 

Apesar de "Waters" ter lançado "The Pros And Cons Of Hitch Hiking" em 1984, ele fez esta etapa de turnê como artista solo, promovendo o álbum com a banda de apoio contratada. Ele ainda era um membro do "Pink Floyd", e não deixou o grupo até o final 1985.

 Zurich foi o oitavo show da turnê de "Roger Waters", a primeira parte do show apresenta clássicos do "Pink Floyd", com direito a algumas re-interpretações dignas de seu talento. "Set The Controls For The Heart Of The Sun" é desprovida de sua conotação "space rock", soando mais jazzy com ênfase no sax, guitarra, e as vocalistas carregando a melodia. "Money" inclui "Mel Collins" tocando um solo de sax, (um show a parte), seguido por "Clapton", (dispensa comentários), que implementa um extenso e fabuloso solo à canção. As versões originais, ao meu ver são definitivas e irretocáveis. Mas acho interessante poder ouvir algo diferente, sendo de bom gosto. Stainton e Kamen a seguir, tocando órgão Hammond e um coquetel de teclados elétricos constituem uma outra expansão da narrativa conceitual da peça impressionante.

A belíssima "If", uma canção tocada apenas uma vez ao vivo pelo "Pink Floyd" na BBC,  ganha uma visão otimizada nos vocais e um solo de "Eric Clapton" simplesmente maravilhoso, de deixar sem palavras.

Waters canta "Have A Cigar" com muito mais confiança do que na década de setenta e, em vez do efeito de transmissão de rádio, há uma linda melodia de piano que faz a passagem  para "Wish You Were Here", que continua com a peça, subjacente às letras em um belo arranjo. "In The Flesh" e "Hey You" são interpretadas próximas as versões de estúdio, exceto a última ter "Collins" no solo de saxofone no lugar do solo de guitarra.

A segunda parte do show é a ópera rock elaboradamente encenada. Como muitos dos projetos de Waters, o visual desempenha um papel tão importante quanto a música, e é útil para compreender o estágio em que o show como obra progride ao longo dos seus quase 50 minutos. Neste caso começa a partir da introdução gravada para "04:30 (Apparently They Were Travelling Abroad)."

Algumas das canções são expandidas com letras adicionais não encontrados na versão de estúdio, "Eric Clapton" vive um dos seus melhores momentos durante a "04:41 (Revolução Sexual) ", com um grande solo contagiando o público que aplaude intensamente. E para finalizar com chave de ouro "Brain Damage" e "Eclipse", duas das mais expressivas obras-primas do "Pink Floyd".

Assim como em "The Wall", o genial Gerald Scarfe contribuiu com sua arte no cenário da turnê, e não só ilustrando a obra, como criou desenhos dos próprios músicos. A qualidade do áudio é excelente. Boa audição!


4:41 AM (Sexual Revolution)



Roger Waters
"Live In Zurich" 
July 3rd, 1984 
Hallenstadion, Zurich, Switzerland.


Disc 1:

1. Set The Controls For The Heart Of The Sun (7:52)
2. Money (8:40)
3. If (4:13)
4. Welcome To The Machine (7:19)
5. Have A Cigar (6:46)
6. Wish You Were Here (6:39)
7. Pigs On The Wing – part 1 (1:25)
8. In The Flesh (4:35)
9. Nobody Home (4:37)
10. Hey You (4:43)
11. The Gunners Dream (7:22)


Disc 2:

1. 4:30 AM (Apparently They Were Travelling Abroad) (3:16)
2. 4:33 AM (Running Shoes) (5:25)
3. 4:37 AM (Arabs With Knives And West German Skies) (2:20)
4. 4:39 AM (For The First Time Today – part 2) (3:38)
5. 4:41 AM (Sexual Revolution) (5:32)
6. 4:47 AM (The Remains Of Our Love) (3:34)
7. 4:50 AM (Go Fishing) (6:52)
8. 4:56 AM (For The First Time Today – part 1) (2:04)

9. 4:58 AM (Dunroamin, Duncarin, Dunlivin) (2:55)
10. 5:01 AM (The Pros And Cons Of Hitch Hiking) (6:17)
11. 5:06 AM (Every Stranger's Eyes) (4:59)
12. 5:11 AM (The Moment Of Clarity) (2:55)
Encore:
13. Brain Damage (3:53)
14. Eclipse (1:49)


Total time: 119:40

Money


The band:

Roger Waters: lead vocal, bass & guitar
Eric Clapton: lead guitar
Andy Newmark: drums
Chris Stainton: keyboards & bass
Michael Kamen: keyboards
Mel Collins: saxophone
Tim Renwick: guitar & bass
Doreen Chanter: vocals
Kate Kisson: vocals




Running Shoes

mediafire.CD1 - (130,69 MB)
mediafire.CD2 - (114,44 MB)
FLAC
mediafire.CD1.pt1 - (195,76 MB)
mediafire.CD1.pt2 - (184,10 MB)
mediafire.CD1.pt3 - (45,41 MB)
mediafire.CD2.pt1 - (197,97 MB)
mediafire.CD2.pt2 - (168,02 MB)

  Go Fishing



Notes:

A part of European leg of 1984 "The Pros And Cons Of Hitch Hiking" world tour.
With Eric Clapton on the guitar in all the songs.
Amazing recording. The best sounding show from whole 1984 tour.
Artwork: Wojtek
Quality: EX+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *