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20/10/2019

Pink Floyd: Auditorium Theater, Chicago 1972 (R1+R2 Stereo Matrix JFE revA) FLAC




Careful With That Axe, Eugene


Em 1972, Pink Floyd estreou não apenas algumas músicas como em turnês anteriores, mas um álbum inteiro antes do seu lançamento, e a banda revia e melhorava as canções a cada noite. O título original foi "Eclipse", para então "Dark Side of the Moon: A Piece for Assorted Lunatics", anunciado em concerto realizado no Rainbow Theatre em 17 de fevereiro de 1972 à uma plateia formada apenas por jornalistas e críticos. O título tornou a mudar para "Eclipse (A Piece for Assorted Lunatics)" entre os meses de abril e maio, durante a primeira etapa da turnê pelos EUA, depois reverteu-se em "Dark Side of the Moon - (A Piece for Assorted Lunatics) em setembro, cumprindo a segunda etapa da turnê nos EUA, e finalmente lançado em 1973 sob o título de "The Dark Side of the Moon". 

O show começa com os batimentos cardíacos e os aplausos do público, juntamente com os efeitos de sintetizador, um prenúncio a "Breathe" soando muito próximo da versão final. "Travel Sequence" ("On The Run") vêm em seguida, a seção é uma excelente jam que "Wright" e "Gilmour" iriam apresentar ao longo do ano. Alguns fãs e colecionadores mais assíduos argumentam que esta variante se encaixa à atmosfera da suite muito melhor do a versão oficial de  "On The Run". Em "Time" ainda está faltando o efeito dos relógios como frenesi de um despertar alucinante, que se tornaria sua principal referência.

Algumas canções ainda são bastante distintas. Em "The Mortality Sequence",  Wright executa progressões de acordes similares ao tema de "Celestial Voices" do álbum "A Saucerful of Secrets". Mesmo as moedas têm anida sons diferentes no início de "Money". É perceptível também a busca do sincronismo adequado. 

"Us & Them" é particularmente lenta e majestosa nesta gravação. Também uma ótima oportunidade em poder curtir "Mr. Wright" em seu solo nos teclados durante toda a extensão da canção ao invés do sax. "Dick Parry", que é excelente, mas o Hammond do mestre dá uma dimensão mais psicodélica à música e uma beleza lírica ímpar. Penso que "Brain Damage" neste show, têm sua melhor interpretação da turnê dentre os shows que ouvi, e é perceptível a reação do público de maneira positiva.

"Any Colour You Like" era na época mais conhecida como "Dave's Scat Section", e nas versões ao vivo você pode ouvir "David" cantarolando junto aos acordes de sua guitarra, uma improvisação vocal que em inglês é denominada "scat singing", (sílabas sem significado, pronunciadas no ritmo da melodia, ex: la la la...). A canção é na verdade uma jam espetacular, aqui com 6:20 minutos, onde bateria, guitarra, e sintetizador, fluem num clima espacial promovendo um verdadeiro deleite aos nossos ouvidos. Esta é a única música lançada em um álbum de estúdio durante a época com "Roger Waters" na banda, que é creditada a todos os membros da banda, exceto ao próprio "Waters". Aqui podemos perceber como seria "Pink Floyd" mais focado no instrumental, que era o desejo principalmente de "Mason", e também a essência da banda até então; interpretações longas e um repertório fantástico de improvisações. Embora sendo curta, esta jam ainda resgata momentos preciosos daquele período.

Com as velhas canções já há muito conhecidas, a segunda parte do show incendiou o público, e a eterna predileta "Echoes" foi mais uma vez a estrela da noite. A primeira música desta etapa é uma das versões mais pesadas de "One Of These Days" já realizadas. Esta quase derruba o telhado...

O áudio, que você confere nos vídeos deste post, é excelente, mixagem e gravação utilizando duas fontes diferentes (*detalhes no fim do post), proveniente de um projeto de Jimfisheye, membro do fórum Yeeshkul, o qual somos todos gratos pelo incrível acervo de shows do Pink Floyd, tudo mantido com muita dedicação de todos os envolvidos. Em minha humilde opinião este fórum é a melhor fonte de pesquisa no que diz respeito ao Pink Floyd, shows, entrevistas, e uma infinidade de temas discutidos, todos os dados acessíveis por ordem de data, fantástico. Boa audição!


Echoes



Pink Floyd 
April 28, 1972
The Auditorium Theater, Chicago, IL


Setlist:

01 Speak To Me
02 Breathe
03 Travel Sequence
04 Time - Breathe (reprise)
05 Mortality Sequence
06 Money
07 Us and Them
08 Any Colour You Like
09 Brain Damage - Eclipse
10 One Of These Days
11 Careful With That Axe, Eugene
12 Echoes
13 Set The Controls For The Heart Of The Sun



Us and Them


FLAC
mega.nz - (717.6 MB)
ou
ulozto.net - (752 MB)




Time - Breathe (reprise)




*Este registro é oriundo de um projeto de Jimfisheye, membro do¨Yeeshkul, abaixo algumas especificações, o conteúdo completo no site de origem.

Pink Floyd 1972-04-28 Auditorium Theater, Chicago R1+R2 STEREO MATRIX JFE revA (Flac)
YEESHKUL! - the home for Floydians
 Uploaded by jimfisheye May 2018 (Yeeshkul)
(torrent) 717.63 MB

Notes:

Pink Floyd concerts were presented in quadraphonic surround sound. They called this system the Azimuth Coordinator. They used a front (stage), back, left, right speaker pattern live as opposed to the L,R,Ls,Rs setup for home systems and studio recordings. This show was captured by 2 tapers who happened to be strategically located with respect to each other and the sound system. The front stereo source (rec2) sounds fairly well centered and close to the stage. The back mono recorder (rec1) is in the back of the room directly in front of the rear surround speaker. This speaker stack is captured very discreetly with the room ambiance only half the volume of the direct sounds from this PA speaker. Combined we have an amazing 3 point capture of the live surround mix.

The end result here is a very good fidelity authentic surround sound concert recording with just a few rough edges.

*** Release formats:

24 bit 96k 5.1 FLAC with the 4.0 quadraphonic master (torrent) 4.02 GB
24 bit 96k STEREO FLAC with the stereo matrix (torrent) 2.22 GB
16 bit 44.1k FLAC files with a copy of the stereo matrix for burning to CD (links acima)

The master is 24 bit 96k 4.0 quadraphonic in a 5.1 container with digital zero C & Lfe channels to insure compatibility in all media players. In addition to the quad master, I produced a 24 bit 96k stereo matrix mix with proper balances of the sources. Although a compromise next to the quad, it still retains some of the extended fidelity and completeness of the presentation.


Jimfisheye May 2018

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