.

.

22/04/2023

A animação que me mudou: Hisko Hulsing em 'Pink Floyd — The Wall' (Cartoon Brew)




Hisko Hulsing revisita sua adolescência para a edição desta semana de The Animation That Changed Me , uma série na qual artistas importantes discutem uma obra de animação que os influenciou profundamente.

Pintor, compositor, animador e diretor, Hulsing entrou em cena com seus curtas-metragens Harry Rents a Room, Seventeen e Junkyard (o último dos quais ganhou o grande prêmio no Ottawa Int'l Animation Festival). O cineasta holandês é diretor e designer de produção de Undone, a primeira série animada original da Amazon, e supervisionou os segmentos animados de Kurt Cobain: Montage of Heck, o retrato documental do vocalista do Nirvana.




A escolha de Hulsing é o longa-metragem de 1982 de Alan Parker, Pink Floyd - The Wall, uma dramatização do álbum conceitual homônimo da banda de rock britânica. O filme combina ação ao vivo com segmentos animados, dirigidos pelo renomado cartunista Gerald Scarfe. Abaixo, Hulsing fala sobre o que torna o filme especial para ele:

Lembro-me de ter visto Pink Floyd — The Wall em uma fita de vídeo durante uma visita a um amigo de meus pais que fumava maconha. Fiquei imediatamente impressionado com a música e a animação. Isso me atraiu. Aqui estava um filme insanamente lindo que era sobre mim! Sobre minha rica vida interior adolescente! Sobre a dor, a depressão e a loucura que senti.

Eu tinha quinze anos e fumava maconha diariamente. Eu estava chapado, nervoso e deprimido, e a maconha parecia mudar minha percepção de maneiras muito sombrias, criando alucinações e delírios confusos.

Hisko Hulsing
Hey! Teacher! Leave them kids alone!

The Wall romantizou completamente minha autopiedade e fez tudo parecer fantástico, bonito e alucinante. As sequências de animação foram ainda mais alucinantes do que minhas próprias viagens!

O filme também se encaixou muito bem na minha visão sombria da vida naquela época. Ele contém uma grande peça de animação que ilustrou perfeitamente como eu via a sociedade e a escola. Alunos sem rosto estão sendo espremidos em um picador de carne por um professor frustrado. Foi exatamente assim que me senti: espremido em um moedor de carne pela sociedade, para me encaixar perfeitamente no sistema e fazer parte de uma massa disforme uniforme, junto com meus pares.


Em retrospectiva, provavelmente me senti exatamente assim porque tinha visto The Wall … É realmente difícil saber depois de tantos anos. Hoje em dia tenho visões de mundo mais matizadas, não se preocupe. Não é tão ruim, pessoal!



Eu diria que a maior parte da animação é feita para entretenimento familiar e comédia, provavelmente porque a animação se adapta tão bem ao humor físico. Mas descobri por meio de The Wall e de outros filmes de animação que a animação também é um meio excelente para diluir as barreiras entre sonho e realidade e mostrar o mundo interior de um personagem.

Usei animação para retratar psicose e delírios em meus curtas-metragens Seventeen e Junkyard, e na série da Amazon Undone (com os showrunners Kate Purdy e Raphael Bob-Waksberg). F h unciona de uma forma bem estranha, porque os atores são rotoscopados. Primeiro filmamos os atores, depois os localizamos e os colocamos em um mundo pintado a óleo. O mundo parece muito real, mas também irreal, sonhador e pictórico. Nunca fica totalmente claro para o público se estamos em uma viagem na cabeça de Alma, que pode estar sofrendo de esquizofrenia, ou se estamos realmente assistindo à realidade.



Isso não poderia ser feito sem animação. Se tivéssemos filmado como uma série live-action, haveria uma distinção clara entre a realidade e todas as coisas estranhas acontecendo, o que criaria uma distância clara entre nós e Alma. Nosso objetivo era levar o público em uma viagem com Alma. Veja e sinta o que ela vê e sente, através da animação.

Em Montage of Heck, percebemos, é claro, que estávamos fazendo algo comparável a The Wall, pois estávamos integrando a animação à ação ao vivo. A diferença era que estávamos tentando capturar a vida interior de uma pessoa real – ou seja, o vocalista do Nirvana, Kurt Cobain – e não de uma pessoa fictícia, como é o caso de The Wall .

Para Montage of Heck, tivemos oito minutos de áudio em fita cassete, com colagens de sons e histórias que Kurt Cobain gravou aos 20 anos. Seu uso de maconha, suas lutas na vida e até mesmo seus primeiros pensamentos suicidas. Parecia dar uma visão única de seu caráter problemático.

Como era apenas áudio, o diretor Brett Morgen precisava de recursos visuais que aprimorassem e contra narrassem esses fragmentos. Quando ele viu meu filme Junkyard, pensou que minhas animações sombrias e realistas complementariam muito bem o personagem de Kurt Cobain. Ele notou o mesmo tipo de energia bruta.



A história de amadurecimento que Kurt Cobain contou era tão semelhante ao meu próprio passado adolescente que me senti muito à vontade para animá-la. Não poderíamos ser muito psicodélicos, então a animação não poderia ser tão selvagem quanto The Wall. Mas nossa animação pictórica definitivamente parece sonhadora e estranha e ajuda o público a ter um vislumbre da vida interior rica e autopiedade de Kurt Cobain, assim como The Wall nos ajudou a entrar na cabeça de Floyd. Quase como em um sonho.

All Animated Scenes | Cobain: Montage Of Heck

Acho que The Wall foi construído como um álbum em primeiro lugar, não como um filme. Como muitas letras de músicas pop, [a narrativa do álbum] é tão vaga que é muito possível projetar todos os tipos de significados nela e sentir todos os tipos de sentimentos que podem ou não ter sido intencionados pelos escritores. Não há nada de errado nisso, e funciona para quem é sensível a toda aquela violência visual bombástica. Como eu.

Mas de um ponto de vista puramente narrativo, o filme muitas vezes carece de motivação. Poderia ser visto como uma série de fatias de vida bastante não relacionadas, magicamente costuradas com a música. Existem muitos elementos da história que parecem o início de pensamentos que nunca se cristalizam: paralelos entre as lutas da Segunda Guerra Mundial e os tumultos modernos, imagens fascistas, mídia de massa e shows pop. Muitas e muitas associações e dificilmente uma história real. Mas muito eficaz para alguns públicos!

Uma das coisas estranhas sobre The Wall é que parece um filme de animação com algumas belas cenas de ação ao vivo no meio, enquanto na verdade é o contrário. Há apenas 11 minutos de animação no filme. Mas a animação é usada de forma tão icônica e impressionante que se funde perfeitamente.

The Wall tocou por anos como um show noturno nos cinemas de Amsterdã. Eu assisti muitas vezes. Aparentemente, gosto de mergulhar de vez em quando no tipo de autopiedade melodramática que sentia quando era um maconheiro de 15 anos e reviver tudo de novo. Por que?!

Mas também ainda é muito inspirador. O rapper Kid Cudi uma vez me convidou para ir a LA para passar um tempo em sua casa e no estúdio de som de Hollywood onde ele estava gravando seu novo álbum. Ele adorava Montage of Heck e queria que eu fizesse um videoclipe longo e insano, encharcado de LSD. As paredes de sua casa foram decoradas com fotos de The Wall. Não havia como escapar da espessa camada de fumaça em sua casa e no estúdio. Parei de fumar maconha há 32 anos, mas seu fumo passivo me deixou chapado de novo. Não foi ruim, na verdade…

Kid Cudi e eu não nos demos muito bem, então aquele filme nunca se materializou, e ele foi institucionalizado não muito depois disso. No entanto, ele me deu muita inspiração para um curta-metragem que fiz um storyboard completo, mas que não posso fazer agora por falta de tempo. Por causa da segunda temporada de Undone, na verdade.



Eu descreveria o curta como uma mistura entre Pink Floyd – The Wall, a série impressa de Francisco Goya “The Disasters of War” e suas “Black Paintings”. Muito sombrio e intenso, animado pela fantástica música sinfônica de Dmitri Shostakovich. É o projeto dos meus sonhos, então deve se tornar realidade um dia!





Original: www.cartoonbrew





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *