.

.

08/06/2011

"King Kong: Jean-Luc Ponty Plays the Music of Frank Zappa" 1970





No ano de 1969, Jean-Luc Ponty, com então 27 anos, teve a sua primeira experiência musical com Frank Zappa quando este compôs as músicas para o seu disco, King Kong. No mesmo ano, Ponty fez parte da banda que gravou Hot Rats, clássico disco instrumental de Zappa. O violinista ainda participaria de álbuns como Over-Nite Sensation, Apostrophe, Piquantique e Shut Up and Play Yer Guitar. 
O disco é uma experiência de Frank com o jazz e, por vezes, música erudita moderna. A faixa que talvez evidencie esta idéia é a número cinco, Music For Electric Violin And Low Budget Orchestra. Também constam entre as suas seis faixas, quatro músicas já lançadas por Zappa: Twenty Small Cigars (Chunga’s Revenge), America Drinks And Goes Home (Absolutely Free), Idiot Bastard Son (We’re Only In It For The Money) e a música título, King Kong, que faz parte de diversas compilações. Jean-Luc Ponty assina apenas a faixa de número 4, How Would You Like To Have A Head Like That, curiosamente a única em que Zappa toca guitarra.
Em termos de fusão jazz-rock, Zappa foi um dos poucos músicos que possuia capacidade de interpretar o rock e o jazz sem delimitar fronteiras, sua musicalidade fluia em igual intensidade e competência como a exemplo deste álbum, projeto que também foi um  parâmetro à sua crescente credibilidade como compositor, coube a Ponty, interpretando a obra, pela primeira vez liderar uma produção em ambiente de fusão (embora a marca do experimentalismo de Zappa realmente não seria prenúncio às suas produções). 
De fato este álbum foi um estágio ao progresso de Ponty para o Jazz Rock. tem a sonoridade complexa de Zappa aliada ao seu violino, fatores que resultaram em um produto muito bem acabado e que exprime as qualidades tanto do compositor quanto do intérprete. Destaque aos talentosos *Ian Underwood e Ernie Watts  através de ótimas improvisações em harmonia com solos de piano elétrico do genial George Duke, uma série de incursões sobre arranjos de violino elétrico do irreprensível Ponty, proporcionando um autêntico jazz rock fusion de primeiríssima qualidade.


Músicos:
Jean-Luc Ponty (violino), Ian Underwood (alto e, saxofones tenor maestro), Ernie Watts (saxofones alto e tenor), Gene Estes (vibrafone, percussão), George Duke (piano), Frank Zappa (guitarra); Buell Neidlinger, Wilton Felder (baixo), Arthur Tripp III , John Guerin (bateria).





Faixas: 
1. King Kong (4:55)
2. Idiot Bastard Son (4:03)
3. Twenty Small Cigars (5:37)
4. How Would You Like To Have A Head Like That (7:17)
5. Music For Electric Violin And Low Budget Orchestra (19:26)
6. America Drinks And Goes Home (2:40)




How Would You Like To Have A Head Like That - 1972



K.K. and Twenty Small Cigars - 2010



*Ian Underwood , foi o "multi-instrumentista" que Zappa havia procurado no final dos anos 60 para apresentar suas idéias musicais. A história "Ian" desde a reunião à adesão a banda de Zappa é narrada na faixa 'Ian Underwood Whips It Out' do álbum "Uncle Meat". Ian gravou e tocou com o The Mothers Of Invention apartir do final de 1967 até final de 1973.  Sábado 6 de novembro de 2010, Ian Underwood participou de um "Q & A session" no "Frank Zappa At The Roundhouse" em celebração da música de Frank Zappa, em Londres, Reino Unido. Mais tarde na mesma noite, o Zappa Plays Zappa se apresentou no mesmo festival com a participação especial de Ian Underwood , Jeff Simmons & Scott Thunes

"A informação não é conhecimento. O conhecimento não é sabedoria. A sabedoria não é verdade. A verdade não é beleza. Beleza não é amor. O amor não é música. A música é o melhor... " 
Frank Zappa

pass: ruskaval3% recovery
ou


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *