Apenas a partir de Nursery Crime, com os reforços do baterista Phil Collins e do guitarrista Steve Hackett, que o Genesis começou realmente a mostrar que não era apenas mais uma banda.
Peter Gabriel lança mão de recursos teatrais, conta histórias, usa fantasias, interpreta personagens das músicas. Phil Collins rapidamente se destaca como um dos mais rápidos e inventivos bateristas do rock. Banks é um tecladista virtuoso e arranjador inspirado, assim como Rutherford se destaca com novas linhas de baixo. Hackett fecha a cena com toques de violão clássico e desenvolve novidades como a técnica dos fingertaps, depois consagrada por Eddie Van Halen.
Musical Box que se tornou uma de suas musicas mais aclamadas de sempre, muito graças não só a própria musica mas também em grande parte a teatralidade de Peter Gabriel. A quem diga que este álbum ainda é um pouco experimental e que ainda não esta ao nível dos seguintes, mas este merece todo o mérito possível.
Eram os tempos do rock progressivo, com longas intervenções instrumentais, solos e arranjos elaborados, que emolduravam letras sobre mitologia e ficção científica. A partir de Nursery Crime, tendo como base de fãs a Itália, o Genesis inicia a conquista da Europa.
Este é considerado o inicio da fase de ouro da banda, aqui todas as musicas são absolutamente fabulosas embora talvez aquela que se destaque mais seja The Music Box.
Tony Banks / organ, mellotron, piano, electric piano, 12 string guitar, voicesPhil Collins / drums, voices, percussion, lead vocals(2)
Peter Gabriel / lead voice, flute, tambourine, bass drum
Steve Hackett / electric and 12 string guitar
Mike Rutherford / bass guitar, bass pedals, acoustic and 12 string guitar, backing vocals
Ano: 1971
Tracklist:
The Musical Box
For Absent Friends
The Return Of The Giant Hogweed
Seven Stones
Harold The Barrel
Harlequin
The Fountain Of Salmacis
Seven Stones (tradução)
SETE PEDRASEu ouvi um homem idoso narrar este conto,Caseiro, sozinho durante uma tempestade,E perdendo a esperança;Ele limpa as folhagens debaixo de uma árvoreSete pedras estão no soloDentro da sétima casa, um amigo foi encontradoE mudanças inconsequentes pegarão as rédeas do nadaMarinheiros em perigo no mar,Por entre as ondas uma rocha se aproxima,E ainda não foi vista;Eles enxergam uma gaivota passando voando;O Capitão vira o barco e não pergunta por queE mudanças inconsequentes pegarão as rédeas do nada ,Do nada o desespero que cansa o mundo,Leva o homem idoso ao riso,A risada do mundo apenas o deixa em pesar,Acredite nele; O guia do velho homem é o acaso;Eu ouvi um homem idoso narrar este conto:Fazendeiro, que não sabe quando semear,Consulta o velho, segurando dinheiro em sua mão;E dando de ombros, o homem idoso sorriu,Aceitou o dinheiro e deixou o fazendeiro furioso,E mudanças inconsequentes pegarão as rédeas do nada,O desespero que cansa o mundo,Leva o homem idoso ao riso;A risada do mundo apenas o deixa em pesar,Acredite nele; O guia do velho homem é o acaso.
Constam aqui dois registros pertencentes aos arquivos da BBC em diferentes locais da cidade londrina. O primeiro ocorreu no Paris Theater em 2 de Março de 1972* e o segundo no próprio estúdio da BBC no dia 25 de Setembro** do mesmo ano.Ambas apresentações são faixas de discos como Nursery Crime e Foxtrot. Destaque para a breve e macabra historinha de Henry e Chynthia durante um jogo de Críquete narrada pelo mestre Gabriel. (Cortesia, Luciana)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!