.

.

14/11/2011

Hannibal – Hannibal (1970)


Winter
                                                               

"Como uma Jazzy Band Prog Rock do final dos anos 60, Hannibal estava à frente de seu tempo. A formação da banda é de fato uma história interessante. Clem Clempson levou a banda Bakerloo, originalmente formada em meados dos anos sessenta, com um line up composto por Dave "Clem" Clempson, (guitarra / vocais), Terry Poole (baixo) e Keith Baker (bateria), quando recém haviam  lançado seu álbum homônimo  em uma tour pela Europa. Seu gerente Jim Simpson, que também cuidou de "Black Sabbath" quando eles eram conhecidos como "Earth", organizou a turnê. Antes que eles pudessem promovê-lo no entanto, logo após seu lançamento, Clempson aceitou uma oferta para substituir James Litherland no "Colosseum" e a banda se separou deixando Jim Simpson com grandes problemas. Apesar de uma perda  tão importante como a saída do guitarrista Clemson, Poole e Baker decidiram ressuscitar o grupo com a ajuda de dois novos músicos - George Northall (sax) e Adrian Ingram (guitarra). Momento em que o estilo mudou ainda mais na direção do instrumental jazz-rock. George Northall na época comentou: "Depois que Clem Clempson deixou a banda à ser reformada sob a direção de Jim Simpson (Big Bear Records e proprietário do clube Ronnie Scott, em Birmingham), toquei saxofone com o guitarrista  Adrian Ingram. Tocamos num estilo ainda mais jazzier do que quando Clem Clempson estava lá. Nós viajamos pela Inglaterra (onde os registros foram feitos na BBC) e Alemanha, aparecemos várias vezes no Marquee em Londres, assim como na TV alemã. Apenas antes de eu sair da banda, foi que seu nome mudou para "Hannibal". 

O guitarrista Adrian Ingram recrutou o vocalista Alex Boyce, Cliff Williams no sax, o baixista Jack Griffits,  John Parkes bateria, e o tecladista Bill Hunt. No retorno da turnê com a banda, Simpson decidiu que deveriam ser mantidos juntos e assim, depois de uma outra mudança, Ingram construiu para si uma reputação formidável como um dos melhores guitarristas da cena Jazz Rock Prog e foram suas as composições, que não só marcaram forte presença no álbum, mas também em seus shows ao vivo. "Éramos uma banda tocando para outros músicos", lembra Ingram  Embora "Hannibal" conquistasse o respeito e a admiração dos outros músicos o sucesso comercial não pegou tão rapidamente e em meados de 1971, a banda parou 

O "Hannibal" foi de fato uma banda inglesa, (Birmingham), de alto nível e de curta duração, lembrando em algumas passagens a grande "Raw Material", o "Colosseum" ou mesmo "Van Der Graaf Generator". Desenvolveu um jazz-rock, com tendência  progressiva e alguns toques de folk, tendo feito bom trabalho com Cliff Williams nos metais em arranjos criativos. Seção rítmica impecável à excelência na guitarra de Adrian Ingran, e teclados afiados… Os destaques são as faixas “Look Upon Me”, “Winter” e a instrumental “Bend for a Friend”, que já valem o ingresso. O apoio de Jim Simpson ainda era muito sólido, e eles conseguiram um contrato assinando com a Chrysalis Records, quando chegaram a excursionar ao lado de bandas clássicas como "Black Sabbath" e "Free". Outro tesouro das profundezas do universo progressivo.

  • Boa audição!

Bend for a Friend


Personnel:
  • Adrian Ingram (Guitar)
  • Cliff Williams (Tenor Sax and Clarinet)
  • Bill Hunt (Hammond Organ and French Horn)
  • Alex Boyce  (Vocals)
  • John Parkes  (Drums)
  • Jack Griffits  (Bass) 

Tracks:
  1. Look Upon Me
  2. Winds of Change
  3. Bend for a Friend
  4. 1066
  5. Wet Legs
  6. Winter

Look Upon Me

FLAC
fileserve1 (101 MB) / fileserve2 (101 MB) 
fileserve3 (70.9 MB)
depositfiles1 (101 MB) / depositfiles2 (101 MB)
depositfiles3 (70.9 MB)
ou

Mp3
narod.ru (103,74 MB/320 kbps)
crocko (105 MB/320 kbps)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *