.

.

25/02/2012

Khan - Space Shanty (1972) 2008

Khan - Space Shanty (1972 - 2008, Esoteric) Expanded

Stranded

Space Shanty é o único álbum de estúdio da banda inglesa Khan, lançado em 1972. O Khan tinha entre seus membros dois dos maiores expoentes da chamada cena Canterbury: Steve Hillage e Dave Stewart - ambos já haviam trabalhado juntos no Uriel, banda que deu origem ao Egg.

A sonoridade de Space Shanty é tipíca das bandas da cena Canterbury, ou seja, várias influências de jazz, desde as composições até os metódos de improviso, aliadas à psicodelia. Como diferencial, o Khan traz uma proximidade maior com o space rock, criando um som vagamente similar ao que o "Gong" começaria a fazer quando recebesse Hillage entre seus membros.

Hillage ainda estava na escola quando ingressou em seu primeiro grupo, a banda Uriel, que incluia o tecladista Dave Stewart, além de Campbell Mont e Clive Brooks, lançando o álbum "Arzachel". A banda se separou caminhando para formar o "Egg", que lançou um álbum homônimo ainda em 1969, (devido a questões contratuais, os membros usaram nomes fictícios). 

Hillage começou a estudar na Universidade de Kent em Canterbury, quando fez amizade com músicos de bandas locais, como "Caravan" e "Spirogyra", ocasionalmente tocando com eles. Enquanto isso, ele escrevia canções e, no final de 1970, tinha acumulado material suficiente para um álbum. O pessoal do "Caravan" colocou-o em contato com seu gerente Terry King (Deram), que assinou um contrato com Hillage, com base em uma demonstração de seu material gravado quando também teve o apoio de Dave Stewart seu antigo colega. 

No início de 1971, Hillage formaria o "Khan" com Nick Greenwood, baixista e vocalista, (ex- Crazy World Of Arthur Brown), concluindo o line-up com a inclusão do organista Dick Heninghem e do baterista Eric Peachey que recentemente havia colaborado com Greenwood em seu projeto solo "Cold Cuts", gravado na Califórnia em 1970, somente lançado em 1972.

Em novembro, após uma série de concertos ao longo de 71, vários deles abrindo shows do "Caravan", a banda começou a gravar seu álbum de estréia, porém Heninghem inoportunamente deixa a banda, então Hillage torna a obter o apoio de seu ex-companheiro de banda, Dave Stewart, assumindo os teclados. "Space Shanty" foi lançado em maio de 1972, e para promovê-lo, saíram em uma breve turnê europeia (incluindo uma aparição na televisão no Montreux Festival) e em seguida, uma turnê pelo Reino Unido em apoio ao "Caravan" em junho.

O álbum até hoje é um marco na história do rock progressivo, considerado por muitos um disco essencial, o que lhe provê uma grande procura. Boa audição!


Driving To Amsterdam


Khan
Space Shanty
1972 (2008, Esoteric Recordings)
Label: Deram
Style: Progressive rock
Genre: Canterbury scene

Track Listings:

  1. Space Shanty (8:59)
  2. Stranded (6:35)
  3. Mixed Up Man Of The Mountains (7:14)
  4. Driving To Amsterdam (9:22)
  5. Stargazers (5:32)
  6. Hollow Stone (8:16)


Line-Up:


  • Steve Hillage / guitars, vocals
  • Dave Stewart / organ, piano, skyceleste, marimbas
  • Eric Peachy / drums
  • Nick Greenwood / bass, vocals


Stargazers


Mp3 / 320 Kbps
narod.ru (130.16 МB)
depositfiles (107.67 MB)
FLAC
rapidshare1 (103.00 MB)
rapidshare2 (103.00 MB) 
rapidshare3 (103.00 MB)
rapidshare4 (68.44 MB)
ou
uploading (364.44 MB)
unibytes (364.44 MB) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *