.

.

05/06/2012

Motorpsycho & Ståle Storløkken: The Death Defying Unicorn (2012)

Motorpsycho & Stale Storlokken - The Death Defying Unicorn (2012)

 
Into The Mystic

Segundo o "Wikipédia", o termo "eclético" quando aplicado ao rock prog, caracteriza bandas que combinam "híbridos de estilo e diversidade de temas, promovendo muitos elementos provenientes de diferentes fontes". Estas variações na abordagem geralmente ocorrem ao longo de um disco, mas também podem ser encontradas dentro de composição individual. No entanto, a categoria eclética também reconhece bandas que se aperfeiçoaram significativamente ao longo da carreira (de uma forma progressiva e evolutiva), ou tendo um estilo plural, sem um núcleo referencial claro.

"Motorpsycho" é um bom exemplo de uma banda que se enquadra nesta feição evolutiva, com influência de uma grande variedade de estilos todas apontando para o som progressivo do grupo: rock progressivo, fusion/jazz rock, electro, lounge, ambient, espacial/psicodélico, post rock e avant-garde, dentre outros, e é por isso que o grupo é definido como eclético dentro do rock progressivo. Desde os seus primórdios em 1991, experimentaram uma vasta gama de tendências antes de chegar aqui, em 2012 com  "The Death Defying Unicorn", uma obra que pode ser vista como verdadeira odisseia de prog jazz sinfônico.

As composições do grupo baseiam-se no uso de complexas progressões modais ou frases como base para experimentações dentro de cada arranjo. Musicalmente, os membros da banda têm a tendência a improvisar o fluxo de todas as canções em conjunto criando um bombardeio constante de som altamente progressivo, empolgante e que explora inúmeras idéias.

Não dá para dizer que o Motorpsycho é um grupo famoso fora da Noruega, mas quem é fã de rock psicodélico, progressivo e mais experimental provavelmente acompanha e conhece bem a carreira do trio.

Hans Magnus Ryan (guitarra e voz) e Bent Sæther (baixo e voz) continuam com o baterista Kenneth Kapstad, que ingressou na banda em 2007. Sem dúvida o grande destaque, o tecladista, pianista e arranjador Ståle Storløkken, que é membro fundador do "Supersilent", um respeitado grupo norueguês "avant-garde/electroacoustic", conhecido fazendo música rica em improviso, tanto ao vivo quanto em estúdio. Este grupo foi formado em sua estada na "Jazz Academy" em Trodheim, um importante ponto de partida para toda uma geração de jovens músicos na Noruega. Storløkken no teclado elétrico é provavelmente o mais interessante e criativo músico da cena norueguesa hoje.

Sua colaboração em “The Death Defying Unicorn”, como foi intitulado esse trabalho duplo, não é pequena e foi destacada na capa como "Motorpsycho & Ståle Storløkken". Mesmo com quase 25 anos de estrada, a banda ainda consegue soar surpreendente, cheia de criatividade e energia.

Sempre com destaque absoluto para o instrumental, "The Death Defying Unicórnio" traz a colaboração da banda com a "Orquestra de Jazz Trodheim" e o resultado pode ser adequadamente descrito como "inesperadamente soberbo". Influenciado pelo melhor do prog rock dos anos 70, com um tempero bastante atual "jazzy". O papel da orquestra é muito importante e não apenas um fundo. Muitas peças baseiam-se em instrumentos de sopro. Boa audição!




The Hollow Lands




Motorpsycho & Stale Storlokken
The Death Defying Unicorn - 2012
Norway
Symphonic / Eclectic Prog



Tracklist:

CD1
1. Out Of The Woods 2:40
2. The Hollow Lands 7:36
3. Through The Veil 16:01
4. Doldrums 3:06
5. Into The Gyre 10:22
6. Flotsam 1:33

CD2
1. Oh Proteus - A Prayer 7:35
2. Sculls In Limbo 2:21
3. La Lethe 7:53
4. Oh Proteus - A Lament 1:04
5. Sharks 7:56
6. Mutiny! 8:33
7. Into The Mystic 7:04

Total Time: 1:23:44



Through The Veil


FLAC
rapidgator.1 (238.99 MB)
rapidgator.2 (238.55 MB)
turbobit (491,96 MB)
Mp3 / 320 Kbps
4shared (188.18 MB)
mediafire (184.00 MB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *