.

.

01/08/2012

Pink Floyd - The Story of Wish You Were Here (2012) Full Documentary




Em 1974, o Pink Floyd iniciou a gravação de seu nono álbum de estúdio ainda sob a ressaca do estrondoso sucesso de “Dark side of the moon”. No estúdio King’s Cross, em Londres, David Gilmour tocou em sua guitarra uma sequência de notas que inspirou Roger Waters a escrever a letra da canção “Shine on you crazy diamond”. Os músicos contam essa história em “The story of Wish You Were Here”, documentário sobre o melancólico álbum de 1975, com lançamento marcado para o dia 26 de junho.

Apesar de não ter alcançado o mesmo sucesso de "Dark Side...", Richard Wright e David Gilmour apontam "Wish you were here" como seu trabalho favorito do Pink Floyd, opinião compartilhada por muitos fãs da banda. Seguindo a linha de álbuns conceituais iniciada com o trabalho anterior, o disco trata o tema da ausência, como um tributo a Syd Barrett.

Barrett foi um dos fundadores do Pink Floyd, mas infelizmente deixou a banda em 1968, por absoluta incapacidade de seguir se apresentando com o grupo. Os anos de abuso de drogas, principalmente o LSD, cobraram sua conta e o guitarrista passava concertos inteiros sem tocar ou repetindo uma única nota. Após sair da banda, Barret ainda lançou dois álbuns solo antes de se impor uma vida de reclusão, dedicada a pintura. O músico morreu em 2006, aos 60 anos.

Enquanto a sinfônica "Shine on you crazy diamond", dividida em nove partes, fala sobre a ausência de Barret, outras canções tratam com sarcasmo o isolamento causado pela fama, como "Have a cigar" e "Welcome to the machine". O disco tem ainda a faixa-título, que rivaliza com "Another brick in the wall, part 2" como a música mais conhecida da banda.

O filme traz entrevistas com os músicos Roger Waters, David Gilmour e Nick Mason, além do ilustrador Storm Thorgerson, responsável pelas capas de quase todos os discos do Pink Floyd. O engenheiro de som Brian Humphries revisita as fitas master no estúdio de Abbey Road para ilustrar aspectos da construção das músicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *