.

.

06/11/2012

Pink Floyd - An Italian Tale (1971) 2012



"Pink Floyd" esteve em turnê pela Europa no verão 1971, e planejaram a sua primeira visita a Itália em três anos. Em princípio, estava agendado para tocar no Palasport no Milan, entretanto por questões burocráticas  o show foi transferido para o Palazzo dello Sport em Bolonha. Circunstâncias semelhantes os conduziram para Bréscia duas horas ao sul de Bolonha, no Palazzo delle Manifestazioni Artistiche. As mudanças se deram tão rápido que o show não pode ser devidamente anunciado.

"An Italian Tale" é sem dúvida mais um caprichoso lançamento da The Godfatherecords.  A gravação está distante, mas clara e bastante atmosférica. Apesar de algumas dificuldades na captura, penso que é uma boa oportunidade para conhecer outra grandiosa apresentação da banda.

Segundo relatos, a imprensa britânica da época não deu muita atenção para a banda durante o verão. O grande evento do "Pink Floyd" no Reino Unido no primeiro semestre, foi sua aparição no Crystal Palace Garden, em Londres, ocorrido em maio daquele ano. Haviam vários artigos dos jornais do período sobre "Syd Barrett", mas pouco foi comentado sobre "Pink Floyd" até começar a sua quinta turnê nos EUA em outubro. 

O show em Bréscia respeita o set-list de outros shows da época.  "Atom Heart Mother" têm início ao toque da cavalaria e o público se diverte. Em fevereiro daquele ano, eles fizeram várias apresentações desta obra com instrumentos de sopro e coral, conduzindo-a como uma fusão de rock e clássico sofisticada.

"David Gilmour" demonstra um entusiasmo genuíno para a peça e sua guitarra premia a melodia com todo o seu virtuosismo, enquanto é é surpreendentemente melódico em "Cuidado com isso Axe, Eugene", mas depois do grito de "Roger Waters" a canção se acelere e se torna extremamente poderosa.

Vocalizações Waters estão em profundo contraponto com com gemidos de dor e agonia da guitarra de "Gilmour". E uma vez que "Waters" não assume o controle da peça como o faria em versões posteriores,  a peça se torna atmosfericamente interessante para o guitarrista.

Depois de "Fat Old Sun", a primeira parte do show se encerra com "The Embryo" cuja seção intermediária da peça ganha características interessantes quando Richard Wright produz sons de baleias como um dueto com o bebê. Uma variação exótica da peça ainda em constante evolução.

O segundo set começa com "The Return Of The Son Of Nothing", ainda inédita na Italia, a futura obra-prima "Echoes". Aqui ainda está em seu estágio inicial de desenvolvimento. Sem o característico "ping" dos teclados e "Glimour" ainda canta os trechos espaciais da letra inicial: “Planets singing face to face / Bound to the air of life, how sweet! / If purposely we might embrace / The perfect union deep in space.”

Uma perfeita e profunda união no espaço que na prática acontece com desempenho sempre genial de "Richard Wright".

Após a nova peça, eles apresentam  "Set The Controls For The Heart Of The Sun", uma das primeiras peças do "Pink Floyd". E mais uma vez os teclados de "Wright" assumem o papel principal, com nuances psicodélicas orientais quase como um encantador de serpentes, ele hipnotiza toda a platéia.

Depois da sempre bela "Cymbaline," a banda encerra o espetáculo com uma excelente versão de quase 20 minutos de "A Saucerful of Secrets." 

Após este show, a banda iria tocar em também em Roma, o que seria a última visita do "Pink Floyd" na Itália até 1988, quando eles voltariam para celebrar "A Momentary Lapse of Reason Tour". Boa audição!




PINK FLOYD

An Italian Tale
Live At Palazzo dello Mostra
Brescia, Italy - 19 June 1971
The Godfatherecords 
G.R. 735/736 
(P) 2012 Made In Europe


Disc 1







1. Atom Heart Mother 15:18
2. Careful With That Axe, Eugene 13:57
3. Fat Old Sun 15:16
4. The Embryo 11:04

Total Time: 55:35


Disc 2:  







1. The Return Of The Son Of Nothing 22:37
2. Set The Controls For The Heart Of The Sun 13:06
3. Cymbaline 11:31
4. A Saucerful Of Secrets 19:55

Total Time: 67:09



uloz.artwork (10.60 MB)
uloz.to.CD1 (78.16 MB / 320 Kbps - 48 kHz)
uloz.to.CD2 (105.60 MB /320 Kbps - 48 kHz)
multiupload.artwork (10.10 MB)
multiupload.CD1 (75.54 MB / 320 Kbps - 48 kHz)
multiupload.CD2 (100.71 MB / 320 Kbps - 48 kHz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *