The Lost Art of Conversation:
A Pink Floyd Podcast (Episode 1: Studio)
David Gilmour relembrou a composição da música "Sorrow", lançada em 1987, em depoimento no podcast oficial do Pink Floyd, "The Lost Art of Conversation" (vídeo acima). O primeiro episódio do programa.
Gilmour destacou que a composição de "Sorrow" o convenceu a seguir com o Pink Floyd sem Roger Waters. O vocalista, baixista e principal compositor deixou a banda em 1985, em meio a diversos conflitos internos, mas não esperava que os demais integrantes optassem por seguir sem ele.
O grupo acabou lançando dois álbuns, "A Momentary Lapse Of Reason" (1987) e "The Division Bell" (1994), antes de encerrar em definitivo - "The Endless River" (2014) saiu bastante tempo depois, já com o grupo encerrado, com sobras de material gravado sem Waters. O antigo líder do Pink Floyd acabou processando os remanescentes por continuarem com a banda.
As músicas presentes em "A Momentary Lapse Of Reason" começaram a ser feitas antes mesmo de Roger Waters sair, segundo David Gilmour. "Comecei a trabalhar algumas músicas em estúdio, mas o que estava para acontecer já estava no ar há algum tempo, enquanto Roger decidia se iria se mandar, e o que faríamos sem ele. Apenas comecei a compor e torci para que as coisas progredissem", afirmou.
Gilmour comentou que o período era "alarmante". "Seguir com algo assim era algo grande. Com Roger fora, uma grande parte estava fora, obviamente - um enorme talento e nosso letrista principal. É difícil. Estávamos no meio de uma ação judicial e em meio a tudo o que fazia, eu estava no telefone com advogados e essas coisas devoravam a mim, a nós e ao nosso tempo", disse.
Foi daí que veio a música "Sorrow", cuja letra "surgiu como mágica, do nada", segundo Gilmour. "Sentei e fiz 5 versos para uma música que não tinha melodia. Nunca fiz desta forma, a música sempre vinha primeiro. Com 'Sorrow', a letra veio primeiro e compus a música para se encaixar. Fiz a demo e trabalhei em estúdio. Foi quando percebi que estávamos à vontade, era a direção que queríamos seguir e era uma boa música. Deu contexto às outras canções e confiança para o que fazíamos", afirmou.
David deu também mais detalhes a respeito do papel de sua mulher, Polly Samson, na banda. "Ela mudou minha vida e passou a fazer parte do Pink Floyd. Ela me provocava, extraía histórias de mim, e dizia para eu escrever sobre minha infância. Me fazia várias perguntas", disse ele. "Foi a principal responsável pelas letras que escrevi para o 'Division Bell' (1994)."
O músico ainda explicou que Polly "escolheu" o título desse álbum, sugerindo que "Division Bell", uma referência ao sino tocado no Parlamento britânico para sinalizar aos membros da câmara que uma votação está ocorrendo, ou que ela teve início, ou fim, entrasse em uma das letras. "Quando estávamos procurando um título para o disco, conversamos com Douglas Adams (autor de 'O Guia do Mochileiro das Galáxias'). Ele examinou a letra e disse: 'Aí está o seu título'. Foi assim que aconteceu", revelou David.
Confira a música "Sorrow" (2019 Remix):
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!