.

.

13/02/2012

Modrý Efekt - Svitanie (1977)



 Svitanie

A estrela chamada "Modrý Efekt", irá brilhar para sempre. Este grupo é mesmo que foi responsável pela edificação de uma das maiores obras do rock progressivo de todos os tempos,  lançado em 1974, o fantástico, *"Modrý Efekt & Radim Hladík". Todo o seu teor retrata a genialidade de "Hladic" e "Vlado Čech". O presente registro conta ainda com a participação de "Fedor Freso", (do lendário "Collegium Musicum"), no baixo e vocais, e do tecladista "Oldrich Veselý" vindo da também genial, *"Synkopy".

Este quarteto ao meu ver não cabe no conceito "supergrupo", digo, hoje o fato de músicos relativamente famosos por passagens em bandas de expressão mediana se dispostas à nível de Genesis ,Yes ou Camel, (Pink Floyd é incomparável, assim como KC), já recebem o rótulo super... Aqui se encontram lendas do "Olimpo" progressivo, assim como os "Titãs" na mitologia grega, simplesmente não cabem pela grandeza. "Svitanie" lançado em 1977, resulta numa audição de quase 50 minutos de extremos no que diz respeito a técnica, beleza e criatividade. Verdadeiramente soam como seus espíritos determinam, um grupo com seu próprio som.

"Modrý Efekt", dispensa comentários, consegue incursionar através de um grande painel de cores e texturas produzindo ambientes iluminados, mostra em sua música cativante que o grupo desconhece fronteiras mergulhado com toda a sonoridade d'alma na paixão que fala por seus instrumentos, cada melodia parece ser a mais memorável. Veja-se cercado de belas árvores por onde brotam luzes tênues dos raios de sol captando detalhes que só a natureza em todo seus esplendor pode nos proporcionar, ouvindo o som de um riacho e dos ventos numa linguagem que apenas seu espírito compreende e lhe fogem as palavras para compor a exatidão deste cenário... Cabe aos gênios de todas as artes este excelso destino. Com certeza... Boa audição!



Golem

Modrý Efekt 
Svitanie 1977


Tracks Listing

  1. Vysoká stolička, dlhý popol / High chair, long ashes (10:12)
  2. Ej, padá, padá rosenka / Dew is falling, falling (6:36)
  3. V sobotu popoludní / On Saturday afternoon (4:15)
  4. Svitanie / Dawning (19:35)
  5. Golem (1976 Supraphon) (6:47) (Bonus)

Line-up / Musicians

  • Vlado Čech / drums, percussion
  • Fedor Freso / bass, bass mandoline, vocals, percussion
  • Radim Hladík / acoustic & electric guitars
  • Oldřich Veselý / acoustic & electric pianos, organ, Arp & string synths, vocals


mediafire (44,05 MB)
narod.ru (109,03 MB / 320 Kbps)


  • Total : 47:25
*Acessíveis aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *