.

.

15/03/2012

Camel - A Live Record (1978) Japan Edition 2009







 "A Live Record" lançado em 1978, engloba shows gravados entre 1974 e 1977. Nele encontra-se a versão exaltada como a melhor já realizada da obra conceitual "The Snow Goose", inteiramente instrumental e ainda com a formação original da banda, uma histórica apresentação com a "London Symphony Orchestra" no Royal Albert Hall lotado, ocorrida em Londres, 1975. 

As gravações do "A Live Record", distam entre si em mais de 3 anos, comportando a presença tanto do baixista "Doug Ferguson" como seu sucessor Richard Sinclair ("Caravan", "Hatfield and the North"). Ferguson é bastante sólido no baixo, enquanto "Sinclair" nos dava um bom exemplo do que estaria por vir do "Camel", de um modo mais "jazzier". Destaque soberbo, "Mel Collins"  ("King Crimson", "Richard Wright", "Roger Waters", "Rolling Stones", etc...), simplesmente é um show à parte, seus lindos solos e improvisações genias dão um brilho especial em todas as músicas. Por sua identificação com a banda, Collins viria a fechar a década tocando com "Camel".  

Eu acredito que são raros, os bateristas do progressivo se igualam a "Andy Ward", extremamente hábil e tecnicamente perfeito, demonstra sincronia absurda com "Andy Latimer", virtuoso como de costume, sempre impressionando com o lirismo de sua guitarra e flauta, e o genial "Peter Bardens", que ao longo das execuções é basicamente o regente. O puro sangue, o coração, e o pulmão. A ausência de um deles seria um implante.

No 1º disco, "Never Let Go" e "Song Within a Song" foram gravados no Hammersmith Odeon, Londres; "Lunar Sea" no Colston Hall, Bristol; "Skylines" na Universidade de Leeds, todas no mês de Outubro em 1977 durante a turnê do álbum "Rain Dances". "Ligging at Louis'" (inédita / Bardens) e "Lady Fantasy", foram gravadas no lendário Marquee Club, Londres, em Outubro de 1974, turnê do álbum "Mirage". 

O material adicional do álbum "Rain Dances" agora reintegrado ao CD, realmente brilha, todas as melhores músicas do álbum em versões muito mais potentes do que em estúdio. As performances soam mais fluidas, consistentes e enérgicas. As duas obras-primas de estúdio ('Moonmadness "e" Mirage") estão bem representadas aqui também. "A Song Within A Song" é uma das preferidas, (embora brilhante em "Moonmadness") é sensivelmente melhor e mais dinâmica aqui. A interpretação vocal de "Richard Sinclair" é muito melhor que no original, acrescentando uma beleza ainda mais sutil e melancólica. 

Acho que "Camel", soma com a inclusão de "Sinclair". Mas "Mel Collins" também contribui para a magnificência de "A Song Within A Song" ao vivo, seus solos enriquecem ainda mais a canção, flutuam em conjunto ao solo de "Peter Bardens" nos seus teclados de primeira classe... Que já há muito é considerado ser o maior solo de Moog na história do rock progressivo.

Como incrível curiosidade, não pode ser esquecido que "A Live Record" registra um dos mais inacreditáveis erros já vistos na indústria fonográfica, pois a quase totalidade da prensagem brasileira veio com um disco inteiro gravado ao contrário, ou seja, só pode ser reproduzido corretamente em toca-discos que girarem em sentido inverso ao convencional. (imagino que deva ser um delírio à colecionadores)

Quando a gente gosta das músicas de uma banda, normalmente existe uma identificação com seus álbuns de estúdio, com os originais. Estes shows contêm versões que fogem a regra, quando acontece a familiarização, viram prediletas. A versão re-masterizada é muito superior ao LP duplo original ou da primeira versão em CD . Não só o som é melhor, como o benefício da inclusão das faixas adicionais. 

Ao final, meu destaque preferido é "Never Let Go", sua interpretação extrapola todas as minhas melhores expectativas, desde os solos nelas incorporados à dinâmica de sua execução, realmente cativante. A região litorânea onde moro, ainda conservam-se muitas áreas de mata, muitas trilhas  que dão de encontro à praias quase sempre desertas. Gosto de pedalar no meio da natureza, ouvindo som, e muita coisa vai ser desta coletânea...   Com certeza... Boa audição!


Migration 


Camel
A Live Record 1978
Japan Edition 2009


CD1

01 First Light
02 Metrognome
03 Unevensong
04 Skylines
05 A Song Within A Song
06 Lunar Sea
07 Raindances
08 Never Let Go
09 Chord Change
10 Ligging At Louis'
11 Lady Fantasy


A Song Within A Song 


CD2

01 Spoken Introduction by Peter Bardens
02 The Great Marsh
03 Rhayader
04 Rhayader Goes To Town
05 Sanctuary
06 Fritha
07 The Snow Goose
08 Friendship
09 Migration
10 Rhayader Alone
11 Flight Of The Snow Goose
12 Preparation
13 Dunkirk
14 Epitaph
15 Fritha Alone
16 La Princesse Perdue
17 The Great Marsh
18 The White Rider
19 Another Night

Line-up / Musicians

  • Andrew Latimer / guitar, flute, vocal 
  • Andy Ward / drums, percussion 
  • Mel Collins / saxophones, flute 
  • Richard Sinclair / bass, vocal 
  • Doug Ferguson / bass
  • Peter Bardens / keyboards  
 



Skylines 

 

FLAC
multiupload.CD1 - (447,00 MB)
 multiupload.CD2 - (392,30 MB)
ou
uloz.to.CD1 (468,75 MB)
uloz.to.CD2 (411,39 MB)

Mp3
depositfiles 1 (174.56 MB/320 Kbps)
depositfiles 2 (144.40 MB/320 Kbps)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *