.

.

20/05/2012

Phideaux, 2011 - Snowtorch




Phideaux – Snowtorch (2011) [MP3]

Snowtorch (Part One)


"Phideaux" é a banda do diretor de TV e compositor "Phideaux Xavier". A banda é uma reunião de amigos de infância do diretor, exceto o baterista, "Rich Hutchins". A proposta do "Phideaux" é criar música nova, misturando rock clássico, progressivo e elementos modernos da música de forma extremamente competente. (last.fm)

Hoje em dia é muito comum ver o nome de Phideaux em toda sorte de gráficos, análises e comentários. Xavier e sua banda têm merecido, porque com o tempo, eles têm trabalhado para compor música original, requintada e de alto nível. Como uma ode ao rock progressivo, "Snowtorch" oferece muitos meios de expressão do gênero.

O grupo talvez tenha alcançado seu ápice com “Snowtorch”, seus trabalhos evoluem gradualmente denotando um crescimento contínuo, realmente impressionante. Uma belíssima peça musical onde todas as suas habilidades e influências estão harmonizadas. “Snowtorch Part One”, dividida em 4 partes, é uma masterpiece do gênero. Nela há tudo o que se espera de uma suíte épica: Muitos sintetizadores, solos de vários instrumentos, ritmo envolvente e constante equilíbrio de uma parte para outra, uma revigorante experiência sonora.

O tema é instigante, o protagonista questiona sua existência, as pessoas são como figuras de cera, sem alma e sem emoção, a desilusão das tragédias da vida esvaziou o homem de emoção, e encheu-o com pesar. Ele diz: "Da sua estufa você pode ver o que definir, você está ouvindo as coisas que eles disseram, em seu diário, o livro dos mortos". Talvez o diário, e as palavras escritas nele estejam todos mortos, se exauriram. Agora ele está se movendo para uma nova vida, deixando para trás a dor do passado. A estufa é a sua vida aberta para todos verem, sua vida como um livro aberto, e não há nada à esconder por isso ele deve reinventar-se, para viver novamente depois de tudo que ocorreu à estragar sua existência. No melhor estilo "Van der Graaf Generator". O toque nostalgico da instrumentação é maravilhoso especialmente o Hammond. Uma obra rara nos dias de hoje.

“Helix” mantém a harmonia do álbum, com seus belos vocais femininos e passagens que lembram muito a fase antiga do "Genesis". “Snowtorch Part Two” com foco em intervalos instrumentais, letras introspectivas ou reflexivas, é mais uma vez um tour de virtuosismo, dividida em três partes, se inicia com violão estilo folk num belo interlúdio, logo depois o quase silêncio é quebrado por uma passagem destruidora de synth, como o mestre "Rick Wakeman". Logo o clima se estabiliza e então a primeira parte de “Snowtorch” volta numa passagem com precisão cirúrgica emocionante. Por fim os violinos e a seção de sopros brilham para a música  se tornar  por completo  uma obra de arte majestosa.

"Phideaux" mostra que mesmo hoje em dia pode-se compor rock progressivo com qualidade semelhante aos  anos 70. O que se percebe ouvindo este álbum é que "Phideaux" teve todo o cuidado ao compor cada minuto, cada nota. Não será surpresa se futuramente "Snowtorch" for consgrado uma obra-prima, boa parte da crítica já o considera. Boa audição!



Helix



Phideaux
Snowtorch - 2011
Ecletic Prog
Country: USA



Tracks Listing:

1. Snowtorch (Part One)
a) Star Of Light
b) Retrograde
c) Fox On The Rocks
d) Celestine
2. Helix
3. Snowtorch (Part Two)
a) Blowtorch Snowjob
b) Fox Rock 2
c) Coronal Mass EjectionLine-up / Musicians

Total time: 44:47




Musicians:
  • Phideaux Xavier / acoustic guitar, piano, vocals
  • Ariel Farber / vocals, violin
  • Valerie Gracious / vocals
  • 'Bloody' Rich Hutchins / drums
  • Mathew Kennedy / bass guitar
  • Gabriel Moffat / electric guitar
  • Linda Ruttan Moldawsky / vocals, metal percussion
  • Molly Ruttan / vocals
  • Mark Sherkus / keyboards, piano
  • Johnn Unicorn / keyboards, saxophone, vocals


Snowtorch (Part Two)



Phideaux - Discography (1992-2011)
narod.ru (104.43 MB / 320 Kbps)
crocko (70 MB) 
ou
FLAC 
turbobit (304,36 MB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *