.

.

28/12/2012

AyseDeniz Gokcin: Pink Floyd And Liszt Meet On Piano


Quebrando barreiras: AyseDeniz Gokcin

A jovem pianista turca AyseDeniz Gokcin reuniu suas duas grandes paixões - rock progressivo e música clássica - numa série de interpretações individuais do "Pink Floyd". Ouça a seu arranjo de "Another Brick In The Wall", abaixo.

Gokcin completou seu mestrado na Royal Academy of Music no ano passado, e decidiu comemorar o 200º aniversário do nascimento de Franz Liszt, canalizando o compositor através de três faixas do "Pink Floyd".

O resultado, "Pink Floyd Lisztified: Piano Fantasy", que  inclui também  "Wish You Were Here" e "Hey You", e já está disponível no iTunes .

Gokcin disse recentemente em matéria no blog Intropia : "Eu fui inspirada pelo legado de Liszt, seu carisma como pianista em turnê - ele foi um dos primeiros a tocar para grandes plateias como em torno de 3000 pessoas numa mesma apresentação. E eu amo a música do "Pink Floyd".

"Eu senti que seus conceitos e filosofias são muito semelhantes, em torno de heróis românticos que se isolam do mundo, criando vários 'muros' - Política, social e emocional"

Sua versão de "Another Brick In The Wall" foi inspirada na Sinfonia Dante (Liszt), que por sua vez inspirou-se  na Divina Comédia de Dante Alighieri. Ela explica: "Eu queria retratar a imagem do inferno na minha interpretação. Inferno simboliza nossos erros, como a guerra, o sistema de ensino falho, elementos negativos da mídia de massa e a cultura efêmera".

Liszt foi famoso pela genialidade de sua obra, pelas suas revoluções ao estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico a níveis nunca antes imaginados. Ainda hoje é considerado um dos maiores pianistas de todos os tempos, em especial pela contribuição que deu ao desenvolvimento da técnica do instrumento.

Residindo em Londres, Gokcin - que fez sua estreia em concertos com a idade de 9 anos, e vem se apresentando em todo o mundo desde então - continua: "Eu gostaria de quebrar a parede entre o meu público e eu. Eu quero unir o meu amor pela música clássica e rock e propiciar aos ouvintes e espectadores experimentarem a música clássica de uma forma não convencional."





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *