Quebrando barreiras: AyseDeniz Gokcin
A jovem pianista turca AyseDeniz Gokcin reuniu suas duas grandes paixões - rock progressivo e música clássica - numa série de interpretações individuais do "Pink Floyd". Ouça a seu arranjo de "Another Brick In The Wall", abaixo.
Gokcin completou seu mestrado na Royal Academy of Music no ano passado, e decidiu comemorar o 200º aniversário do nascimento de Franz Liszt, canalizando o compositor através de três faixas do "Pink Floyd".
O resultado, "Pink Floyd Lisztified: Piano Fantasy", que inclui também "Wish You Were Here" e "Hey You", e já está disponível no iTunes .
Gokcin disse recentemente em matéria no blog Intropia : "Eu fui inspirada pelo legado de Liszt, seu carisma como pianista em turnê - ele foi um dos primeiros a tocar para grandes plateias como em torno de 3000 pessoas numa mesma apresentação. E eu amo a música do "Pink Floyd".
"Eu senti que seus conceitos e filosofias são muito semelhantes, em torno de heróis românticos que se isolam do mundo, criando vários 'muros' - Política, social e emocional"
Sua versão de "Another Brick In The Wall" foi inspirada na Sinfonia Dante (Liszt), que por sua vez inspirou-se na Divina Comédia de Dante Alighieri. Ela explica: "Eu queria retratar a imagem do inferno na minha interpretação. Inferno simboliza nossos erros, como a guerra, o sistema de ensino falho, elementos negativos da mídia de massa e a cultura efêmera".
Liszt foi famoso pela genialidade de sua obra, pelas suas revoluções ao estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico a níveis nunca antes imaginados. Ainda hoje é considerado um dos maiores pianistas de todos os tempos, em especial pela contribuição que deu ao desenvolvimento da técnica do instrumento.
Residindo em Londres, Gokcin - que fez sua estreia em concertos com a idade de 9 anos, e vem se apresentando em todo o mundo desde então - continua: "Eu gostaria de quebrar a parede entre o meu público e eu. Eu quero unir o meu amor pela música clássica e rock e propiciar aos ouvintes e espectadores experimentarem a música clássica de uma forma não convencional."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação!