.

.

27/01/2013

Babylon - Babylon (1978) 2010 - Japan Edition






 Before The Fall

Nascido da banda "Helicopter", este excelente grupo de prog sinfônico foi fundado na cidade de St. Petersburg, em 1976, na Flórida, e é profundamente inspirado nos primeiros trabalhos do "Genesis", onde a parte instrumental era genial; este álbum contêm apenas 04 faixas, porém tratam-se de épicos que se desenvolvem repletos de agradáveis e ricas alternâncias rítmicas regadas com momentos melódicos, sempre emergindo à consistentes e complexos  trabalhos instrumentais em alto nível, conduzidos com maestria por todos os elementos da banda. 

Os diálogos entre a guitarra e o sintetizador de estilo acústico criam um clima orquestral que mostra-se eficiente para a passagens mais dramáticas das músicas. As seções rítmica além de precisas mantém-se muito bem sustentadas pelo baterista Rodney, por vezes trazendo a lembrança o mestre "Bruford", com seu  complexo domínio da bateria em profusa polirritmia, e um baixo sólido por Rick Leonard com muita autoridade. O tecladista faz uso de teclados variados utilizando um Minimoog Omni ARP, (que executa sons de instrumentos de características acústicas). Um piano elétrico, neste caso,  um RMI Electric Piano /Harpsichord, que atende a propósitos que se aproximam mais à linhas de Cravo do que propriamente piano, como o que Tony Banks usou ​​em "Lamb Lies Down on The Broadway" e "Rick Wakeman" pelo "Yes" no álbum "The Six Wives of Henry the VIII",  e um instrumento pouco conhecido chamado Orchestron, similar ao Mellotron.  O vocal é mais dramático do que "Gabriel" (ou mesmo "Fish"), um tanto exótico, mas funciona bem.

Os temas assim como a parte instrumental em humor, variam entre obscuros á aventuras de ficção. Como o tema inicial anti-nazista e o conto dos peixes que se revoltam contra os seres humanos promovendo uma revolução na última faixa.

O autointitulado "Babylon" foi gravado no final de 1977, e lançado um ano depois no Studio 70 sob o rótulo U.S. Artists Records., em 1978. É uma pena que este álbum tenha passado despercebido pelo mainstream, e usufruindo de pouca popularidade, (uma época difícil, onde as vezes o sucesso era decorrente de fatores como a sorte), pois assim quem sabe poderiam ter se encontrado numa condição mais favorável a outras obras subsequentes, o que imagino, viria a somar bastante no cenário do prog sinfônico. Assim como o relançamento deste, em 1989, oriundo da Califórnia de propriedade de Greg Walker, o selo Syn-Phonic lançou dois álbuns contendo material ao vivo, "Night Over Never "Live At The Empty Keg 1" e "Better Conditions For The Dead "Live At The Empty Keg 2" (ambos gravados em 1978)

Babylon Night Over Never album cover Babylon Better Conditions For The Dead album cover
Night Over Never          --         Better Conditions

Nos shows ao vivo da banda serviram-se do uso de filmes, slides e adereços, também à semelhança do "Genesis". Um detalhe que achei curioso, enquanto capa do álbum reeditado pela Syn-Phonic, mostra um alienígena, a japonesa ao que me parece, não... (um ser andrógeno, um androide talvez). Enfim, esta obra é uma daquelas jóias esquecidas nas profundezas do universo progressivo dos anos 70, um clássico injustamente desconhecido. Boa audição!




Dreamfish



   
Babylon
Studio Album, released in 1978
(2010 SHM CD Japan)



Songs / Tracks Listing

1. The Mote In God's Eye (7:00)
2. Before The Fall (10:54)
3. Dreamfish (9:12)
4. Cathedral Of The Mary Ruin (7:38)

Total Time: 34:44


Musicians:

  • Rick Leonard / bass, voice, bass pedals
  • Doroccus / lead voice, synthesizers, electric piano, Orchestron, Omni
  • Rodney Best / drums, percussives
  • J. David Boyko / guitars, muted variations thereof
  • G.W. Chambers / synthesizers, acoustic and electric piano, orchestron, Omni, voice



The Mote In God's Eye



Mp3 320 Kbps - 48 kHz
multiupload - (82,60 MB)
uploading - (82,60 MB)
ou
FLAC
multiupload - (228,30 MB)
uploading - (228,30 MB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *