.

.

30/03/2013

Starcastle - Fountains of Light (1977) Japan Edition 2011



Fountains

"Fountains of Light" não raro é visto como o auge das obras de "Starcastle". O grupo têm o estilo frequentemente comparado ao "Yes" muito em função da voz de "Luttrell", que às vezes é indistinguível da de "Jon Anderson", e dos arranjos dada alguma semelhança com álbuns como "Time and a Word", e "Fragile". Também suas letras abordam os temas favoritos de Anderson, evocando a admiração pela natureza, o alto astral e a fantasia. O grupo considera no entanto, a influência de outros estilos, nomeadamente grupos norte-americanos como Kansas, Boston e REO Speedwagon. E de fato, eles conseguem atender toda esta demanda com qualidade, produzindo um ótimo álbum de rock progressivo.

O grupo foi fundado em 1969, intitulado "St. James". Em 1974 adotou o nome "Starcastle", e em 1976 lançou seu primeiro álbum, homônimo. Embora os críticos apontem o "Starcastle" como réplica do "Yes", o álbum foi reconhecidamente um sucesso, principalmente no Estados Unidos e no Canadá. Sua gravadora, a Epic, decidiu então confiar o grupo para Roy Thomas Baker, (multi-premiado produtor musical),  responsável por descobrir o "Queen", com quem produziu seus 5 primeiros álbuns.

E com Baker, "Starcastle" produziu "Fountains of Light" (1977), considerado sua obra-prima. O álbum não reeditou o mesmo sucesso comercial de seu antecessor, ainda assim vendeu muito bem. Os argumentos na época foram de considerar a primeira obra mais acessível, enquanto este com linhas mais complexas terminou por reciclar seu público de ouvintes.

A década chegou ao fim e o rock progressivo sofreu uma queda brusca nas estimativas comerciais. A Epic colocou pressão sobre o grupo, para que eles se encaixassem  nos novos cânones, com peças mais curtas e cativantes, e até que parcialmente, o terceiro álbum Citadel (1977), procurou ser produzido dentro desta estrutura, no entanto, manteve-se fiel ao espírito do progressivo tradicional. Então no próximo álbum, Real To Reel (1978), a gravadora rejeitou todo o material de natureza progressiva proposta pelo grupo. Embora este álbum ainda contenha algumas canções consideradas entre as melhores do "Starcastle" ("Song for Alaya" e "When the Sun Shines at Midnight"), o grupo estava decepcionado com o álbum e sua relação com a gravadora. Logo, os principais membros (o tecladista Herbert Schildt e cantor Terry Luttrel) deixaram o grupo, e o contrato com a Epic foi dissolvido. Só esta atitude, digna somente daqueles que realmente amam o rock progressivo, já é prova de que a banda merece respeito e admiração. Contudo na qualidade de ouvinte, este álbum por si, é uma grande obra do progressivo que vale a pena conferir. Boa audição!

Portraits



Starcastle
Fountains of Light

Studio Album, released in 1977
Airmail Records (2011)
Japan Edition - AIRAC 1638

Songs / Tracks Listing

1. Fountains (10:22)
2. Dawning of the Day (3:43)
3. Silver Winds (4:54)
4. True to the Light (6:25)
5. Portraits (5:02)
6. Diamond Song (Deep is the Light) (5:35)

Total Time: 36:01


Line-up / Musicians

Terry Luttrell / lead vocals
Gary Strater / bass guitars, moog pedals, vocals
Stephen Tassler / drums, percussion, vocals
Herb Schildt / synthesizers, organ, piano
Matthew Stewart / guitars, vocals
Stephen Hagler / guitars, vocals



Diamond Song

FLAC
uloz.to - (271,91 MB)
Mp3 - 320 Kbps - 48 kHz
mediafire (82,22 MB)

Um comentário:

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *