.

.

10/06/11

Camel - Moonmadness - 1976



O grupo foi formado em 1971 por ex-integrantes da banda "The Brew". O guitarrista Andrew Latimer, o baterista Andy Ward e o baixista Doug Ferguson covidaram o tecladista Peter Badens para formar a banda "On" que teve esse nome por apenas uma apresentação, logo depois já mudando para Camel. Esta é a formação clássica do grupo, que já teve várias formações ao longo de sua história. Moonmadness" é o quarto álbum de estúdio do Camel e foi lançado quando a banda vivia seu auge, graças aos excelentes álbuns "Mirage" (1974) e "Music Inspired by The Snow Goose" (1975). A boa fase do quarteto foi confirmada com uma histórica apresentação com a London Symphony Orchestra no Royal Albert Hall lotado, em Londres. 

Another Night

O álbum é conceitual, porém não segue uma história, pois cada faixa é baseada na personalidade de determinado membro da banda. Dessa forma, Air Born é sobre Andrew Latimer, Lunar Sea sobre Andy Ward, Chord Change sobre Peter Bardens e Another Night sobre Doug Ferguson. 
A faixa final, Lunar Sea, termina com um efeito que recria o som do vento soprando, quando tocado no LP, a agulha volta para o começo do efeito, quando o mesmo está prestes a terminar, tocando-o interminavelmente. 
Este também foi o último disco a contar com a formação clássica do Camel, pois após o seu lançamento, Doug Ferguson deixou a banda, insatisfeito com a direção um pouco mais jazzística que o grupo estava tomando, influência das bandas da Cena de Canterbury.


Chord Change 

Ao contrário dos dois álbuns que o antecedem, este disco abdica das influências literárias (Sendo Mirage em alguns momentos influenciado por "O Senhor dos Anéis" de J.R.R Tolkien e The Snow Goose pelo livro "The Snow Goose" de Paul Gallico, escritor americano) desenvolvendo  composições de inspiração original, apenas baseando-se nas idéias do grupo. Outro fator relevante nessa etapa intermediária da carreira da banda é a retomada dos vocais nas composições, ausentes no álbum "The Snow Goose".
O álbum abre com "Aristillus", uma pequena introdução que serve como um aperitivo do que vem pela frente. A ótima "Song Within a Song" vem em seguida com seus sintetizadores e mudanças de ritmo. O maior destaque fica para a fantástica "Chord Change", onde a guitarra de Latimer brilha. Nas belas e calmas "Spirt of the Water" e "Air Borne" é a flauta que fala mais alto. "Another Night" ao contrário é a faixa mais forte, dando uma quebrada no clima. Pra fechar, e muito bem, "Lunar Sea", onde Bardens é quem brilha. A obra-prima do Camel, e um dos grandes álbuns do Rock Progressivo. Fundamental!
 Spirit of the Water
Tracklist: 
1. Aristillus
2. Song Within a Song
3. Chord Change
4. Spirit of the Water
5. Another Night
6. Air Born
7. Lunar Sea
ou

• Doug Ferguson (baixo, vocal na faixa 2)
• Andy Ward (bateria, percussão, voz na faixa 1)
• Peter Bardens (teclados, vocal na faixa 4)
• Andy Latimer (guitarra, flauta, vocal nas faixas 2, 5 e 6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *