.

.

18/09/2011

King Crimson - Absent Lovers (1998)


ABSENT LOVERS - LIVE IN MONTREAL, 1984

Red

No início dos anos 80, Fripp e Bill Bruford juntaram-se a Adrian Belew e Tony Levin, formando um novo conjunto, intitulado até então "Discipline". Após alguns shows, sentindo que o velho espírito crimsoniano havia tomado posse do grupo, Fripp decidiu que a nova trupe formaria o Rei Rubro dos anos 80. Foram lançados três discos: Discipline (vermelho, em 81), Beat (azul, em 82) e Three of a Perfect Pair (amarelo, em 84). Com sua exemplar cateterística criativa sempre buscando variantes de sonoridade inovadora, se  Crimson tivesse permanecido com essa formação durante mais tempo, os anos 80 teriam sido muito melhores no cenário progressivo. Mas o mestre Fripp, com toda sabedoria, sabia o momento certo de parar, ou seja, no auge. E, sem dúvidas, esse concerto é o apogeu, o clímax de toda essa fase oitentista da banda. 

O álbum em questão é a gravação de um concerto realizado em Montreal, da temporada promocional do disco amarelo.. Aliás, foi a última apresentação da turnê e a última aparição da banda nos próximos anos, (só voltaria a atividade em 94). O concerto foi transmitido através de rádio FM; e em 1998, após 14 anos, a DGM lançou a versão definitiva. 

A turnê do álbum "Three of a Perfect Pair", inclui o "Discipline" quase em sua íntegra. "Beat", é pouco representado, mas as performances compensam. E ainda há dois clássicos dos anos setenta, Red e Lark´s pt. II.

O desempenho dos músicos é irrepreensível. Bruford, toca com muita classe (como sempre), numa apresentação bem densa, mas contribuindo bastante no conjunto. Levin, um show no baixo e  em performance muito energética. Fripp, sempre muito discreto, arrasa em sua guitarra. Belew, o vocalista, tem uma boa interação com a platéia, talvez por toda energia e tensão, dadas as circunstâncias, fazia questão de frisar diversas vezes que aquele era o último show da turnê (e o que nos dá a impressão de que os integrantes sabiam que iriam ficar um bom tempo sem tocarem juntos). E talvez, o impacto de ser a última apresentação tenha pesado na intensidade do conjunto, que toca com maestria, e consegue tornar ainda mais vivas e emocionantes as músicas apresentadas no concerto. 

Esse registro fecha mais uma fase da banda, apesar de que só ter ocorrido vários anos após a ocasião em que de fato se realizou, essa gravação representa um marco histórico, não somente no aspecto cronológico, mas também na esfera musical, representam um entre escassos exemplos que como o insuperável Pink Floyd, deram  cores e rítimos ao que de melhor se edificou dentro do gênero nos anos 80.

 Gravado em 1984 em um dos últimos shows dessa reincarnação da banda, Absent Lovers, é um ótimo album duplo ao vivo, a banda continua criativamente fértil nesse período mostrando um trabalho de grande qualidade como sempre.

Tracks:

Disc 1:
1. Entry of the Crims (6:27)
2. Larks' Tongues in Aspic, Part Three (5:05)
3. Thela Hun Ginjeet (7:07)
4. Red (5:49)
5. Matte Kudasai (3:46)
6. Industry (7:31)
7. Dig Me (4:00)
8. Three of a Perfect Pair (4:36)
9. Indiscipline (8:12)

Disc 2:
1. Sartori in Tangier (4:41)
2. Frame by Frame (3:57)
3. Man with an Open Heart (3:45)
4. Waiting Man (6:26)
5. Sleepless (6:09)
6. Larks' Tongues in Aspic, Part Two (7:54)
7. Discipline (5:04)
8. Heartbeat (5:16)
9. Elephant Talk (8:57)

Musicians:
- Adrian Belew / lead vocals, guitar
- Bill Bruford / drums, percussion
- Robert Fripp / guitar, devices
- Tony Levin / Stick, basses, backing vocals


megaupload (267.31 MB/320 Kbps)
ou
rapidshare1 (96,83MB)
rapidshare2 (94,20MB)

4 comentários:

  1. ótimo cd!
    parabéns pelo blog e pela postagem!
    sou um dos seguidores do blog!:D
    vlw

    ResponderExcluir
  2. É uma grande alegria sua presença meu amigo, tanto o Infinito Particular quanto seu outro blog, o Alternativas de Distância..., são excelentes! Obrigado por participar e comentar!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo elogio meu camarada,fico feliz em saber que vc gostou dos blogs :D
    Tô aki direto,conhecendo aos poucos sons que eu não conhecia!
    Acabei conhecendo seu blog a um ano atras mais ou menos eu acho,atrás de algumas coisas do Pink Floyd...
    parabéns mais uma vez e é isso ai,vida longa a boa música!!
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. A felicidade é recíproca meu amigo, e é uma grande satisfação sua presença! Vida longa a boa música! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *