.

.

12/03/2012

Uriel - Arzachel (1969) - 2007 Edition


(Steve Hillage project)



Garden Of Earthly Delights 

Progressivo psicodélico-espacial por "Steve Hillage" e "Dave Stewart", hoje lendas de um período iluminado da história do rock britânico. Nas crônicas de sua história, a cena Canterbury tem sido amplamente definida por grupos como o "Caravan", "Gong", "Hatfield And The North", "National Health" e "Soft Machine. Mas "Uriel" e seu sucessor, "Egg", são considerados precursores seminais.

A trajetória de Hillage e seu amigo Dave foi comentada recentemente aqui no blog, em respeito ao álbum "Khan - Space Shanty", obra-prima de ambos, realizada em 1972. Em verdade tudo o que a dupla desenvolveu, foi sempre rico de alternativas. Enquanto "Hillage" inclinava-se para o blues rock, inspirado por "Hendrix" e "Eric Clapton", "Campbell" tornava-se cada vez mais interessado em formatos longos e escrita mais complexa. "Hillage" iria continuar a evoluir a sua mistura pessoal de rock-psicodelía consolidada no "Gong". Campbell, junto com Stewart e Brooks caminharia sob o prisma de "Uriel", que seria renomeado "Egg". 

A natureza extremamente diversificada pode ser medida pela comparação da prog. clássica "Garden Of Earthly Delights", de "Campbell", e também "Azazoth" por "Campbell" e "Stewart", com a bluesy de "Hillage", "Clean Innocent Fun". O contraste pode ser ouvido também nos vocais, com "Campbell" de voz mais escolarizada, e "Hillage" mais visceral.

Enquanto a banda original nunca teve oportunidade de gravar, Egg assina contrato com a Decca, mas eis que neste interregno são abordados pela Evolution, selo de menor expressão, para produzir um álbum psicodélico. Então, não querendo criar problemas com a Decca, "Stewart", "Campbell" e "Brooks" decidem convidar "Hillage", e sob os pseudônimos, Simeão Sasparella (Hillage), Njerogi Gategaka (Campbell), Basil Dowling (Brooks) e Sam Lee-Uff ( Stewart) desenvolvem o projeto "Arzachel".

Esta reedição conhecida como "Arzachel Collector's Edition", foi realizada por alguns dos membros remanescentes num esforço conjunto, destinada aos fãs. Além das músicas do álbum de 1969, traz também seis faixas bônus, e finalmente creditada ao "Uriel".

A qualidade de gravação das faixas de bônus varia de média à bootleg, mas principalmente aos fãs, uma luz dos primeiros passos do que seria Uriel e um antecedente ao próprio estilo do "Egg". Uma gravação de audiência de Freddie King, "The Stumble" pode ser breve, mas é uma ocasião rara para ouvir Stewart, Campbell e Brooks numa formação inesperadamente fina de blues debaixo de  de um solo escaldante de "Hillage".

As 3 demos oriundas da transição de 68/69, mostram "Uriel", historicamente como um trio, e são as mais reveladoras. Enquanto a psicodelía ainda está no ar, há o início das tendências progressivas que tornariam o voo mais alto do "Egg". Hoje em dia o álbum de 69, é tido como uma obra prima completa e "Garden Of Earthly Delights" um dos maiores expoentes de toda a cena. Boa audição!


Soul Thing 


Uriel
Arzachel - 1969
(2007 - Collectors Edition)


Tracklist:
  1. Garden Of Earthly Delights
  2. Azathoth
  3. Soul Thing (Queen Street Gang Theme)
  4. Leg
  5. Clean Innocent Fun
  6. Metempsychosis
  7. Introducing The Bass Guitarist
  8. Egoman
  9. Swooping Bill
  10. The Salesman Song
  11. Saturn The Bringer Of Old Age
  12. The Stumble


Line-up/Musicians:
  • Dave Stewart / organ, piano
  • Mont Campbell / bass, vocals, French horn, tuba
  • Clive Brooks / drums
  • Steve Hillage / guitar, vocals

Azathoth 

FLAC (pass: xara)
depositefiles1 (204.1 MB)
depositefiles2 (202.7 MB)
hotfile1 (204.1 MB)
hotfile2 (202.7 MB)
ou 
 
Mp3 /192 Kbps
crocko (108.5 MB)
Mp3 /320 Kbps (pass: xara)
hotfile1 (107.4 MB)
hotfile2 (104.8 MB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

David Gilmour


Por gentileza informe links quebrados - Please report broken links

Nome

E-mail *

Mensagem *